TNC no mundo

Venezuela

A TNC trabalha com parceiros para preservar os tesouros naturais da Venezuela há mais de 20 anos.

A Venezuela é um paraíso natural que enfrenta várias ameaças a sua beleza e seus recursos naturais. A TNC trabalha com parceiros na país há mais de 20 anos para conservar vários habitats.

Conheça algumas das nossas iniciativas na Venezuela:

 
Llanos venezuelanos

Os irregulares llanos da Venezuela são algumas das planícies tropicais mais ricas do mundo. Esta “região cowboy” compartilhada com a Colômbia é repleta de vida selvagem, incluindo ocelotes e tamanduás. As principais ameaças aos llanos incluem a pecuária, a expansão agrícola e os agrotóxicos, a extração de madeira e a exploração de petróleo e gás.

A TNC, a WWF Colômbia, o Instituto Alexander von Humboldt da Colômbia e a FUDENA da Venezuela trabalham juntos para desenvolver um plano binacional para a conservação dos llanos.

A TNC também trabalhou com o sistema de parques nacionais da Venezuela para proteger grandes trechos dos llanos, incluindo uma porção de 72.000 hectares doados pela TNC para o Parque Nacional Aguaro Guariquito.

 
Bacia do Sul do Caribe

A Bacia do Sul do Caribe da Venezuela é um reservatório de biodiversidade e um local importante para pesca, turismo e desenvolvimento de petróleo e gás. Os ecossistemas caribenhos encontrados aqui, incluindo recifes de corais, atuam como rotas migratórias para aves e mamíferos marinhos.

Espécies comercialmente valiosas, incluindo lutjanídeos, garoupas e lagostas, são colhidas no Caribe venezuelano, mas níveis insustentáveis de pesca, poluição e aquecimento dos oceanos ameaçam o ecossistema — e a subsistência de pescadores, guias turísticos e outros que dele dependem.

A TNC dá apoio técnico ao Instituto de Tecnologia e Ciência Marinha (INTECMAR) da Universidade Simón Bolívar por meio de um projeto com a estatal petroleira PDVSA. O objetivo é identificar ecossistemas marinhos vulneráveis e fornecer diretrizes de conservação para 165.000 quilômetros quadrados onde há exploração de petróleo e gás.

 
Parque Nacional de Canaima

Este parque nacional na Amazônia venezuelana tem uma coleção de rios, selvas e savanas de tirar o fôlego, incluindo a maior queda-d’água do mundo, o Salto Angel.

Canaima também abriga 10.000 Pemóns, um grupo indígena que vive na região há séculos. A TNC trabalha com os Pemóns para garantir a integração de suas necessidades à gestão do parque. O projeto também visa garantir o turismo cultural e ambientalmente adequado a fim de fornecer recursos financeiros para os Pemóns.

O trabalho de conservação da TNC em Canaima também inclui: desenvolvimento de um plano de gestão de recursos naturais para áreas dentro do parque e a capacitação de especialistas indígenas para monitorar espécies aquáticas e restaurar áreas degradadas.
 

Novidades

RSS

Mais recentes

Saiba mais

África
Chile

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros