Quem Somos

Código de Conduta

Dawn illuminates a view across Estancia Monte Dinero and the Atlantic Ocean, Rio Gallegos, Argentina.
Sunrise vista Dawn illuminates a view across Estancia Monte Dinero and the Atlantic Ocean, Rio Gallegos, Argentina. © Nick Hall
Boas-vindas da nossa CEO Jennifer Morris, CEO da The Nature Conservancy

Pessoas e a natureza prosperam quando...

Nos comprometemos com nossos valores:

  • Integridade irreprochável
  • Respeito por pessoas, comunidades e culturas
  • Comprometimento com a diversidade
  • Uma TNC
  • Resultados tangíveis e duradouros

Nossos valores moldam quem somos como organização e como nos comportamos como indivíduos. Eles nos inspiram a fazer a coisa certa e a fazer o que é certo, uns pelos outros. Este Código foi desenvolvido para fornecer orientações para a realização de nosso trabalho diário em nome da The Nature Conservancy (TNC), de acordo com os Nossos valores. Ele não fornece informações específicas sobre todas as Políticas e Procedimentos Padrão (SOPs), nem sobre leis e regras que devemos cumprir. Em vez disso, ele aborda expectativas relacionadas a comportamento ético que se aplicam a todos nós enquanto trabalhamos para a TNC. Nossos valores e as regras que todos precisamos seguir também se encontram nas Políticas e SOPs da TNC.

Compreensão de nossas expectativas e responsabilidades

O Código se aplica a toda a equipe, membros do conselho, conselheiros, doadores e voluntários da TNC em todos os programas, unidades de trabalho e afiliadas da TNC em todo o mundo. Todas as pessoas que atuam em nome da TNC devem cumprir este Código, bem como todas as leis, regras, regulamentos, Políticas e SOPs da TNC. Esperamos que terceiros e parceiros com os quais fazemos negócios se comportem de maneira consistente com o nosso Código. Nossas políticas e valores são mais rigorosos do que as leis e costumes de determinados países. Nesses casos, quem trabalha para ou com a TNC terá de agir de acordo com os padrões mais elevados estipulados neste Código.

Este Código se aplica a todos nós. Ele é importante para todos e levamos violações a sério.

Traduções

Veja o Código de Conduta em INGLÊS, ESPANHOL, CHINÊS SIMPLIFICADO e INDONÉSIO.

© Jerod Foster

Pessoas e natureza prosperam quando...

Nos comportamos de maneira profissional e respeitosa

Na TNC, entendemos que a maneira como nos comportamos impulsiona o sucesso final de nossa missão. Fazemos o nosso melhor trabalho quando nos tratamos com respeito. A TNC não tolerará falta de profissionalismo, assédio, “bullying” (intimidação) nem maus-tratos no local de trabalho — não importa onde estivermos ou o que fizermos pela organização. Essa expectativa também se estende a eventos, compromissos sociais, trabalho em campo e outras atividades, como redes sociais, nas quais podemos nos envolver em nome da TNC.

Na TNC, nós...

  • Tratamos todas as pessoas com consideração, profissionalismo e respeito.
  • Ficamos atentos a comportamentos inadequados e nos manifestamos quando vemos algo errado.
  • Pensamos em como nossas ações afetam outras pessoas e evitamos interações que envolvam conotações ou piadas de cunho sexual, com base em nossas diferenças ou suposições baseadas em preconceitos relacionados a estereótipos das nossas diferenças.

Nos comprometemos com a diversidade, agimos com justiça e aproveitamos nossas diferenças

Nossas diferenças sustentam inovações e podem mostrar o melhor de nós. Nosso sucesso depende de nossa capacidade de aprender com os pontos fortes e as diferenças uns dos outros. Reservar um tempo para entender o histórico e as crenças de cada um é uma forma de respeito que demonstramos às pessoas. Assim, conseguimos entender o que respeito significa para cada uma delas.

Na TNC, nós...

  • Enfatizamos a diversidade em nossos bancos de candidatos e painéis de entrevistas.
  • Tomamos decisões de trabalho com base na formação e habilidades do indivíduo, incluindo diversidade de pontos de vista e experiências.
  • Praticamos a inclusão e ouvimos com respeito as ideias de todas as pessoas — mesmo que sejam diferentes das nossas.
  • Procuramos aprender novas ideias com pessoas com diferentes experiências e pontos de vista.

Participamos de conversas de qualidade

Quando melhoramos a qualidade das conversas, melhoramos relacionamentos, inovações e resultados. Evitamos entrar uma conversa só para dizer que estamos certos, vencer, convencer ou derrotar a visão do outro. Temos o compromisso de ouvir uns aos outros para seguirmos o melhor caminho e continuar crescendo.

Na TNC, nós...

  • Ouvimos para entender, em vez de apenas concordar, discordar ou corrigir.
  • Demonstramos respeito pelos outros, compartilhando informações apropriadas e relevantes.
  • Temos mente aberta e disposição para aprender sobre e com experiências e pontos de vista de outras pessoas, bem como para expressar nossas experiências e opiniões.
  • Focamos em fatos e objetivos comuns para melhorar a conexão e acelerar o aprendizado.
  • Reconhecemos e respeitamos nossos diferentes estilos de comunicação e formas de compreensão com base em nossas experiências, identidades, funções organizacionais e históricos profissionais.
© Ami Vitale

Pessoas e natureza prosperam quando...

Respeitamos todas as comunidades

Na TNC, a colaboração com comunidades de todo o mundo permite cumprir nossa missão. Reconhecemos a importância do apoio e da contribuição de comunidades locais e dos povos indígenas nas decisões que tomamos e na forma em que avançamos. Demonstramos respeito por todas as populações e culturas locais, onde quer que operemos.

Na TNC, nós...

  • Trabalhamos juntos e com outras pessoas, independentemente de fronteiras e culturas, para entender melhor os desafios que enfrentamos no mundo e desenvolver as melhores soluções para resolvê-los.
  • Estabelecemos parcerias com comunidades locais para garantir que sempre respeitemos nossas diferenças e que nossas ações não causem danos.
  • Evitamos situações que possam levar à exploração de populações vulneráveis.
  • Nos esforçamos para promover igualdade de gênero e igualdade para populações vulneráveis em nosso trabalho.

Respeitamos e apoiamos a promoção dos direitos humanos

Respeitamos e apoiamos a promoção dos direitos humanos. Essa ideia inclui todas as pessoas, em todas as nossas operações — em todo o mundo. Entendemos que nossos objetivos e missão nunca devem se tornar mais importantes que os direitos das pessoas que vivem nas comunidades que atendemos.

Na TNC, nós...

  • Respeitamos os direitos uns dos outros e das pessoas em todas as comunidades em que trabalhamos.
  • Proibimos trabalho infantil, servidão involuntária e escravidão em nossas operações.
  • Tratamos nossos funcionários de maneira justa, protegendo-os contra exploração e abuso em nossas operações e cumprindo as leis trabalhistas aplicáveis.
  • Garantimos a segurança em nossos locais de trabalho.

Agimos de maneira sustentável em nosso trabalho

Na TNC, garantir que operemos de maneira ecologicamente sustentável é uma parte importante da missão de conservar as terras e águas das quais toda a vida depende. É também o que esperamos de nós mesmos e o que nossos associados, doadores e parceiros externos esperam. Dar o bom exemplo é a forma como inspiramos outras pessoas a agir de maneira sustentável.

Na TNC, nós...

  • Estabelecemos metas de sustentabilidade.
  • Avaliamos nossa pegada de carbono para priorizar os esforços de sustentabilidade.
  • Monitoramos o progresso e ajustamos nossas prioridades conforme o necessário para atingir nossas metas de sustentabilidade.
© Jeff Yonover

Pessoas e natureza prosperam quando...

Cumprimos leis e regulamentos aplicáveis e evitamos fraudes, roubo e corrupção

Seguimos as leis e os regulamentos aplicáveis para garantir Integridade irreprochável. Não oferecemos nem aceitamos subornos em troca de tratamento favorável, não importa onde ou com quem trabalhemos. Cumprimos todas as leis ao redor do mundo relacionadas a suborno e corrupção. Implementamos políticas, procedimentos e controles para nos ajudar a detectar e evitar lavagem de dinheiro e o financiamento de atividades terroristas.

Na TNC, nós...

  • Nunca oferecemos nem aceitamos algo de valor para influenciar injustamente uma decisão ou tratamento em favor da TNC.
  • Supervisionamos o trabalho de representantes que atuam em nome da TNC para garantir que suas ações estejam de acordo com nossos valores e padrões.

  • Sabemos que leis antissuborno e anticorrupção também se aplicam a doações, incluindo contribuições filantrópicas.

  • Entendemos que regras especiais se aplicam sempre que nós (ou nossos representantes) estivermos trabalhando com funcionários públicos.

  • Agimos com cautela e atenção se o nosso trabalho envolver operações com alto risco de ocorrência de lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.
 

Atuamos como bons gestores de todos os recursos e do dinheiro de doadores

Utilizamos fundos públicos e privados, em qualquer forma, apenas para promover a missão da TNC. Quando nossos doadores contribuem com a TNC, confiam em nós para usar suas contribuições de maneira eficaz e eficiente para promover nossos objetivos comuns para a organização.

Na TNC, nós...

  • Agimos de forma responsável com nossas despesas de negócios e estamos atentos ao compromisso de administrar os recursos de nossos doadores e da TNC considerando nossos gastos.
  • Enviamos reembolsos de despesas apenas para custos de negócios aceitáveis, conforme definido em nosso SOP, e nunca para despesas pessoais.
  • Registramos diligentemente como usamos os fundos e cumprimos todos os requisitos legais e contábeis que se aplicam ao recebimento e uso dos fundos.
  • Assumimos compromissos com os doadores apenas se soubermos que podemos cumpri-los e usamos os fundos de doadores de acordo com a intenção deles.
  • Buscamos orientação dos departamentos de Finanças e Desenvolvimento se tivermos dúvidas sobre como devemos usar ou registrar um presente ou doação.

Mantermos nossa própria segurança e a de outras pessoas

Devido à natureza exclusiva de nosso trabalho na TNC, somos responsáveis por manter a nossa própria segurança e a de outras pessoas em uma grande variedade de atividades ao redor do mundo. Isso inclui garantir que nosso local de trabalho permaneça livre de violência, bem como de uso de drogas e álcool. Também é importante tomar as precauções de segurança apropriadas ao trabalhar em nossas reservas, com ou ao redor de jovens, e em locais remotos ou perigosos.

Na TNC, nós...

  • Conhecemos e cumprimos as regras e precauções de segurança que se aplicam ao trabalho que realizamos.
  • Nunca permitimos que nosso discernimento ou nossas capacidades sejam prejudicados pelo uso de drogas ou álcool enquanto estivermos trabalhando.
  • Nos manifestamos se nos sentirmos inseguros ou se tivermos preocupações de que alguém possa estar em risco.
  • Reconhecemos que o trabalho em locais remotos, perigosos ou em reservas pode apresentar riscos de segurança exclusivos, por isso tomamos as medidas apropriadas para evitar problemas.
  • Entendemos e seguimos todos os procedimentos de segurança, incluindo os de viagens, veículos, gestão de incêndios, navegação, mergulho, armas de fogo e que envolvam jovens.

Evitamos conflitos de interesse

Conflitos de interesses acontecem quando um indivíduo responsável por agir de acordo com os interesses da TNC tem outros interesses que podem influenciar ou prejudicar, ou pode parecer influenciar ou prejudicar, sua capacidade de atuar de acordo com os interesses da TNC. Na TNC, evitamos conflitos de interesses e situações que aparentem ser conflitos de interesses.

Na TNC, nós...

  • Entendemos o que significa ter um conflito de interesses.
  • Consultamos o departamento de Ética e conformidade se acharmos que pode haver um conflito de interesses ou que podemos estar envolvidos em uma atividade que possa parecer um conflito de interesses.
  • Gerenciamos conflitos adequadamente para sermos justos em todas as nossas transações.
© Bridget Besaw

Pessoas e natureza prosperam quando nós...

Temos cuidado com redes sociais e declarações públicas relacionadas à TNC

Na TNC, a forma em que nos comunicamos sobre a organização tem um impacto significativo em nossa reputação em todo o mundo.É importante que falemos de maneira clara, precisa e transparente sobre a TNC, mas respeitando nossas obrigações como funcionários para salvaguardar informações confidenciais.

Na TNC, nós...

  • Agimos de forma profissional, cortês e respeitosa em comunicações relacionadas ao trabalho.
  • Fazemos declarações oficiais à imprensa ou ao público em nome da TNC apenas com permissão adequada para fazê-lo.
  • Evitamos compartilhar informações confidenciais sobre a TNC e temos o mesmo cuidado com informações confidenciais de terceiros.
  • Deixamos claro que nossas crenças são nossas e não as da TNC, a menos que nossa comunicação seja feita em nome da TNC com aprovação dela.

Preservamos nosso status de instituição filantrópica

Como instituição filantrópica pública, a TNC recebe determinados benefícios, mas também tem responsabilidades importantes. Para manter o status da TNC, nosso trabalho deve promover nossa missão. Levamos nossas responsabilidades a sério e cumprimos essas normas onde quer que trabalhemos, em todo o mundo. Isso inclui responsabilidades relacionadas às nossas práticas contábeis, bem como às nossas atividades de lobby e políticas.

Na TNC, nós...

  • Cumprimos as leis e os regulamentos sobre lobby que se aplicam ao trabalho que realizamos para a TNC. Também evitamos o lobby excessivo.
  • Sempre mantemos o controle sobre todos os recursos de lobby cumprindo as regras das nossas Políticas e Procedimentos.
  • Evitamos nos posicionar a favor ou contra um partido ou candidato político que concorra a um cargo público quando representamos a TNC, inclusive em eventos públicos e nas redes sociais.
  • Mantemos registros financeiros precisos para fins de auditoria e contabilidade e protocolamos todos os relatórios corporativos e tributários necessários.

Mantemos a segurança de informações confidenciais e respeitamos a privacidade

Durante nosso trabalho na TNC, temos contato com informações confidenciais, inclusive dados pessoais de nossos funcionários, doadores e parceiros. É nossa obrigação respeitar a privacidade da pessoa cujos dados pessoais coletamos ou temos acesso limitando a quantidade de dados que coletamos e protegendo-os. Cumprimos as leis que se aplicam à coleta, armazenamento e uso de dados pessoais em todos os lugares em que fazemos negócios. Além disso, sempre devemos manter todas as informações confidenciais sobre nosso trabalho para a TNC em segurança.

Na TNC, nós...

  • Compartilhamos informações pessoais dentro ou fora da organização apenas com quem precisa conhecê-las e comprometa-se a em proteger tais informações.
  • Usamos informações confidenciais apenas em nosso trabalho em nome da TNC —e não por motivos pessoais.
  • Nunca discutimos nem compartilhamos informações confidenciais que obtemos em nosso trabalho para a TNC com alguém fora da TNC ou com alguém da TNC que não tenha um motivo de negócios para discuti-las.

Protegemos propriedade intelectual

Nossas propriedades intelectuais ajudam a definir nossa marca e quem somos como organização. Compreender como identificá-las nos permite sempre mantê-las em segurança.

Na TNC, nós...

  • Sabemos como identificar propriedades intelectuais e como protegê-las todos os dias.
  • Garantimos que temos o direito de usar propriedade intelectual de terceiros antes de fazê-lo.
  • Fazemos perguntas ou buscamos orientação se tivermos dúvidas sobre se algo é propriedade intelectual e se é necessário tomar medidas para protegê-la.

Protegemos ativos e usamos sistemas de informação da TNC com responsabilidade

Proteger os ativos da TNC, inclusive contra roubo, desperdício ou abuso, é uma responsabilidade fundamental de todos nós. Como gestores da TNC, protegemos nossos ativos físicos, ativos financeiros e sistemas de tecnologia e informação.

Na TNC, nós...

  • Cuidamos de todas as propriedades físicas da TNC —de veículos de propriedade da organização ao espaço e equipamentos do escritório usados em nossas operações de pesquisa e negócios.
  • Sempre demonstramos bom senso ao utilizar os sistemas de informação e tecnologia da TNC.
  • Utilizamos sistemas de tecnologia e informação principalmente para fins de negócios e limitamos o uso pessoal a menos de 10% da utilização total.
© Jennifer Emerling

Na TNC, as pessoas e a natureza prosperam quando seguimos este Código e buscamos orientação sempre que tivermos dúvidas.

Todos somos responsáveis por nos manifestarmos se algo não parecer certo ou se tivermos dúvidas relacionadas a má conduta ética, inclusive se testemunharmos comportamentos impróprios ou violações de nossas políticas e SOPs.

O que acontece quando faço uma denúncia?

Muitas pessoas na TNC estão disponíveis para que funcionários e terceirizados entrem em contato para tirar dúvidas ou denunciar uma preocupação sobre má conduta ou suspeita de má conduta. Se você for funcionário, entre em contato com seu gerente, outro supervisor da TNC, um membro da equipe de Ética e conformidade ou um membro da nossa equipe de RH.

Funcionários e terceirizados podem entrar em contato com a equipe de Ética e conformidade a qualquer momento enviando dúvidas ou preocupações para nossa Central de ajuda on-line: www.nature.org/tnchelpline. A Central de ajuda da TNC está disponível on-line ou por telefone 24 horas por dia, sete dias por semana, em vários idiomas. Dúvidas e preocupações podem ser enviadas anonimamente. Ao ligar para a Central de ajuda, você conversará com um agente terceirizado que documentará a preocupação e a encaminhará confidencialmente para a equipe de Ética e conformidade. Se você enviar uma dúvida ou preocupação on-line, ela segue diretamente para a equipe de Ética e conformidade.

 

O que acontece se alguém retaliar um funcionário por ter feito uma denúncia?

A TNC não tolerará retaliação contra indivíduos que, de boa-fé, façam perguntas ou levantem preocupações de uma possível má conduta. Esperamos que todos na TNC se manifestem se acreditarem que um indivíduo ou grupo de pessoas esteja sofrendo retaliação.

A retaliação ocorre de formas diferentes e pode ser evidente ou sutil. Pode variar de assédio verbal e intimidação — inclusive ações prejudiciais no trabalho, como rebaixar alguém ou desestimular alguém de buscar uma promoção — até formas mais sutis, como não convidar alguém para uma saída em grupo, falar mal de uma pessoa para outros colegas, dar menos oportunidades de desenvolvimento pessoal ou subutilizar uma pessoa capaz de contribuições mais significativas. Se encontrarmos evidências de retaliação, a pessoa responsável pela retaliação sofrerá sanções disciplinares que podem incluir até demissão.

É preciso ter coragem para se manifestar. Demonstramos compromisso com Nossos valores apoiando uns aos outros quando surgem preocupações e problemas.