Segurança Hídrica


Com distribuição irregular, a água doce também sofre com altas taxas de poluição por causa da urbanização, do descarte de esgoto e de efluentes industriais, além de outras causas como as mudanças climáticas.

Apesar de ser quase todo envolvido por massas líquidas, o planeta Terra atualmente tem menos de 1% de água doce acessível em rios, lagos, lençóis freáticos e na atmosfera.

Se o cenário atual não é dos melhores, as previsões apontam que nas próximas décadas a situação deve se agravar. A mudança climática, por exemplo, é um dos agravantes nesse sentido, afetando o regime de chuvas, a umidade do solo e o fluxo de águas superficiais.

A TNC investiu em cerca de 600 projetos de conservação de água doce em todo mundo nos últimos 60 anos. Conservar nossa maior fonte de vida é uma das nossas prioridades. A gestão de água deve estar no centro das discussões políticas e econômicas de todos os setores, da escala local à global. O objetivo da TNC é assegurar a saúde de grandes rios do mundo e proteger os ecossistemas das bacias hidrográficas, garantindo dessa forma o fornecimento de água para algumas das maiores cidades do mundo.