Gado em propriedade rural de São Félix do Xingu, no Pará.
A NOVA PECUÁRIA PARAENSE Gado em propriedade rural de São Félix do Xingu, no Pará. © Erik Lopes/TNC

Notícias

A nova pecuária paraense

Saiba como aproveitar as oportunidades.

O setor pecuário brasileiro está caminhando cada vez mais em direção às boas práticas de qualidade e sustentabilidade. Estamos unidos para ajudar o setor a atingir excelentes padrões que atendam às exigências do mercado brasileiro e internacional.

Conheça os quatro passos necessários para você se preparar e aproveitar as oportunidades:

A regularização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) é fundamental. O CAR é um registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais. Ele tem a finalidade de integrar informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico. Clique aqui para verificar a documentação necessária e, se tiver alguma dúvida, escreva para gtacar.semas@gmail.com.

O imóvel rural onde você atua precisa estar devidamente regularizado em caráter fundiário. Isso traz segurança jurídica para seus clientes, aumentando também suas chances de acesso a créditos e financiamentos. O Instituto de Terras do Pará (ITERPA) está trabalhando com a regularização fundiária ativa em áreas do governo Estadual (APA Triunfo do Xingu e Gleba Gorotire, em São Félix do Xingu), em que os técnicos vão até você para te ajudar a preparar o seu pedido de regularização gratuitamente. O Iterpa lançou um aplicativo que permite acompanhar em tempo real os processos do SICARF. Clique aqui para acessar o sistema.

Você ganha a oportunidade de fazer os cursos de capacitação online do Sebrae gratuitamente ao aderir, de forma voluntária, à plataforma de rastreamento. São seis módulos para profissionais do setor pecuário, sobre temas como Boas Práticas Agropecuárias, Administração Financeira da Pecuária de Corte, Gestão do Suporte Forrageiro, Intensificação de Pastagens e muito mais. Acesse o link para obter mais informações sobre como desenvolver requisitos de adequação ambiental e produtiva, aumentando sua competitividade e se preparando para o mercado pós-pandemia.

No curso de capacitação com o Sebrae você vai conhecer mais sobre a nova plataforma digital que vai permitir o controle de origem animal em todas as etapas da pecuária de corte, incluindo produtores diretos e indiretos. Este novo projeto está sendo desenvolvido para dar mais transparência ao mercado, com total segurança de dados (conta com a tecnologia de criptografia por blockchain auditável). A adesão é gratuita e requer a disponibilização, de forma voluntária e anônima, de dados da Guia de Trânsito Animal (GTA) dos pecuaristas interessados em aumentar sua competitividade no mercado, ao desenvolver a rastreabilidade de seus fornecedores e a gestão de riscos na compra de bezerros e boi magro, e, desta forma, terem acesso a mercados mais lucrativos e a mecanismos financeiros – como crédito e garantias.