Rio Jaguari Cachoeira do Salto Grande, no Rio Jaguari, em Extrema-MG. © Felipe Fittipaldi

Coalizão Cidades Pela Água

Coalizão Belo Horizonte

Desde 2009 a TNC vem atuando no estado de Minas Gerais, contando com a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF/SEMAD), para a restauração e conservação da Mata Atlântica no estado.

A iniciativa conta com incentivo do programa Pagamento por Serviços Ambientais (PSA-Bolsa Verde) e ao programa de desenvolvimento de projetos de redução das mudanças climáticas.

Dentre as ações desenvolvidas, destaca-se o treinamento de mais de 140 pessoas, dentre elas, técnicos do estado e de municípios, representantes da sociedade civil e proprietários rurais, capacitando-os a restauração florestal e mapeamento de uso do solo. As ações em campo resultaram na restauração e conservação de 1700 ha localizados em áreas prioritárias.

A Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é responsável pelo abastecimento de cerca de 70% da população regional. No entanto, na região, tem se desenvolvido uma grande concentração de atividades industriais e um intenso processo de urbanização, o que intensificou a degradação das águas.

O principal foco da coalizão em Belo Horizonte é a conservação e restauração da sub-bacia do Rio Itabirito, que faz parte do Alto Rio das Velhas, situado na região de Ouro Preto-MG. A implementação de um projeto nessa bacia, além de contar com o incentivo de pagamentos por serviços ambientais aos produtores rurais da região, terá arranjos institucionais e financeiros específicos, alavancando outras fontes de recurso que viabilizarão a manutenção das atividades em campo e o monitoramento de resultados e ações e a sustentabilidade a longo prazo do projeto.

Apoie a Coalizão

Você pode ajudar a plantar árvores e garantir segurança hídrica por meio da campanha Restaura Brasil.