The sun sets over a tropical forest near Bali, Indonesia.
Indonesian Forest The sun sets over a tropical forest near Bali, Indonesia. © Lightscape

Notícias

Como a The Nature Conservancy está combatendo o maior e mais complexo desafio de nossas vidas

Nosso planeta enfrenta a dupla crise de rápidas mudanças climáticas e perda de biodiversidade. Temos anos, não décadas, para enfrentar essas ameaças existenciais.

Todos os dias, as manchetes dos meios de comunicação em todo o mundo destacam os efeitos da crise climática nas comunidades, nos negócios, vidas, meios de subsistência e biodiversidade. Com razão, as pessoas perguntam: "o que podemos fazer”?

Na The Nature Conservancy (TNC), nos empenhamos para responder a essa pergunta. Há décadas, a TNC trabalha com parceiros em soluções inovadoras, escaláveis e baseadas na ciência e que atendem à urgência da crise climática. Isso inclui restaurar e proteger florestas, trabalhar para garantir um futuro de energia limpa, melhorar e aumentar o acesso à água limpa e conservar e preservar ecossistemas essenciais. Estamos, literalmente, lutando para proteger nosso planeta.

Esta emergência requer inúmeras soluções e precisamos de todas elas. Precisamos de uma transformação dramática em nossa economia para reduzir as emissões de todos os setores, incluindo energia, transporte, manufatura, construção e uso do solo. Dos governos, precisamos de políticas e acordos globais que se comprometam com a redução de emissões e a remoção de subsídios prejudiciais que retardam o progresso. Precisamos que líderes do mundo todo demonstrem ambição e coragem para agir. Precisamos que todas as partes apreciem e valorizem o papel da natureza para que a restauração e uma melhor gestão possam maximizar a contribuição da natureza para deter as mudanças climáticas.

Muita atenção tem sido dada recentemente às compensações de carbono–uma solução de mercado em rápida evolução e que teve rápido desenvolvimento e crescimento nos últimos anos. Levamos a sério o ato de fazer o necessário da maneira certa–e fazê-lo de forma transparente, inclusiva e equitativa. Infelizmente, alguns daqueles que criticam as compensações de carbono geralmente escolhem somente os dados que lhes interessam, deturpam os fatos e deixam de mencionar as salvaguardas dentro das metodologias de compensação para desacreditar as compensações de carbono. Em vez de apresentarem uma avaliação cuidadosa de questões muito complexas, os críticos frequentemente julgam que esses projetos não trazem benefícios para o clima. No entanto, o design e o foco desses projetos–incluindo os da TNC e os de nossos pares–têm como objetivo específico contribuir para o combate às mudanças climáticas.

Entre as inúmeras soluções, as compensações de carbono são uma abordagem usada pelas empresas à medida que se descarbonizam para atender aos ambiciosos compromissos de zerar as emissões líquidas de carbono. A transição para uma economia de baixo carbono já é uma realidade; no entanto, as tecnologias disponíveis para muitas empresas hoje não são suficientes para atingir a meta de zerar as emissões líquidas no curto prazo. As compensações fornecem uma opção adicional para empresas que desejam fazer mais. As compensações de carbono devem estar associadas à redução de emissões, ao aceleramento de mudanças para energia limpa, combustíveis e materiais de baixo carbono e ao aumento da proteção, restauração e manejo aprimorado de florestas, pastagens, propriedades e pântanos.

À medida que a ciência e as políticas de mudanças climáticas evoluem e são ampliadas, nos esforçamos para garantir que nossos projetos façam o mesmo e assim alcançarmos nossos objetivos para um futuro de baixo carbono. A TNC segue as mais recentes metodologias de padrões líderes de mercado, que são desenvolvidas por meio de um processo aberto de consulta pública, transparência e a avaliação independente de terceiros.

Os projetos da TNC são todos verificados e seguem padrões líderes de mercado–incluindo o Verified Carbon Standard (VCS), Climate Action Reserve (CAR), American Carbon Registry (ACR) e o Programa Regulatório da Califórnia.

Estamos profundamente comprometidos com o desenvolvimento de novas metodologias cientificamente rigorosas e apoiamos melhorias contínuas por meio de revisões e adaptações dos padrões existentes à medida que a ciência avança. A ciência da compensação de carbono é relativamente nova e as expectativas e os requisitos do mercado também estão mudando.

Por mais de 70 anos, a The Nature Conservancy deu voz à natureza para garantir que ela tivesse um lugar à mesa. Continuaremos a defender a saúde de nosso planeta e ser uma voz forte em prol do clima. Temos a meta de remover 3 bilhões de toneladas métricas de dióxido de carbono da atmosfera anualmente até 2030. Buscamos vários benefícios, procurando soluções que beneficiem a biodiversidade, sequestrem carbono e reduzam o risco para as pessoas mais vulneráveis aos danos causados por mudanças climáticas.

Não temos tempo a perder. Como fazer isso da maneira certa é algo que levamos a sério–e fazê-lo de forma transparente, inclusiva e equitativa. Se vamos progredir no combate à crise climática, precisamos de "todas as soluções acima" e precisamos de discussões públicas informadas para manter o progresso.