Nossas Iniciativas

Florestas e Restauração Florestal

AVANÇANDO A RESTAURAÇÃO Copas de árvores em propriedade rural de Afonso Cáudio-ES. © Maíra Erlich

As florestas são a resposta para combater, ao mesmo tempo, as mudanças climáticas e a perda da biodiversidade.

A restauração florestal em grande escala tem o potencial de trazer inúmeros benefícios ao Brasil - desde auxiliar o país a cumprir parte dos compromissos climáticos assumidos no âmbito do Acordo de Paris, até gerar novos empregos a partir do fomento à economia da regeneração dos ecossistemas e também geração de renda para os proprietários rurais. Estudo inédito realizado por uma rede de organizações com a participação da TNC Brasil mostra que o plano de restaurar 12 milhões de hectares de áreas degradadas até 2030 tem o potencial de criar entre 1 milhão e 2,5 milhões de postos de trabalho. Em média, é um novo emprego criado a cada dois hectares reflorestados, mobilizando desde as etapas iniciais, como a coleta de sementes, produção de mudas, plantio, manutenção e monitoramento. 

Estamos na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas (2021-2030) e a iniciativa Restaura Brasil tem o objetivo de ampliar os esforços coletivos nessa direção, além de articular o conhecimento necessário para que as iniciativas de restauração florestal sejam bem sucedidas, com inovação nas técnicas de reflorestamento e conservação. Os projetos aplicados pela TNC Brasil são baseados na ciência, a partir da metodologia própria denominada Plano Estratégico de Restauração Florestal (PERF), que propõe ações envolvendo toda a cadeia de restauração florestal no país, e estão em sinergia com as estratégias de agricultura regenerativa e segurança hídrica da TNC Brasil. 

Assim, a TNC trabalha em três grandes eixos: 

  1. Atratividade: para que mais proprietários rurais se sintam motivados é importante que exista uma geração de renda atrelada à restauração bem como inventivo de mercado para produtos da bioeconomia e valorização da floresta em pé; 
  2. Mecanismos financeiros: para que mais recursos sejam destinados à restauração;
  3. Fortalecimento do ciclo da restauração: melhorar os processos, fortalecer todos os atores envolvidos e diminuir os custos.

O engajamento de estados e municípios em políticas públicas com esse foco também é fundamental para o sucesso das iniciativas. Atualmente os projetos de restauração florestal da TNC Brasil estão espalhados em parcerias com governos municipais, estaduais e federal, setor privado, outras ONGs, associações e cooperativas rurais.

Capacitação em restauração florestal na prática A TNC Brasil e parceiros estão capacitando profissionais para gerenciar projetos de restauração, unindo academia e prática.

Para impulsionar a restauração florestal, a TNC Brasil criou a campanha Restaura Brasil. A iniciativa tem o objetivo de plantar um bilhão de árvores e restaurar 400 mil hectares até 2030, mobilizando empresas e indivíduos para fortalecer ações que já garantiram o plantio de mais de 265 milhões de árvores na Amazônia, Cerrado e mata Atlântica. Faça parte também dessa grande mobilização!

Como conservamos e restauramos florestas?

  • Pessoas segurando uma muda de árvore.

    Restaura Brasil

    Apenas trabalhando em colaboração será possível criar uma onda de restauração em larga escala no país. O Restaura Brasil é uma plataforma online que busca engajar indivíduos e empresas em projetos de restauração na Amazônia, Mata Atlântica e Cerrado.

  • Digitais da Floresta

    Digitais da Floresta é um projeto voltado ao combate à exploração ilegal de madeira, à degradação florestal e ao desmatamento na Amazônia. Saiba mais