Ásia-Pacífico


Na região com a maior densidade demográfica do planeta, a TNC busca conectar cidades em crescimento à natureza, por meio de projetos que esfriem e limpem o ar, reduzam os efeitos das tempestades, protejam os habitats nas cidades e em seus arredores e inspirem novos líderes conservacionistas.

O trabalho da TNC na Ásia-Pacífico, área com maior crescimento populacional do mundo, tem por objetivo colaborar para que a região possa enfrentar os desafios globais.

A TNC se esforça em proteger a variedade de espécies e habitats desta região de biomas diversificados, além das comunidades que delas dependem. As ações da TNC vão do apoio às comunidades locais, que procuram preservar os recursos naturais da Micronésia, a pesquisas realizadas com parceiros sobre como a mudança climática está afetando uma geleira sagrada da China.

A fim de proteger 11 das paisagens marinhas biologicamente mais rica do planeta e assim manter o trabalho de conservação, é essencial implementar estratégias, como a restauração de recifes, a criação e gestão de redes de áreas marinhas protegidas e o desenvolvimento de modelos de financiamento de longo prazo.

Na República de Palau, Micronésia, Indonésia, Ilhas Salomão e outros países do Triângulo de Coral trabalhamos na gestão mais sustentável de suas indústrias pesqueiras por meio da introdução de modelos de gestão que melhorem o desempenho financeiro e ambiental da indústria.

Estamos tratando as ameaças críticas decorrentes das mudanças climáticas, como o aumento do nível do mar, ao longo da costa do Indo-Pacífico em parcerias com 8 governos e 20 comunidades costeiras para restaurar a costa litorânea, prever futuros impactos climáticos e desenvolver soluções de longo prazo.

Colaboramos com comunidades aborígines do norte da Austrália para melhorar o uso do fogo e reduzir as emissões de carbono, e para aplicar uma administração baseada na ciência e na tradição com o objetivo de contornar as pressões do desenvolvimento e preservar o habitat de espécie silvestres emblemáticas em uma área de 25 milhões de acres.

Na China, por exemplo, facilitamos a criação de 10 novas reservas privadas que protegem o urso panda e outros animais selvagens ao mesmo tempo em que contribuem para a segurança alimentar e hídrica. A TNC utiliza a ciência para tomar decisões inteligentes sobre a gestão das terras. Em parceria com agências governamentais e empresas promovemos soluções inovadoras para o desenvolvimento da energia hidroelétrica e de proteção da água para os principais rios da China, que permitem equilibrar os resultados ambientais e as necessidades humanas.

Além disso, também trabalhamos com parceiros para reduzir em 30% as emissões de carbono e preservar 2 milhões de acres de floresta para os orangotangos e outros animais selvagens na Indonésia. Firmamos uma parceria com a indústria madeireira e agrícola do país para a aplicação de práticas sustentáveis de gestão florestal.

Junto ao governo da Mongólia, trabalhamos para proteger e gerir de forma sustentável 120 milhões de acres (30% do país) para as espécies selvagens e comunidades nômades. Trabalhamos também com apoio de empresas privadas para mitigar os impactos negativos da mineração.

Em Myanmar, Birmânia, protegemos as últimas grandes áreas de florestas tropicais da Ásia e melhoramos os resultados conservacionistas e sociais das comunidades que delas dependem. E em conjunto com os nossos parceiros, promovemos o comércio de madeira responsável e aumentamos o manejo florestal sustentável.