TNC no mundo

Bolívia

A Bolívia é um impressionante mosaico de planaltos elevados, vulcões e a selva amazônica.

Apesar das paisagens impressionantes, da rica biodiversidade e dos valiosos recursos naturais, o desenvolvimento econômico da Bolívia tem ficado atrás do de outros países da região. A TNC atua na Bolívia desde 1986, apoiando o governo boliviano na implementação de projetos que simultaneamente e especificamente estão destinados à preservação da beleza selvagem do país, ao gerenciamento de seus recursos naturais e à promoção do desenvolvimento socioeconômico.

Conheça algumas das nossas iniciativas na Bolívia:

 
Projeto de Gestão Florestal Sustentável

Em 2003, a TNC, o governo boliviano e a Agência Norte-Americana para Desenvolvimento Internacional lançaram o projeto de gestão florestal sustentável BOLFOR II para proteger as florestas bolivianas e dar às comunidades meios de obter rendas sustentáveis e lucrativas.

 
Projeto de Ação Climática Noel Kempff

Ao acabar com os direitos de extração de madeira em 650.000 hectares de terras e torná-los parte do vizinho Parque Nacional Noel Kempff Mercado, a TNC ajudou o governo boliviano a evitar a liberação de 5,8 milhões de toneladas métricas de carbono na atmosfera e e a desenvolver programas de capacitação que destacam meios alternativos e sustentáveis de subsistência de comunidades locais.

 
Áreas Públicas Protegidas

A TNC está ajudando a fortalecer o sistema nacional de áreas protegidas da Bolívia, incluindo áreas indígenas, municipais, estaduais e nacionais.

 
Parques em Perigo

A TNC apoia várias instituições no Departamento de Santa Cruz para estudar a valorização da água e explorar meios de proteger esse recurso no Parque Nacional de Amboró, que abastece 1,5 milhão de habitantes da cidade de Santa Cruz.

Muito do histórico de sucesso de conservação da TNC na Bolívia foi conseguido através de uma iniciativa conjunta com a USAID, chamada Parques em Perigo, que ocorre nos seguintes locais:

  • Parques Nacionais de Amboró e Carrasco: trabalhando com o governo boliviano e parceiros locais, a TNC ajudou a fortalecer a conservação de 1,2 milhão de hectares de florestas tropicais.
  • Parque Nacional de Tariquía: apesar de legalmente decretado, não estava efetivamente protegido antes do projeto Parques em Perigo; a TNC conseguiu fortalecer a proteção desse parque nacional que abriga centenas de espécies raras, como o urso de óculos (urso andino).
  • Parque Nacional Eduardo Avaroa: o parque nacional mais visitado da Bolívia precisava encontrar meios de refinar o gerenciamento do fluxo sazonal de turistas. A TNC colaborou na criação da infraestrutura e da capacidade de gestão necessárias para a melhoria das medidas de proteção da biodiversidade no parque.
  • Reserva Biológica Sama Cordillera: a TNC ajudou a promover a proteção da bacia hidrográfica e a gestão sustentável das águas da reserva localizada no sul da Bolívia, perto da fronteira com a Argentina.
     

 

Novidades

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Peru
Panamá

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros