Participantes do curso Especialistas e técnicos que participaram do I módulo na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns. © © Rodrigo Viellas

Notícias

TNC, IFPA e parceiros realizam curso de restauração florestal

A iniciativa busca capacitar técnicos da região de Santarém-PA para auxiliar produtores rurais no cumprimento do Código Florestal.

Entre os meses de abril e junho, acontece o curso “Restauração ecológica e adequação ambiental de propriedades rurais”, em Santarém-PA, realizado pela The Nature Conservancy (TNC) e Instituto Federal do Pará (IFPA). A iniciativa faz parte do projeto Soja Mais Sustentável, uma parceria entre a TNC e Cargill, e conta com o apoio da EMBRAPA, Museu Paraense Emilio Goeldi, Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) e Secretária de Estado de Meio Ambiente do Pará, além da EMATER e instituições regionais, como prefeituras e sindicatos dos locais que receberão as atividades.

O curso é destinado a técnicos e especialistas que trabalham com regularização ambiental, assistência técnica rural, elaboração, execução e monitoramento de projetos de restauração nos setores público e privado, para atender uma demanda regional dos processos de regularização para cumprimento do Código Florestal. Para Teresa Moreira, Coordenadora de Conservação da TNC, o trabalho busca fortalecer a conexão entre a academia e o campo. “O curso é uma forma de fazer com que o conhecimento que às vezes está concentrado dentro das instituições de pesquisa possa de fato chegar aos técnicos que precisam aplicar esses conhecimentos na prática”, afirma.

Quote: Teresa Moreira

Nós apostamos que a qualificação técnica é o melhor caminho para melhorar a qualidade da restauração de áreas degradadas e agilizar os procedimentos nas esferas pública e privada.

Coordenadora de Conservação - TNC Brasil

Dividido em três módulos diferentes, o conteúdo foi construído após estudo realizado pela TNC que identificou os principais entraves na elaboração e validação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e no desenvolvimento e análise dos Planos de Recuperação de Áreas Degradadas e Alteradas (PRADA) da região. “O produtor rural quer regularizar ambientalmente sua propriedade, mas um suporte técnico de baixa qualidade pode gerar falhas de avaliação que acarretam um custo maior, o que pode desestimular ainda mais quem precisa restaurar, além de causar erros no processo de regularização”, explica Paulo Santana, Especialista em Restauração da TNC Brasil. Visando a expansão da capacitação técnica na região de Santarém-PA, foram selecionados 75 profissionais, entre mais de 120 pré-inscritos, para participar do curso.

O Módulo I aconteceu entre 29 de abril e 02 de maio no Centro Experimental Floresta Ativa, na Reserva Extrativista Tapajós Arapiuns, com apoio do Projeto Saúde e Alegria. “Os participantes têm experiência prática em assistência técnica, processos de licenciamento e fiscalização ou aprovação de projetos de restauração, então formam um público exigente.  O intercâmbio de suas experiências e o programa do curso fez com que eles pudessem enxergar como atentar para pequenos detalhes em suas rotinas de trabalho pode acelerar e melhorar o resultado dos projetos”, afirma Paulo. No módulo II, o objetivo é discutir sobre restauração ecológica e sistemas agroflorestais, destacando os benefícios sociais das atividades de restauração, já no terceiro módulo o tema será “legislação nos processos de restauração para regularização de imóveis rurais”. As duas outras etapas acontecerão em maio e junho, no campus do IFPA em Santarém-PA.

A dificuldade para conseguir suporte técnico qualificado é um dos principais desafios para produtores rurais regularizarem a situação ambiental de suas propriedades e, assim, cumprirem as recomendações do Código Florestal. “A regularização ambiental é um processo necessário e cobra bastante responsabilidade do produtor, do técnico que o assessora e do analista. Nós apostamos que a qualificação técnica é o melhor caminho para melhorar a qualidade da restauração de áreas degradadas e agilizar os procedimentos nas esferas pública e privada”, conclui Teresa.