Coalizão – São Paulo

A Região Metropolitana de São Paulo conta com mais de 22 milhões de habitantes, representando 25% do PIB brasileiro. Como uma das maiores regiões metropolitanas da América Latina, um dos principais problemas de São Paulo é a degradação dos mananciais que abastecem a região.




Como uma das maiores regiões metropolitanas da América Latina, um dos principais problemas de São Paulo é a degradação dos mananciais que abastecem a região. Aproximadamente 70% da cobertura de florestas próximas aos mananciais, foram removidas, o que leva à erosão e ao assoreamento de rios e reservatórios, reduzindo a disponibilidade hídrica.

Hoje, temos uma demanda na região de 70 mil litros por segundo enquanto a produção é de apenas 67 mil litros por segundo.

A queda na quantidade e qualidade de água é uma ameaça que afeta a todos os sistemas de abastecimento da região metropolitana de São Paulo, incluindo os principais sistemas: Cantareira, Alto Tietê-Cabeceiras e Alto Tietê-Guarapiranga/Billings.

A TNC busca, com esta iniciativa, um maior engajamento dos setores públicos, privado e financeiro para soluções economicamente viáveis. O enfoque é na conservação e restauração dos mananciais, para assim ajudar a assegurar a qualidade e disponibilidade da água que abastece a região.