Amazônia


Com 6,9 milhões de quilômetros quadrados em nove países sul-americanos (Brasil, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Suriname e Guiana Francesa), a Amazônia tem uma das maiores biodiversidades do mundo. São cerca de 40 mil espécies de plantas e mais de 400 mamíferos, além de aproximadamente 1.300 pássaros, 3.000 espécies de peixes e milhões de insetos.

O Brasil engloba cerca de 60% da bacia amazônica, cobrindo 4,2 milhões de quilômetros quadrados (49% do território nacional) em nove estados (Amazonas, Pará, Mato Grosso, Acre, Rondônia, Roraima, Amapá, parte do Tocantins e parte do Maranhão). O bioma também possui a maior bacia hidrográfica do mundo, com cerca de 1/5 do volume total de água doce do planeta. Em seu entorno vivem 24 milhões de pessoas, incluindo mais de 342 mil indígenas de 180 etnias diferentes.

A importância da Amazônia para o mundo é proporcional à sua extensão. A Amazônia influencia o suprimento de água, melhora a qualidade do ar que respiramos além de nos fornecer alimentos, matérias primas, medicamentos entre muitos outros. No entanto, nos últimos 40 anos, mais de 1/5 da floresta foi desmatada, e esses números aumentam a cada dia.

No Brasil, a TNC atua em parceria com as comunidades locais, governos e empresas, para garantir que o desenvolvimento da região não continue a acontecer as custas da Floresta Amazônica.

Para mostrar que produção e conservação podem caminhar lado a lado, desenvolvemos, no bioma, iniciativas de pecuária sustentável, produção de cacau e soja sustentável e planejamento de grandes investimentos em infraestrutura, integradas as estratégias de restauração florestal e a articulação com os Povos Indígenas locais.