Rio de Janeiro Vista aérea da cidade do Rio de Janeiro-RJ. © iStock/EduLeite

Coalizão Cidades Pela Água

Coalizão Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a Coalizão Cidades pela Água atua na bacia hidrográfica do Guandu para melhoria da qualidade dos recursos hídricos da Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

A Região Hidrográfica do Guandu tem um importante papel na economia local, além de ser responsável por 85% da água consumida na cidade do Rio de Janeiro e sua região metropolitana, sendo esta a segunda maior do país e uma das maiores da América Latina.

O objetivo da TNC é incentivar estratégias de proteção e restauração de ecossistemas essenciais para o bem-estar da população. Assim como em outros projetos que já fizeram uso deste tipo de incentivo, a TNC e o Comitê de Gestão da Bacia Hidrográfica do Guandu, criou o PRO-PSA, programa de pagamento por serviços ambientais, que remunera o proprietário rural pela preservação de suas nascentes. Este é um ótimo estimulo para as práticas de conservação e de restauração ambiental, que estabelece uma relação de ganha-ganha com o produtor rural, onde ele é compensado por auxiliar na manutenção da quantidade e da qualidade dos recursos hídricos.

Desde 2008, o projeto-piloto “Produtores de Água e Floresta”, desenvolvido em Rio Claro-RJ, já beneficiou 62 proprietários rurais, os recompensando pela proteção de mais de 4 mil hectares e viabilizando a restauração de cerca de 500 hectares em áreas críticas para o abastecimento de água da região.

Contribua com a Coalizão

Você pode ajudar a plantar árvores e garantir segurança hídrica por meio da campanha Restaura Brasil.