Iniciativas

Florestas e clima

Desenvolvemos ações para combater as mudanças climáticas e beneficiar quem protege as florestas.

Cada país contribui à sua maneira para o aquecimento global: seja pela quantidade de carros nas ruas, seja construindo fábricas monumentais, seja... cortando árvores. Em torno de 70% das emissões de gases do efeito estufa no Brasil vêm do desmatamento e da degradação das nossas florestas.

O desmatamento libera toneladas de dióxido de carbono na atmosfera, o que faz do Brasil o 4º maior emissor de gases do efeito estufa do mundo, atrás apenas de Estados Unidos, China e Indonésia. O país tem feito muito para mudar esse cenário, mas ainda podemos fazer mais.

A TNC trabalha com parceiros em todo o Brasil para combater o desmatamento e ajudar o país a alcançar suas metas de redução de emissões. Acreditamos na valorização da floresta em pé como forma de garantir a estabilidade do clima, a conservação dos nossos recursos naturais e a melhoria na qualidade de vida das populações locais.

O que estamos fazendo
Buscamos reduzir as emissões causadas pelo desmatamento e pela degradação das florestas

A redução das emissões causadas pelo desmatamento e pela degradação das florestas – mecanismo conhecido como REDD – é uma estratégia importante no combate às mudanças climáticas. Mais que isso, é fundamental para proteger a natureza e trazer benefícios para as comunidades locais.

Para demonstrar como o REDD pode funcionar na prática, a TNC desenvolve um programa-piloto no município de São Félix do Xingu, no estado do Pará, além de apoiar iniciativas similares de organizações parceiras em outras regiões.

Fortalecemos as capacidades de governos e comunidades para discutir REDD+ 

Trabalhamos junto a governos, organizações, comunidades e grupos indígenas no Brasil para garantir que todos tenham condições de discutir, avaliar e decidir sobre os benefícios e impactos de programas de REDD e carbono florestal. 

Os especialistas da TNC oferecem cursos de capacitação, além de documentar e disseminar experiências, subsidiando a discussão e implementação do REDD+ em nível estadual, nacional e global.

Participamos nas discussões de políticas públicas sobre clima

A TNC participa ativamente dos fóruns nacionais para a discussão e elaboração de políticas públicas de mudanças climáticas, além de acompanhar in loco a atuação do Brasil nos encontros internacionais sobre o tema.

Restauramos áreas degradadas

Recuperar áreas de floresta degradada ou desmatada requer bastante esforço e conhecimento técnico.  A TNC adquiriu essa experiência e competência nos projetos e nas parcerias de restauração da Mata Atlântica desde que começou seu trabalho no Brasil.

Com base nesse histórico, aplicamos hoje técnicas de restauração em muitos dos nossos projetos, sejam eles voltados à conservação em terras indígenas, à proteção da água, à disseminação de boas práticas agropecuárias ou em projetos relacionados a mudanças climáticas.  

 

Novidades
RSS

Mais recentes

Saiba mais

Água
Produção responsável

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros