TNC no mundo

Equador

A riqueza biológica do Equador precisa de mais proteção.

Conheça algumas das nossas iniciativas no Equador:

 
Amazônia

Na Amazônia Equatoriana, a TNC trabalha para preservar habitat naturais importantes em terras indígenas localizadas no nordeste do país. Desde 1995, a TNC e a Fundación Sobrevivencia Cofán se dedicam ao fortalecimento da organização da nação de Cofán, a Federação Equatoriana Indígena da Nacionalidade Cofán (FEINCE). Através da FEINCE, a TNC ajuda a Cofán na obtenção do reconhecimento de mais de 30.000 hectares de seus territórios ancestrais e na criação de áreas protegidas adjacentes a eles. A parceria também visa a melhoria da gestão e patrulhamento de terras dentro da comunidade.

 
Florestas tropicais secas

A necessidade de adaptação aos ciclos extremos de chuva e seca fizeram das florestas tropicais secas do Equador o lar de espécies globalmente importantes. Contudo, justamente pela grande fertilidade de seus solos, essas florestas enfrentam pressões da agricultura e da pecuária. E como não são tão visualmente espetaculares quanto as florestas tropicais, normalmente são excluídas de políticas nacionais de conservação. A TNC trabalha para proteger as florestas tropicais secas do Equador e recentemente, em parceria como organizações locais, realizou um levantamento científico para identificar as áreas prioritárias de conservação. Atualmente, a colabora com proprietários rurais no desenvolvimento de técnicas agrícolas e pecuárias sustentáveis e na criação de novas reservas privadas. 

 
Biorreserva de Condor

Batizada em homenagem ao lendário pássaro dos Andes, a Biorreserva de Condor é um mosaico de dois milhões de hectares de áreas públicas protegidas, fazendas, ranchos e territórios indígenas que englobam vulcões cobertos de neve, florestas nubladas, páramos, florestas tropicais e rios. A região fornece água doce para mais de dois milhões de pessoas em Quito, mas tem sido prejudicada por práticas insustentáveis de agricultura, extração de madeira e pecuária, projetos de infraestrutura e caça ilegal. O Fundo de Água de Quito foi lançado pela TNC e parceiros em 2000 com o objetivo de levantar fundos para a conservação de bacias hidrográficas na região alta dos Andes. O fundo atualmente investe cerca de US$600.000 por ano em projetos de conservação e educação ambiental na Biorreserva, incluindo aqueles que visam a melhoria dos parques e das áreas protegidas existentes.

 
Reserva Marinha Galera-São Francisco

Com a ajuda da TNC e parceiros, o governo equatoriano identificou a necessidade de criar uma nova área marinha protegida ao longo da Península Galera-São Francisco. Desde sua criação, a reserva mantém uma variedade de espécies maior que a da Reserva Marinha de Galápagos. A conservação da reserva:

  • Garante as terras essenciais para a alimentação e a reprodução de baleias corcundas, orca, cachalotes e baleias piloto.
  • Preserva o habitat da baleia branca e protege as terras que alimentam espécies ameaçadas de tartarugas marinhas.
  • Protege as áreas de pesca das quais as comunidades locais dependem. A TNC, as comunidades e organizações locais se empenham para assegurar a gestão adequada da reserva.
     
Novidades

RSS

Mais recentes

Saiba mais

África
Argentina

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros