TNC e parceiros discutem monitoramento de restauração na Mata Atlântica

Oficina no Espírito Santo reuniu diversos atores para coleta de dados de restauração na região.


No dia 28 de setembro, em Aracruz/ES, a TNC participou de um encontro com a FIBRIA e Floresce Consultoria Ambiental para iniciar as atividades de monitoramento ecológico de áreas de restauração ambiental da FIBRIA, com a qual a TNC possui uma parceria desde 2013, e para realizar a coleta de dados para simplificação do Protocolo de Monitoramento do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

Anteriormente, em oficina realizada em 2016, com participação da TNC, Secretaria de Meio Ambiente de São Paulo, ESALQ/USP, UFSCAR e a coordenação do Pacto, foi desenvolvida a uma proposta metodológica, no qual serão inicialmente aplicadas em  áreas de restauração nos estados do Espírito Santo, Bahia e Minas Gerais, com o objetivo de viabilizar a obtenção e compilação de dados para discussão de uma nova versão do protocolo de monitoramento.

Os dados coletados estão sendo utilizados como referência para ações de restauração em áreas que fazem parte do projeto “Incorporando a sustentabilidade ambiental na cadeia produtiva de celulose no ES: floresta renovável aliada à conservação da biodiversidade”, realizado com parceria entre a TNC e a FIBRIA, com recursos do projeto “Priorização da Biodiversidade no Setor Privado – Probio II/Funbio”.


A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 30 países. No Brasil desde 1988, a TNC tem como missão proteger plantas, animais e ecossistemas naturais que representam a diversidade de vida na Terra. A organização atua nos principais biomas brasileiros Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Para mais informações, acesse: tnc.org.br

Mais informações