Selva amazónica
ARVORE AMAZÔNICA Árvore na margem do Rio Jurua, no Acre. © Haroldo Palo Jr.

Paula Caballero ingressa na The Nature Conservancy como Diretora Executiva para a América Latina

Caballero traz extensa experiência em desenvolvimento sustentável, ação política, gerenciamento de equipes e igualdade.

Headshot of Paula Caballero
Paula Caballero Diretora Executiva América Latina © Paula Caballero

Paula Caballero, reconhecida líder em desenvolvimento e implementação de ação climática e gerenciamento de equipes bem-sucedidas, será a nova Diretora Executiva para a América Latina da The Nature Conservancy (TNC). Paula Caballero, que até recentemente era diretora executiva do programa “Lands for Life” da Rare, iniciará a nova função em 1º de novembro. 

 

Ela tem extensa experiência em desenvolvimento sustentável e é reconhecida como a criadora do conceito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que são considerados um “arcabouço para se alcançar um futuro melhor e mais sustentável para todos.” Por esse trabalho ela recebeu o Prêmio Alemão de Sustentabilidade em 2019 e o Prêmio Internacional Zayed para o Meio Ambiente em 2014.

Segundo o Diretor Executivo de Conservação Global da TNC, Matt Brown, Paula possui décadas de experiência no desenvolvimento e implementação de projetos destinados a construir um futuro melhor. 

“Trata-se de uma gestora entusiasmada e dedicada que contribuirá com vasta experiência em liderança para nossa organização. No momento em que trabalhamos para abordar grandes problemas planetários com grandes soluções planetárias, Paula comandará uma equipe de pessoas apaixonadas e empenhadas em alcançar esses objetivos.”, afirmou Brown. 

Nessa função, Caballero comandará os esforços da TNC para executar estratégias na América Latina destinadas a enfrentar alguns dos maiores desafios do planeta, desde a mudança climática, até as perdas de biodiversidade, sustentabilidade alimentar e hídrica, bem como na proteção de terras, rios e oceanos. Ela comandará uma equipe que atua em nove países, do México à Argentina.

De acordo com a nova Diretora Executiva, a América Latina é a região de maior biodiversidade da Terra e ela está enfrentando desafios sem precedentes. “A The Nature Conservancy está trabalhando em toda a região para reduzir o desmatamento, proporcionar oportunidades econômicas para agricultores e pecuaristas, aumentar o acesso à água potável e desenvolver soluções inovadoras para combater as crises inter-relacionadas da biodiversidade e do clima. Estou empolgada por me juntar à organização em um momento tão crítico para as pessoas e a natureza.”, destacou Paula. 

Biografia 

Antes de ingressar na Rare, Caballero ocupou diversos cargos de nível sênior, inclusive como diretora global do programa de clima do World Resource Institute, diretora sênior para recursos ambientais e naturais do Banco Mundial, no Ministério de Relações Exteriores da Colômbia e no Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas. Ao longo de toda a sua carreira, ela vem demonstrando um compromisso com questões ligadas à sustentabilidade, equidade e desenvolvimento, trabalhando em estreita relação com uma ampla gama de parceiros internacionais. 

Paula é formada em História pela Brown University e tem mestrado em Relações Internacionais com foco em recursos transnacionais pela Pontificia Universidad Javeriana em Bogotá, Colômbia. 

Nascida em Bogotá, Paula é fluente em espanhol e inglês, tem nível de conversação em português e francês, com conhecimentos básicos de alemão. No seu tempo livre, ela gosta de caminhadas, história e meditação. Ela gostaria de, algum dia, encontrar tempo para validar seu certificado de piloto nos EUA. Atualmente mora em Washington, D.C., e passará muito tempo na região. Até hoje, já passou por mais de 80 países, a trabalho ou de visita. 

Sobre a TNC  

A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização global de conservação ambiental dedicada à proteção da terra, do ar e da água, essenciais para a vida. Guiada pela ciência, a TNC cria soluções locais inovadoras para os principais desafios do mundo, de forma que a natureza e as pessoas possam prosperar juntas. Trabalhando em 72 países e territórios, a organização utiliza uma abordagem colaborativa, que envolve comunidades locais, governos, setor privado e outros parceiros. No Brasil, onde atua há mais de 30 anos, o trabalho da TNC concentra-se em solucionar os complexos desafios de conservação da Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica a partir de uma abordagem sistêmica e pragmática, com foco na implementação e geração de impacto, para reverter as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.