TNC no mundo

Panamá

O desmatamento reduziu a cobertura vegetal no Panamá em 50% desde a década de 1940.

O Panamá possui a vida selvagem mais diversa de todos os países da América Central. Quase 500 rios atravessam a irregular paisagem do país, incluindo o Chagre que é uma das maiores fontes de água do Panamá e gera uma enorme quantidade de energia hidrelétrica.

A TNC trabalha com entidades regionais e nacionais, bem como com organizações de conservação não governamentais baseadas no Panamá, para contribuir com a preservação eficaz de uma variedade de habitat e recursos naturais dos quais a população local depende.

Conheça algumas das nossas iniciativas no Panamá:

 
Chiriquí-Azuero

A Costa do Pacífico, no Panamá, possui mais florestas de mangue do que qualquer outro lugar na América Central. A zona central dessa paisagem é o Parque Nacional Coiba, que inclui a Ilha de Coiba, maior ilha do Oceano Pacífico na América Central e um dos maiores parques marinhos do mundo. Suas florestas de mangue são consideradas as mais diversas da Costa do Pacífico na América Central.

Grandes ameaças a esta área incluem o uso da extensão costeira para atividades agrícolas e pecuárias e a extração de mangues para construção de residências, produção de carvão e uso de curtumes. O desenvolvimento costeiro e a exploração excessiva de recursos marinhos também estão ameaçando esses habitat.

A TNC trabalha com parceiros em potencial para projetar e implementar estratégias que diminuam essas ameaças e melhorem a biodiversidade em Chiriqui. Um primeiro passo foi o mapeamento de todo o sistema de recifes de corais no golfo com a ajuda do Instituto Smithsonian de Pesquisas Tropicais e a Avina. A TNC também está criando um plano para proteger as baleias corcundas e azuis que vão até o local para se reproduzir e dar cria.

 
La Amistad-Bocas del Toro

A diversidade biológica e cultural caracteriza esta ímpar região marinha e costeira – que abriga quatro Áreas Nacionais Protegidas, além de tartarugas marinhas, peixes-boi e alguns dos recifes de corais mais saudáveis do Caribe.

 
Darién-San Blas

Único vão na Rodovia Pan-americana, a remota Reserva de Biosfera de Darien possui uma rica biodiversidade, duas reservas indígenas e se estende do Pacífico até o Atlântico.

 
Alto Chagres

Maior extensão de floresta tropical na Bacia Hidrográfica do Canal do Panamá, esta área fornece a maior parte da água para as operações do Canal e é, também, um refúgio para a maior águia do mundo – o ameaçado uiraçu.
 

Novidades

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Bolívia
Guatemala

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros