Restauração Florestal


A restauração ecológica é o processo de auxílio ao restabelecimento de uma vegetação, que foi degradada ou completamente destruída, em direção a saúde e integridade do sistema.

Desde 2006 a TNC desenvolve ações de restauração ecológica com vários parceiros, e em diversos lugares do mundo. Com o intuito de reforçar nosso trabalho, em 2008 foi lançada a campanha “Plant a Billion Trees”. O objetivo da campanha era conectar os principais remanescentes de vegetação nativa da Mata Atlântica, proteger os serviços ecossistêmicos, gerar benefícios sociais e climáticos, e criar uma forte e influente rede de parceiros que desencadeie projetos de restauração em larga escala para o bem-estar humano e a manutenção da biodiversidade. Seu sucesso fez com que se expandisse no Brasil, para o bioma Cerrado, e para os Estados Unidos e a China. O grande desafio é aplicar técnicas eficientes de restauração que auxiliem a recuperação da vegetação em grandes escalas e com qualidade.

Como nós trabalhamos

Desenvolvemos projetos em macro escala, regional e estadual. Além de analisar toda a paisagem, viabilizamos a contínua provisão de serviços ambientais, estimulamos políticas públicas, o que gera emprego e renda local. Nosso trabalho é fomentar os distintos elos da cadeia da restauração, desde a coleta de sementes e produção de mudas até a restauração da área em si.

Nossos objetivos

Nosso objetivo é transformar áreas degradadas em florestas, aumentando a Infraestrutura Verde do planeta. A TNC acredita e incentiva que além do aspecto ecológico, a restauração pode trazer oportunidades econômicas não apenas na criação de empregos, mas também em geração de renda à produtores rurais e à empreendedores, que podem utilizar , espécies economicamente atrativas, em áreas onde esse tipo de produção é permitido por Lei.

Importância do projeto

Com a aprovação do “Código Florestal” é esperado um aumento da demanda por restauração da vegetação nativa, com total estimado em 24 milhões de hectares para todo o Brasil. Diante disso, a TNC tem realizado pesquisas e desenvolvido planos de negócios estratégicos para cada região. Assim, há um incentivo à restauração florestal do ponto de vista da conformidade legal, e também como forma de beneficiar economicamente os proprietários rurais.
 

Saiba mais sobre o curso de Restauração Florestal que ocorreu no Mato Grosso!

Que Reserva Legal Queremos na Mata Atlântica? Conheça um pouco mais sobre a campanha da Pacto, junto a TNC.