TNC no mundo

Jamaica

Uma terra onde a natureza se mistura sem esforço com agitadas cidades e calmos vilarejos.

A Jamaica é bem conhecida por suas praias e destinos turísticos. No entanto, a terceira maior ilha do Caribe também abriga três milhões de pessoas, que dependem de suas florestas, rios e recursos naturais. A Jamaica também é um país culturalmente diverso, com uma grande população de Maroons, que mantiveram sua independência durante os tempos coloniais.

Por gerações, os recursos naturais da Jamaica sustentaram as comunidades agrícolas e pesqueiras da ilha. Hoje, agricultores e pescadores lutam para sobreviver com a prosperidade do turismo, que sustenta quase um quarto dos empregos do país. Os visitantes vão para a Jamaica para desfrutar de sua beleza natural, mas esse atrativo está ameaçado.

Para proteger os recursos de que tanta gente depende, a TNC e seus parceiros jamaicanos se dedicam à proteção de importantes paisagens do país, ao sustento das comunidades locais e à preservação da biodiversidade.

Conheça algumas das nossas iniciativas na Jamaica:

Pesca Sustentável

Buscando proteger a última área de pesca viável da Jamaica, a TNC estabeleceu a Unidade de Demonstração de Pesca Sustentável Pedro Bank, em um banco de corais remoto, de onde mais de 90% da exportação de concha-rainha do país é retirada.

O Pedro Bank é composto por uma variedade de habitat marinhos, incluindo recifes, leitos de algas marinhas e três “cayos” de corais, conhecidos como Pedro Cays. A TNC está trabalhando com as comunidades pesqueiras locais para melhorar a gestão dos preciosos recursos naturais da região.

Rio Grande

O rio Grande, maior fonte de água superficial da Jamaica, tem sido uma importante fonte de recursos pesqueiros para os jamaicanos há séculos. Nos últimos anos, no entanto, a introdução de venenos agrícolas no rio – com o objetivo de debilitar ou matar os peixes, para facilitar sua coleta – vem poluindo a água e impactando a vida selvagem.

Para proteger o rio Grande, a TNC e parceiros implementaram um programa de ação social e fiscalização na região.

Parque Nacional Blue and John Crow Mountain

Juntamente com o Jamaican Conservation Development Trust e a TNC, o governo da Jamaica criou em 1990 o primeiro parque nacional do país, o Parque Nacional Blue and John Crow Mountain.

Para apoiar a gestão de parques nacionais como este, a TNC negociou uma operação de “debt-for-nature swap”, que converte dívidas em recursos para financiar ações de conservação. Com isso, uma dívida de $16 milhões de dólares deu origem a um Fundo de Conservação de Florestas de $1.5 milhão de dólares, financiando projetos de restauração e proteção de florestas em todo o país.

RSS

Mais recentes

Saiba mais

Equador
Argentina

Como Funcionamos
Como Funcionamos

76% Programas de conservação

14% Funções administrativas

10% Arrecadação de fundos e programas de membros