TNC no mundo

Ilhas Salomão

Ajudando a população local a proteger o meio ambiente em uma das paisagens mais bonitas do planeta.

As Ilhas Salomão, um remoto arquipélago no Pacífico, formam uma cadeia dupla de 922 ilhas.

Assim como outras ilhas do Pacífico, as Ilhas Salomão estão esgotando rapidamente seus recursos naturais para atender necessidades básicas — incluindo escolas, rodovias e hospitais — de sua população, basicamente rural. A sedimentação decorrente da extração de madeira, da pesca excessiva e de práticas de pesca destrutivas está impactando o ambiente marinho na região. Além disso, grandes porções de florestas nativas foram perdidas, e alguns dos recifes de corais mais ricos do mundo estão em risco.

Por séculos, a população das Ilhas Salomão tirou tudo o que precisava dos oceanos ao seu redor. Agora, a TNC está ajudando a trazer os ecossistemas locais de volta à vida, garantindo recursos sustentáveis para as gerações futuras.

Conheça algumas das nossas iniciativas nas Ilhas Salomão:

Ilhas Arnavon

A TNC ajudou a reunir comunidades locais para estabelecer a Área de Conservação Marinha da Comunidade de Arnavons (ACMCA) em 1995—hoje, ela engloba 16 mil hectares, três pequenas ilhas desabitadas, recifes florescentes, lagoas repletas de peixes e praias que abrigam milhares de tartarugas em fase de reprodução. Um aumento de 400% no número de tartarugas verdes já foi registrado, e espécies de peixes e recifes de corais também estão de volta.

No início de 2007, a ACMCA se tornou a primeira área marinha protegida do Pacífico a garantir sua sustentabilidade financeira de longo prazo por meio de um “endowment”, um fundo de investimentos estruturado a partir de doações de vários apoiadores da TNC.

Choiseul

É difícil não reconhecer os efeitos das mudanças climáticas em Choiseul. Os níveis da água estão ficando mais altos, e fortes tempestades estão atingindo a região com mais frequência. Mas Choiseul — uma província remota das Ilhas Salomão habitada por 20 mil pessoas — está lidando de forma proativa com os impactos das mudanças climáticas, adotando estratégias de conservação que irão proteger seus recursos naturais.

Nos últimos anos, membros da comunidade de Choiseul e cientistas da TNC coletaram dados sobre a flora e a fauna da região, catalogando espécies que incluem calaus, tubarões e raposas-voadoras. Filtrando essas informações através de um avançado software de mapeamento, foram identificadas metas prioritárias de conservação, incluindo:

  • As comunidades e áreas mais ameaçadas pelas mudanças climáticas;
  • Defesas naturais contra as mudanças climáticas — como mangues, recifes de barreira e pântanos;
  • Recursos de alimentos e água doce, como jardins comunitários e bacias d’água.
     
RSS

Mais recentes

Saiba mais

Colômbia
Costa Rica

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros