TNC no mundo

Belize

Em seus recifes de corais e reservas florestais planas, Belize abriga inúmeras espécies ameaçadas.

Belize tem 60% de sua área coberta por florestas e abriga a maior barreira de recifes do Hemisfério Ocidental. Conheça algumas das nossas iniciativas em Belize:

 
O Recife Mesoamericano

Estendendo-se por mil quilômetros ao longo do litoral de Honduras, Guatemala, Belize e México, o Recife Mesoamericano abriga várias espécies de peixes comercialmente importantes, além de tartarugas marinhas, peixes-boi, tubarões brancos e crocodilos ameaçados de extinção.

Calcula-se que dois milhões de pessoas dependem desse robusto ecossistema para sua subsistência e tanto a pesca quanto a multimilionária indústria de turismo estão atreladas a esse recife. Porém, ele está ameaçado por causa da pesca excessiva, poluição e das práticas de turismo impróprias. As mudanças climáticas estão elevando a temperatura da água e o nível do mar, criando tempestades tropicais cada vez mais fortes e levando a saúde do recife ao limite.

A TNC trabalha com governos, comunidades locais e grupos de conservação para estabelecer uma rede de áreas marinhas protegidas. Além disso, está ajudando a instituir um sistema de pagamento por serviços ao ecossistema e contribuindo para a implementação do zoneamento costeiro e da regulamentação de uso da terra para abordar impactos de poluição e desenvolvimento provenientes do turismo.

 
Selva Maia

A Selva Maia fornece refúgio para espécies raras e ameaçadas, como o caititu de lábios brancos, a anta, a arara-vermelha, o uiraçu e o bugio.

A floresta também preserva sítios arqueológicos da antiga civilização maia cujos descendentes vivem na região até hoje. Mas a floresta está sendo derrubada para atividades agrícolas, a construção de estradas e represas e para o desenvolvimento imobiliário, o que coloca pressão nas reservas cada vez menores da floresta.

A TNC criou um plano de coordenação trinacional entre Belize, México e Guatemala para proteger a Selva Maia, trabalhando em parceria com organizações locais, proprietários de terras, governos regionais e a comunidade científica. O plano apresenta formas sustentáveis de uso da floresta e ensina como lidar com incêndios, monitorar a vida selvagem e promover o ecoturismo.

 
Corredor Marinho da Montanha Maia

No Corredor Marinho da Montanha Maia, que se estende das montanhas de Belize até o mar, a TNC ajuda a preservar ambientes marinhos ameaçados, protegendo-os contra o escoamento agrícola proveniente das montanhas e que chega ao mar através de córregos e rios.
O apoio da TNC ao Toledo Institute for Development and Environment, nosso parceiro local, ajuda a preservar o corredor por meio de:

  • Aquisição de 1700 hectares de floresta tropical ao longo do Rio Grande;
  • Avaliação e monitoramento da água doce;
  • Introdução de profissões alternativas, como guia de ecoturismo, para pescadores que praticavam pesca excessiva nas águas locais;
  • Um programa de intercâmbio que compra redes verticais para peixes e lagostas dos pescadores e ensina métodos para a captura, em quantidades sustentáveis, somente de espécies vendidas nos mercados.
Novidades
RSS

Mais recentes

Saiba mais

Ásia e Oceania
Venezuela

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros