The Nature Conservancy, Bunge e parceiros apresentam resultados da iniciativa Caminhos Sustentáveis no Oeste da Bahia

Em evento aberto, governos municipais receberão gratuitamente uma ferramenta que otimiza a gestão ambiental e complementa os avanços obtidos em quase cinco anos de iniciativa


Luís Eduardo Magalhães - BA | 05 de maio de 2017

A The Nature Conservancy (TNC), maior organização ambiental do mundo, a Bunge e seus parceiros promovem, em 17 de maio, no auditório do Sindicato de Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SENAR/LEM), evento de apresentação de resultados do projeto Caminhos Sustentáveis, que desde 2013 contribui com a expansão da produção agrícola responsável e da conservação ambiental no Oeste da Bahia. O encontro, que terá início às 16h30 e é aberto a qualquer interessado, conta com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães – SPRLEM.

 

Para os produtores e os representantes de governos municipais da região, o evento será uma oportunidade de conhecer melhor os avanços obtidos em quase cinco anos de projeto. Entre os principais resultados da iniciativa estão o mapeamento da região e a expansão do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o primeiro passo para a regularização ambiental das propriedades.

 

TNC e Bunge também apoiaram as prefeituras de municípios como Luis Eduardo Magalhães, Formosa do Rio Preto e São Desidério na melhoria da sua capacidade de monitoramento do território, ao oferecer gratuitamente o Portal Ambiental Municipal (PAM), um programa que otimiza a gestão de dados sobre as propriedades e seus passivos ambientais, além de treinamento aos funcionários para utilizarem o programa. O PAM será oficialmente entregue aos municípios no evento de 17 de maio.

 

TNC e a Bunge ainda promoveram, em 2016, um workshop e um Guia de Boas Práticas Agrícolas e Água, publicação que orienta o produtor do Oeste da Bahia sobre a importância e as técnicas de conservação dos recursos hídricos na propriedade rural.

 

 

Sobre a Bunge: A Bunge trabalha diante de um dos maiores desafios do mundo contemporâneo: garantir de forma sustentável a alimentação de uma população em constante crescimento. No Brasil há 110 anos, a empresa é a maior exportadora do agronegócio e uma das principais no setor de alimentos e ingredientes para a indústria alimentícia. São cerca de 17 mil funcionários, que atuam para contribuir com a produção de alimentos e fazer com que produtos de alta qualidade cheguem à mesa de milhares de consumidores todos os dias. Eleita a empresa sustentável do ano de 2015 pelo Guia Exame de Sustentabilidade e reconhecida pela revista Você S/A como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar, a Bunge compra e processa grãos, como soja, trigo e milho; produz alimentos, como óleos, margarinas, maioneses, azeite, arroz, farinhas de trigo, molhos e atomatados; presta serviços portuários; produz açúcar, etanol e bioenergia. São mais de 100 instalações no Brasil, entre fábricas, usinas, moinhos, portos, centros de distribuição e silos, em 17 estados e no Distrito Federal. Marcas como Soya, Delícia, Primor, Salada, Cardeal, Salsaretti, Suprema e Gradina fazem parte da história de milhares de pessoas e de uma das maiores empresas de agronegócio e alimentos do Brasil.

 


A The Nature Conservancy (TNC) é uma organização não governamental que desenvolve projetos de conservação em mais de 30 países. No Brasil desde 1988, a TNC tem como missão proteger plantas, animais e ecossistemas naturais que representam a diversidade de vida na Terra. A organização atua nos principais biomas brasileiros Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pantanal. Para mais informações, acesse: tnc.org.br

Mais informações