Publicações

Comunicação e Mídia

Veja aqui diversas publicações da TNC ou de parceiros, a respeito de nossos projetos e planos de conservação.

Relatórios anuais de atividade

Saiba mais sobre o trabalho da TNC no Brasil em nosso Relatório de Atividades 2012. No nosso site disponibilizamos nossos relatórios anuais (.pdf) mais recentes para consulta. Caso tenha interesse em relatórios de anos anteriores, envie mensagem para o endereço brasil@tnc.org.

Links para downloads diretos de publicações (.pdf)
 
Análise do Retorno do Investimento na Conservação de Bacias Hidrográficas: Referencial Teórico e Estudo de Caso do Projeto Produtor de Água do Rio Camboriú-SC

A análise mostra como é possível cidades reduzirem o custo do tratamento de água,  ao mesmo tempo em que aumentam a segurança hídrica e protegem a biodiversidade.

Economia da Restauração Florestal - Forest Restoration Economy

O livro escrito por Rubens Benini, gerente da estratégia de Restauração da TNC Brasil e Sérigio Adeodato, mostra a importância de componenstes econômicos para o ganho, em escala, das ações de restauração ecológica no Brasil. "Desta forma, o presente livro contribui com o conhecimento necessário à viabilidade de projetos em diferentes níveis, além de inspirar políticas públicas e iniciativas empresariais".

Guia para a Formulação de Políticas Públicas Estaduais e Municipais de Pagamento por Serviços Ambientais

O guia tem como objetivo fornecer conceitos, exemplos práticos eapresentar os elementos e aspectos principais a serem tratados na normatização legal de políticas públicas de PSA, oferecendo, principalmente aos formuladores dessas políticas, uma orientação para a normalização legal pretendida.                               

Guia de Boas Práticas Agrícolas para Conservação dos Recursos Hídricos nas Propriedades Rurais do Oeste da Bahia

Uma cuidadosa seleção de técnicas de agricultura sustentável aplicáveis ao Cerrado do oeste baiano, com insumos fundamentais para a conservação dos recursos hídricos da região.

Plano Estratégico de Restauração Florestal Para as Regiões do Alto Teles Pires e Alto Juruena - MT

O PERF é um instrumento que busca conhecer, estruturar e garantir o funcionamento eficiente da cadeia produtiva da restauração em uma determinada região, visando conhecer e estruturar a cadeia, ameaças e oportunidades, identificar áreas prioritárias e fortalecer a visão setor no tempo.

Manual de Restauração da Vegetação Nativa

Manual contendo principais procedimentos para a restauração da vegetação nativa de áreas de preservação permanente (APP), de reservas legais (RL) e de uso restrito, para a Mata Atlântica de Mato Grosso do Sul, vindo ao encontro dos interesses municipais e do estado que buscam a correção de seus passivos ambientais e adoção de medidas para preservação e recuperação das suas áreas de vegetação nativa.

Cartilha de Restauração da Vegetação Nativa

Cartilha contendo principais procedimentos para a restauração da vegetação nativa de áreas de preservação permanente (APP), de reservas legais (RL) e de uso restrito, para a Mata Atlântica de Mato Grosso do Sul, vindo ao encontro dos interesses municipais e do estado que buscam a correção de seus passivos ambientais e adoção de medidas para preservação e recuperação das suas áreas de vegetação nativa.
 

Relatório anual Coalizão Cidades pela Água

O Relatório de 1 ano da Coalizão, foi criado para mostrar os esforços e retornos obtidos atarvés de um projeto que surgiu com o objetivo de aumentar a segurança hídrica de 12 regiões metropolitanas brasileiras, restaurando e recuperando áreas estratégicas para o abastecimento de água. Este trabalho atinge 21 bacias hidrográficas que abastecem quase 63 milhões de pessoas em mais de 250 cidades brasileiras.

Relatório anual Coalizão Cidades pela Água - inglês

O Relatório de 1 ano da Coalizão, foi criado para mostrar os esforços e retornos obtidos atarvés de um projeto que surgiu com o objetivo de aumentar a segurança hídrica de 12 regiões metropolitanas brasileiras, restaurando e recuperando áreas estratégicas para o abastecimento de água. Este trabalho atinge 21 bacias hidrográficas que abastecem quase 63 milhões de pessoas em mais de 250 cidades brasileiras.

 Manual de Restauração da Vegetação Nativa - Alto Teles Pires-MT

O Manual foi concebido para servir de fonte de consulta completa sobre restauração florestal e recuperação de áreas degradadas em propriedades rurais. A publicação é direcionada a técnicos ambientais e produtores rurais, além de subsidiar a criação de políticas públicas relacionadas à restauração da vegetação nativa não só nos municípios que compõem a região do Alto Teles Pires como também em todo o estado do Mato Grosso.

Cartilha de Restauração Florestal para a Região de Alto Teles Pires-MT

O material aborda, de forma clara e objetiva, os assuntos mais pertinentes e aplicáveis que envolvam a recuperação de áreas degradadas na região do Rio Teles Pires, no estado do Mato Grosso. A cartilha oferece ao leitor o conhecimento necessário para realizar o diagnóstico da situação ambiental inicial, definir o método de restauração mais apropriado para as condições encontradas e monitorar o desenvolvimento da área recuperada ou em recuperação.

Guia de Identificação de Espécies-Chave para a Restauração Florestal na Região de Alto Teles Pires-MT

O guia apresenta informações e fotos de 100 espécies nativas que ocorrem na parte alta da bacia hidrográfica do Rio Teles Pires, em Mato Grosso, região que inclui os municípios de Nova Mutum, Nova Ubiratam, Tapurah, Sapezal e Campos de Júlio. O objetivo é que a publicação funcione como uma ferramenta de apoio para a identificação e para a produção de sementes e mudas dessas espécies e, dessa forma, contribua com o processo de adequação ambiental das propriedades rurais da região.

Proposta de Diretrizes Brasileiras de Boas Práticas Corporativas com Povos Indígenas

Marco na relação entre empresas e Povos Indígenas no Brasil, essa publicação traz um abrangente conjunto de propostas concretas para que o relacionamento entre companhias e comunidades se desenvolva de forma positiva para todos. O guia também descreve o processo de elaboração dessas propostas, que incluiu encontros entre Povos Indígenas, reuniões entre empresas de um mesmo setor, debates intersetoriais e, ainda, encontros entre todos esses atores, além de uma consulta pública aberta a toda a sociedade. A proposta foi oficialmente apresentada aos participantes desse processo em 27 de novembro de 2015, em São Paulo.

Conservador das águas - 10 Anos

Com mais de 30 mil habitantes, o município de Extrema-MG está localizado na divida com o estado de São Paulo e, em 2015, comemora os 10 anos de atividades do projeto Conservador das Águas. Pioneiro no Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) no Brasil, o projeto é realizado pela prefeitura e conta com o apoio de ONGs, como a TNC, entidades estaduais, Universidades e Centros de Pesquisas, para apoiar produtores rurais na preservação de nascentes que possam ajudar a garantir a segurança hídrica da região.

Produtor de Água no PCJ - Pagamento por Serviços Ambientais - lições aprendidas e próximos passos

A públicação traz as experiências do projeto "Produtor de Água no PCJ", fruto de um esforço conjunto de instituições que viabilizaram uma experiência piloto de pagamento por serviços ambientais (PSA) nas bacias hidrográficas PCJ - Piracicaba, Capivari e Jundiaí, no Estado de São Paulo. Liderado pela The Nature Conservancy, Comitês PCJ e Agência Nacional de Águas, dentro outros parceiros não menos importantes, o projeto foca no PSA como uma importante ferramenta de conservação de recursos hídricos de uma região de grande importância para a segurança hídrica da Região Metropolitana de São Paulo - o Sistema Cantareira. Sob a coordenação do Prof. Ricardo Viani e do Especialista em conservação da The Nature Conservancy, Henrique Bracale, o conteúdo desse livro foi idealizado de forma a registrar cada passo do desenvolvimento e implantação do projeto e, principalmente, retratar todo o aprendizado obtido ao longo de quase dez anos de sua existência.

CAR - Cadastro Ambiental Rural: Nasce a identidade do imóvel rural

Esta publicação tem como propósito disseminar as diretrizes mais importantes sobre a metodologia e as tecnologias desenvolvidas pela The Nature Conservancy e seus parceiros nos últimos anos, para o planejamento e para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no país.​​​

IUCN - Garantindo segurança alimentar por meio da restauração de florestas (em inglês)

Publicação da International Union for Conservation of Nature and Natural Resources (IUCN) contendo as experiências de segurança alimentar por meio da restauração em 7 países: Brasil, Burkina Faso, Etiópia, Gana, Guatemala, Filipinas e Vietnã. A publicação conta com um estudo de caso elaborado pela equipe da TNC analisando o trabalho de restauração e produção sustentável com cacau desenvolvido no muncípio de São Félix do Xingu-PA (página 42).

Compensação Ambiental

- Compensação Ambiental - Um Retrato sobre o Cenário Brasileiro. Saiba mais sobre o funcionamento e a execução da Compensação Ambiental no Brasil.

- Guia de Planejamento e Elaboração de Projetos – Um Instrumento Prático na Elaboração de Propostas para a Compensação Ambiental do Estado do Rio de Janeiro - Elaborado a partir do modelo de formulário para apresentação de projetos na Câmara de Compensação Ambiental do Rio de Janeiro, este Guia é uma material de apoio para gestores de Unidades de Conservação que estejam planejando ou redigindo um Projeto para Captação de Recursos.
Apoiado pela Fundação Grantham, esta publicação é fruto da parceria entre The Nature Conservancy, Ministério do Meio Ambiente, IBAMA e ICMBio que tem como objetivo melhorar o fluxo de destinação de recursos da compensação ambiental para Unidades de Conservação em todo o país. 

- Compensação ambiental em números: Análise do Perfil de Uso dos Recursos da Compensação Ambiental Federal em Unidades de Conservação - Este estudo teve como objetivo identificar as tendências de aplicação dos recursos de compensação ambiental para implementação de Unidades de Conservação e consolidação do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC).

- Estado da Arte da Compensação Ambiental no Brasil - Sumário Executivo – Reúne os principais achados da pesquisa realizada sobre a gestão da compensação ambiental pelos Estados, em todo o país.

- Workshop “Estado da Arte da Compensação Ambiental no Brasil” – Relatoria do workshop realizado em dezembro de 2013, reunindo as apresentações, discussões e validação da pesquisa realizada.

TNC Brasil: Principais resultados de 2014

Conheça os principais resultados de conservação da TNC no Brasil em 2014. 

Materiais impressos de divulgação do projeto Soja Mais Sustentável 

- Base Digital Georreferenciada e Mapa de Uso e Cobertura do Solo da Região de Santarém

- Folder de apresentação do Soja Mais Sustentável 

Planejando Paisagens Produtivas 

Em 2014, a The Nature Conservancy comemora 25 anos de atuação no Brasil e nesses anos todos lideramos diversas ações de conservação dos Biomas brasileiros. Esses resultados de conservação não teriam sido possíveis sem parcerias. Temos orgulho de trabalhar em conjunto com o setor agrícola, florestal e pecuário no desenvolvimento de ferramentas para facilitar o que chamamos de Planejamento de Paisagens Produtivas Sustentáveis, pois realmente acreditamos que é possível produzir alimentos, fibras e energias renováveis em consonância com a conservação de recursos naturais, principalmente respeitando a biodiversidade tão rica de nosso país. As ferramentas e estudos que desenvolvemos junto ao setor agropecuário servem de base para a implementação de ações ambientais no campo e já serviram de modelo para muitos projetos em propriedades rurais e em escala regional e nacional. Com esse livro, esperamos divulgar essas ferramentas para que elas continuem guiando a sustentabilidade no meio rural. 

Apresentações do seminário Fortalecimento da gestão municipal em áreas de investimento em infraestrutura: modelos para a bacia do Tapajós

Realizado em 03 de junho, na capital paulista, o seminário reuniu representantes de empresas, governos locais e organizações civis para discutir oportunidades de desenvolvimento a partir da expansão da infraestrutura na bacia de um dos rios mais importantes da Amazônia. A TNC disponibiliza, abaixo, as apresentações dos participantes do seminário, com o objetivo de oferecer subsídios ao debate do tema. O conteúdo das apresentações é de responsabilidade de seus respectivos autores.

- Apresentação de Claudia Calais, da Fundação Bunge, sobre iniciativas da empresa no Pará

- Apresentação de Claudia Calais, da Fundação Bunge, sobre iniciativas da empresa no Tocantins

- Apresentação de Fernando Ruiz, do IFC, sobre projeto da organização com governos municipais do Peru

- Apresentação de Jair Kotz, da Itaipu Binacional, sobre o trabalho conjunto da empresa e de comunidades do oeste do Paraná

- Apresentação de Monica Hirsch, da Odebrecht, sobre a atuação da companhia junto a comunidades de diversos estados do Brasil 

Lições Aprendidas – Plant a Billion Trees

Essas publicações foram lançada pela TNC em Guarapuava (PR), em maio de 2014. Elas apresentam o histórico, os objetivos e os resultados de iniciativas de restauração florestal apoiadas pela campanha Plant a Billion Trees em Minas Gerais e no Paraná. O objetivo é discutir as lições aprendidas a partir desse projeto e, com isso, contribuir para que a restauração da Mata Atlântica ganhe escala. São duas publicações, uma para os resultados no estado de Minas Gerais e outra para o Paraná:

- Plant a Billion Trees - Minas Gerais

- Plant a Billion Trees - Paraná

Apresentações do III Encontro Intersetorial Empresas e Povos Indígenas

Evento que ocorreu no dia 13 de março de 2014, em São Paulo, e reuniu representantes de empresas e Povos Indígenas. A TNC disponibiliza, abaixo, as apresentações dos participantes do seminário, com o objetivo de oferecer subsídios ao debate do tema. O conteúdo das apresentações é de responsabilidade de seus respectivos autores.

- Apresentação do III Encontro Intersetorial Empresas e Povos Indígenas

- Apresentação da COIAB (Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira)

- Apresentação da Regulamentação dos mecanismos de consulta previstos na Convenção 169 da OIT

- Apresentação da FUNAI (Fundação Nacional do Índio)

- Apresentação do Grupo de Assuntos Indígenas

Portfolio Brasil: Infraestrutura Inteligente

Nossa abordagem parte da aplicação da “hierarquia da mitigação” que visa evitar, minimizar e compensar os impactos dos novos projetos de infraestrutura, evitando e reduzindo impactos negativos, bem como potencializando as perspectivas positivas de conservação e desenvolvimento local. Esse documento descreve as ações e contribuições da TNC e de seus parceiros para a construção de uma agenda de infraestrutura inteligente para a América Latina.

Portfolio Brasil: Agricultura Sustentável

A demanda global por uma produção agrícola responsável é uma das maiores oportunidades de conservação ambiental da atualidade. Esse documento descreve as contribuições e as estratégias da The Nature Conservancy (TNC) e seus parceiros para auxiliar o Brasil nessa transição para uma agricultura com bases sustentáveis. Confira também a versão em inglês (English).

Portfolio Brasil: Terras Indígenas

A sustentabilidade das Terras e dos Povos Indígenas está diretamente ligada à garantia da diversidade sociocultural e do respeito aos direitos inerentes a esses Povos. Esse documento descreve as estratégias de trabalho e as contribuições da The Nature Conservancy (TNC) para a temática indígena.

Portfolio Brasil: Água

Todas as atividades sociais, econômicas e a própria funcionalidade dos ecossistemas dependem da água, esse recurso natural crítico e finito. Esse documento descreve as ações e contribuições da The Nature Conservancy (TNC) e seus parceiros para a gestão sustentável da água doce. Confira também a versão em inglês (English).

Portfolio Brasil: Florestas e Clima

Fartas e generosas, as florestas nutrem e sustentam a vida na Terra. Desempenham papel essencial no ciclo da água e na estabilização climática e fornecem às pessoas alimento, remédio, madeira e um ambiente rico em plantas e animais extraordinários. Este documento descreve as ações e contribuições da The Nature Conservancy (TNC) para a proteção e gestão sustentável das florestas e a redução dos impactos das mudanças climáticas.

TNC Brasil: Principais resultados de 2013

Conheça os principais resultados de conservação da TNC no Brasil em 2013.

Sustentabilidade financeira da PNGATI

Saiba mais sobre o Estudo de Sustentabilidade Financeira da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas (PNGATI). Este é um instrumento importante para qualificar as discussões sobre como reforçar a implementação dessa política.

Açaí em Terras Indígenas

Acesse estudo sobre a viabilidade econômica e de mercado do açaí in natura das Terras Indígenas Uaçá, Juminã e Galibi.

Programa de Gestão Territorial e Ambiental das Terras Indígenas do Oiapoque

Conheça o livreto que descreve a construção do PGTA nas Terras Indígenas do Oiapoque, no Amapá. A publicação reúne informações sobre modo de vida, tradições e práticas ambientais nessas terras indígenas, além de explicar como se deu o processo que culminou na elaboração de um programa criado pela própria comunidade para melhor gerenciar o uso dos seus recursos naturais e de seu território.

Artigos apresentados no XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto

Este link disponibiliza os artigos apresentados no XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, que aconteceu entre os dias 13 e 18 de abril de 2013. No evento, que oferece oportunidades para divulgação dos trabalhos técnico-científicos na área de sensoriamento remoto, a equipe da TNC deu palestras sobre a experiência na utilização de imagens RapidEye, um trabalho pioneiro e de referência para profissionais da área.

Manual de Restauração Florestal

Este manual traz em seu escopo os principais procedimentos para a restauração florestal na Amazônia, e baseia-se principalmente em atividades desenvolvidas visando ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e à adequação agrícola e ambiental de propriedades rurais em Paragominas, no Pará. O documento é fruto da parceria entre a The Nature Conservancy (TNC) e o Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal (LERF/ESALQ/USP), e foi elaborado com o apoio financeiro do Fundo Vale e do Fundo Amazônia/BNDES, em suporte ao Programa Municípios Verdes do estado do Pará.

Gesto - Sistema Informatizado de Gestão de Unidades de Conservação

A grande motivação que culminou no desenvolvimento deste material foi a intenção de propagar uma moderna e inovadora tecnologia de gestão com foco em Unidades de Conservação. Mediante o compartilhamento de experiências recentemente vividas pelo Estado do Tocantins, pretende-se abrir caminho para que outros estados e municípios brasileiros alcancem, ampliem e multipliquem os incontáveis ganhos de uma gestão sistemática e informatizada de seus territórios protegidos.

Apresentações do Workshop sobre Boas Práticas Agrícolas e Certificação Socioambiental

Este link disponibiliza as apresentações feitas no workshop Boas Práticas Agrícolas e Sustentabilidade: o caminho para certificação ambiental, realizado pela TNC e parceiros, e destinado a produtores rurais, empresas e entidades em geral interessadas no gerenciamento sustentável da produção agrícola. As apresentações incluem programas de empresas e associações ligadas à cadeia produtiva da Soja, palestras de especialistas nacionais e internacionais, certificadores, entidades de extensão rural e organizações ambientais.

Boas Práticas Agrícolas e Certificação Socioambiental

Esta publicação foi elaborada com o objetivo de enfatizar a importância social, ambiental e econômica da adoção de boas práticas agrícolas na cadeia produtiva da soja e dos diversos acordos e certificações socioambientais aplicáveis à commodity e seus derivados. Apresenta, também, informações básicas sobre a representatividade da soja no mercado mundial, dando-se maior ênfase no mercado brasileiro. Baixe aqui a versão em inglês.

Contribuição dos Estados Brasileiros para a Conservação da Biodiversidade

Com esta publicação apresentamos o primeiro volume da série Sustentabilidade Financeira para Áreas Protegidas. Esta série apresenta mecanismos, metodologias e estratégias desenvolvidas pela TNC e parceiros para fazer frente ao desafio da gestão financeira das áreas protegidas no Brasil.

O Pequeno Livro do REDD+

O Pequeno Livro Vermelho do REDD mostra como as propostas de REDD se desenvolveram ao longo do tempo, evoluindo direta ou indiretamente das propostas anteriores. O mais importante é que ele mostra o quanto elas têm em comum – que para cada ponto de divergência há diversos pontos de acordo – e aponta para a emergência de um conjunto de princípios e abordagens comuns.

Desenvolvendo Salvaguardas Socioambientais de REDD+

Este guia tem como objetivo contribuir para que processos semelhantes sejam realizados em outros países onde o tema REDD+ também represente riscos e oportunidades. Esperamos que este processo possa ser replicado de forma participativa, aberta à sociedade civil e com efetiva participação de representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares.

Mudanças Climáticas e Povos Indígenas 2010

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira - COIAB apresenta aos leitores a publicação Mudanças Climáticas e os Povos Indígenas que, de forma resumida e em linguagem simples, traz explicações sobre o que são mudanças climáticas e suas relações diretas e indiretas com povos indígenas e seus territórios.

Mudanças Climáticas e Povos Indígenas 2011

A luta dos povos indígenas dos últimos anos tem sido marcada pelo novo desafio de compreender e assegurar sua participação nos processos de discussão e tomada de decisão no cenário político nacional e internacional sobre as mudanças climáticas. Essa temática é de relevante interesse dos povos indígenas, pois afeta de forma direta e indireta seus territórios e costumes. Neste sentido a COIAB dispõe para os povos indígenas este instrumento para auxiliar na gestão de seus territórios e subsidiá-los com informações do panorama atual de Mudanças Climáticas e Redução por Emissões por Desmatamento e Degradação - REDD.

O BNDES e os Povos Indígenas

A Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (COIAB) e a TNC apresentam aos leitores a publicação O BNDES e os Povos Indígenas que, de forma resumida e em linguagem simples, traz uma caracterização do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e suas relações diretas e indiretas com povos indígenas e seus territórios.

Análise de Propriedades Rurais Cadastradas em Marabá e as Implicações na Gestão Ambiental Pública

Com base em dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no município de Marabá, a publicação discute as influências da disposição das propriedades na área cadastrada sobre a gestão ambiental pública.

Documentos de projetos