Combater as Mudanças Climáticas

Perguntas frequentes sobre as mudanças climáticas

Este guia fornece as informações mais recentes sobre o desafio urgente das mudanças climáticas e como podemos resolvê-lo trabalhando juntos.

A drooping mangrove tree with branches just above the surface of a tidal pool boasts green leaves
Mangrove in the Bahamas Sunset over a saltwater tidal creek and mangrove forest on the island of Eleuthera in the Bahamas. © Erik Kruthoff/TNC Photo Contest 2016

O que você pode fazer em relação às mudanças climáticas?

  •  Informe-se. Este guia contém as respostas dos nossos cientistas a algumas das perguntas mais frequentes sobre o clima, para que você tenha as informações necessárias para se manifestar.
  • Inicie uma conversa. Como diz frequentemente a nossa cientista-chefe, Katharine Hayhoe, falar sobre a importância das mudanças climáticas e o que podemos fazer a respeito é a melhor forma de dar o pontapé inicial.
  • Exerça sua escolha nas urnas e nas compras Em todos os níveis, os líderes eleitos têm uma grande influência nos resultados das políticas públicas, que a todos afetam. Da mesma forma, podemos optar por apoiar empresas que estejam tomando as medidas climáticas corretas.
  • Tome medidas pessoais. Calcule a sua pegada de carbono usando esta ferramenta de grande utilidade. Depois compartilhe o que você aprendeu, para que essas ações possam ser replicadas.
  • Junte-se a nós. Quando juntos levantamos nossa voz onde moramos, trabalhamos, estudamos ou nos divertimos, podemos acelerar a mudança. Torne-se membro e saiba como você pode nos ajudar a fazer a diferença.

Climate Change Basics

Clique para ler as respostas

  • Cada um destes termos descreve partes do mesmo problema – o fato de que a temperatura média da Terra está aumentando. À medida que o planeta aquece (aquecimento global), vemos impactos relevantes no clima da Terra, tais como a mudança das estações, a subida do nível do mar e o derretimento do gelo.

    À medida que os impactos das mudanças climáticas se tornarem mais frequentes e mais graves, criarão – e em muitos casos já criaram – crises para as pessoas e a natureza no mundo todo. Muitos tipos de condições meteorológicas extremas, incluindo ondas de calor, fortes chuvas, furacões e incêndios florestais, estão tornando-se mais intensas e perigosas.

    Se não forem controlados, estes impactos irão espalhar-se e piorar, afetando nossas casas e cidades, as economias, o abastecimento de alimentos e de água, bem como as espécies, os ecossistemas e a biodiversidade deste planeta que todos chamamos de lar.

    Todos esses termos descrevem a atual situação com precisão e nenhum é perfeito a ponto de fazer com que todos percebam a urgência da ação. Seja qual for o nome que você queira usar, o mais importante é agir para deter o processo.

  • Sim, os cientistas concordam que o aquecimento que vemos hoje é inteiramente causado pelos seres humanos.

    No passado, o clima mudou devido a fatores naturais, como erupções vulcânicas, mudanças na radiação solar e na forma como a Terra orbita o sol.  De fato, estes fatores naturais deveriam estar esfriando o planeta. No entanto, nosso planeta está esquentando. 

  • Os cientistas sabem há séculos que a Terra tem uma camada natural de gases de efeito de estufa ou de gases retentores de calor. Esta camada mantém a Terra mais de 30 graus Celsius (mais de 60 graus Fahrenheit) mais quente do que ela seria se a situação fosse diferente. Sem esta camada, nosso planeta seria uma bola de gelo.

    Os gases de efeito de estufa, como o dióxido de carbono e o metano, retêm parte do calor da Terra que, de outra forma, se dissiparia no espaço. Quanto mais gases retendo calor na atmosfera, mais espessa será a camada e mais elevadas serão as temperaturas.

    Ao longo da história, os níveis de gases que retêm o calor da Terra aumentaram e diminuíram devido a fatores naturais. Hoje, porém, ao queimar combustíveis fósseis e desmatar as florestas (que são partes essenciais dos sistemas naturais de gestão do carbono), bem como levar a cabo a agricultura industrial em grande escala, os seres humanos estão aumentando rapidamente os níveis de gases que retêm calor na atmosfera.

    O aumento causado pelo homem no dióxido de carbono na atmosfera é muito maior do que qualquer outro observado na história paleoclimática (ou seja, dados climáticos antigos medidos através de camadas de gelo, anéis de árvores, sedimentos e muito mais) da Terra. Como resultado, a temperatura do ar e dos oceanos está aumentando mais rapidamente do que em qualquer outro momento da história.

    Os cientistas analisaram todas as outras possíveis causas desta mudança climática, e as conclusões são claras. Não há dúvida: somos nós.

  • Uma das principais razões pelas quais os cientistas estão tão preocupados com as mudanças climáticas é a sua velocidade. Em muitos casos, a velocidade de tais mudanças supera a capacidade de adaptação de animais, plantas e ecossistemas, o que ameaça sua segurança, bem como a da civilização humana.

    Nunca vimos mudanças climáticas tão rápidas, e elas estão colocando em risco nossos sistemas alimentares e hídricos, nossas infraestruturas e até mesmo nossas economias. Em alguns lugares, as mudanças já ultrapassam os níveis seguros para os ecossistemas e para os seres humanos.

    É por isso que, quanto mais fizermos para mitigar estes riscos, melhor será para todos nós. 

Efeitos das mudanças climáticas

  • As mudanças climáticas estão afetando o nosso planeta de muitas maneiras. As temperaturas médias estão aumentando; os padrões de precipitação mudando; os limites de neve perene estão recuando; as geleiras e as calotas de gelo derretendo; o permafrost (subsolo congelado) descongelando; o nível do mar subindo; e os fenômenos climáticos extremos se tornando mais frequentes.

    Em particular, as ondas de calor estão tornando-se mais frequentes e intensas. Fenômenos tropicais como furacões, tufões e ciclones estão se intensificando mais rapidamente e gerando mais chuva. Os incêndios florestais estão queimando áreas maiores e, em muitos lugares do mundo, as chuvas intensas estão tornando-se mais frequentes e as secas mais intensas.

    Todos estes impactos são preocupantes, pois podem prejudicar e até potencialmente levar ao colapso dos ecossistemas e habitats humanos. É evidente que eles se tornam mais graves à medida que produzimos mais gases retentores de calor.

  • Mudanças rápidas no clima podem afetar direta e indiretamente os animais no mundo todo. Muitas espécies estão aproximando-se — ou já atingiram — o limite das possibilidades de escapatória a um clima mais hospitaleiro. Nas regiões polares, animais como os ursos polares, que vivem no gelo marinho, lutam agora para sobreviver à medida que o gelo derrete.

    Não se trata apenas de como as mudanças climáticas afetam diretamente o animal; trata-se de como o aquecimento do clima afeta o ecossistema e a cadeia alimentar aos quais o animal se adaptou. Por exemplo, nos EUA e no Canadá, os alces estão sendo afetados por um aumento de carrapatos e parasitas que sobrevivem aos invernos mais curtos e mais quentes.

    No oeste da América do Norte, o salmão depende de rios com águas frias e fluxos constantes para desovar. À medida que as mudanças climáticas alteram a temperatura e o fluxo dos cursos de água, algumas populações de salmão estão diminuindo. Esta mudança na população de salmão afeta muitas espécies que dependem do salmão, como orcas ou ursos pardos.

    Mudanças na temperatura e na umidade estão fazendo com que algumas espécies migrem em busca de novos habitats. Por exemplo, na América do Norte, a cada década, as espécies vêm mudando sua área de distribuição em uma média de 18 quilômetros para o norte e 12 metros mais acima em altitude para encontrar condições mais favoráveis. A parte central da cordilheira dos Apalaches são uma rota de fuga climática resiliente que pode ajudar as espécies a se adaptarem às mudanças.

    Existem alguns locais naturais com diversidade topográfica suficiente para que, mesmo com o aquecimento do planeta, possam servir como redutos resilientes para espécies vegetais e animais. Estes redutos servem como criadouros e bancos de sementes para muitas plantas e animais que, de outra forma, poderiam não conseguir encontrar habitat devido às mudanças climáticas. No entanto, estes redutos não são uma opção para todas as espécies, e algumas plantas e animais não conseguem chegar a estas áreas devido à ação humana, como cidades, estradas e zonas agrícolas.

    Aqui na The Nature Conservancy, usamos a ciência para identificar essas áreas e trabalhamos com parceiros e comunidades locais para fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para protegê-las.

  • As mudanças climáticas estão afetando pessoas no mundo todo em termos de redução da produtividade agrícola bem como ao ameaçar seus lares e meios de subsistência. Você deve ter notado como os padrões climáticos estão mudando ao seu redor ou como as tempestades primaverais têm sido mais frequentes e severas. Talvez sua comunidade esteja enfrentando inundações ou incêndios florestais mais graves.

    Muitas áreas inclusive vêm enfrentando “inundações em dias ensolarados”, já que o aumento do nível do mar causa enchentes nas ruas durante as subida das marés. No Alasca, comunidades litorâneas inteiras estão sendo deslocadas porque o nível do mar subiu e o que costumava ser um solo permanentemente congelado descongelou até ao ponto em que a sua localização original já não é habitável.

    As mudanças climáticas também exacerbam a ameaça de conflitos causados por humanos provocados pela escassez de recursos como alimentos e água, que se tornam menos fiáveis à medida que as temporadas das safras mudam e os padrões de precipitação se tornam menos previsíveis.

    Muitos desses impactos estão afetando desproporcionalmente as comunidades
    de baixa renda, os povos indígenas ou as pessoas marginalizadas. Por exemplo, nas grandes cidades da América do Norte, as comunidades de baixa renda são frequentemente mais quentes durante as ondas de calor, mais propensas a inundar-se durante as chuvas intensas e são as últimas a terem a energia elétrica restaurada após as tempestades.

    Vários dos países mais pobres do mundo são os primeiros a serem afetados mais severamente pelas mudanças climáticas, embora tenham contribuído muito menos para os níveis de emissão de carbono responsável pelo aquecimento ocorrido. As mudanças climáticas afetam a todos, mas não nos afetam a todos igualmente, e isso não é justo.

  • Quer você viva perto ou longe do litoral, o que acontece nos oceanos é importante para nossas vidas.

    Anteriormente, descrevemos como os gases de efeito estufa retêm o calor em todo o planeta. Apenas uma pequena fração desse excesso de calor retido pela camada de poluição de carbono termina aquecendo a atmosfera. Quase 90% do calor vai para o oceano, o que também o aquece.

    A água mais quente ocupa mais espaço, o que eleva o nível do mar. À medida que o gelo terrestre derrete, a água que vai da terra para o oceano faz com que nível dos mares suba ainda mais rápido.

    Oceanos mais quentes podem causar migrações de peixe, bem como o branqueamento e morte dos corais.

    À medida que a superfície do oceano esquenta, essa faixa aquecida torna-se menos capaz de se misturar com as águas profundas e ricas em nutrientes, o que limita o crescimento do fitoplâncton (pequenas plantas que são a base da cadeia alimentar marinha e que também produzem grande parte do oxigênio que respiramos). Isto, por sua vez, afeta toda a cadeia alimentar.

    Além de absorverem calor, os oceanos também absorvem cerca de um quarto da poluição de carbono produzida pelos humanos. Além de aquecer o ar e a água do planeta, parte deste dióxido de carbono adicional está sendo absorvido pelos oceanos, tornando-os mais ácidos. De fato, a taxa de acidificação dos oceanos é a mais elevada dos últimos 300 milhões de anos!

    Esta acidificação tem um impacto negativo em muitos habitats e animais marinhos, mas ameaça especialmente os moluscos, que enfrentam dificuldades para desenvolver conchas à medida que a água se torna mais ácida.

    Há também evidências de que o aquecimento das águas superficiais pode contribuir para a desaceleração das correntes oceânicas. Estas correntes agem como uma gigantesca correia transportadora global que transporta o calor dos trópicos em direção aos polos. Esta correia é fundamental para trazer águas ricas em nutrientes até a superfície perto dos polos, onde o enorme florescimento de fitoplâncton dá sustento à rede trófica (por isso o Ártico e a Antártida são conhecidos por sua grande abundância de peixes e mamíferos marinhos). Com o aquecimento contínuo, estes processos podem estar em risco.

  • As mudanças climáticas estão alterando os padrões climáticos, gerando ondas de calor, estiagens e enchentes mais extremas e frequentes que ameaçam diretamente as colheitas. As estações mais quentes também contribuem para o aumento das pragas de insetos que consomem uma parcela cada vez maior das colheitas. Além disso, os níveis mais elevados de dióxido de carbono fazem com que as plantas cresçam mais rapidamente e seu conteúdo nutricional diminua.

    Enchentes, secas e ondas de calor dizimaram colheitas na China. Em Bangladesh, a subida do nível do mar está ameaçando as plantações de arroz. No centro-oeste dos Estados Unidos, chuvas mais frequentes e intensas causaram inundações devastadoras na primavera, o que atrasa – e por vezes impede – as atividades de plantio.

    Estes impactos dificultam o cultivo das lavouras e a manutenção de seus meios de subsistência. Mundialmente, um estudo recente conclui que as quedas do rendimento das culturas de primeira necessidade serão 4,5 vezes maiores até 2030 e 25 vezes maiores até meados do século. Isso significará que, a cada dois anos, haverá perdas catastróficas na produção de arroz e trigo, bem como maiores probabilidades de perdas na soja e no milho.

    No entanto, os agricultores estão prontos para desempenhar um papel significativo na resposta às mudanças climáticas. As terras agrícolas estão entre os maiores reservatórios naturais de carbono da Terra e, quando os agricultores utilizam práticas saudáveis no solo, como cobertura vegetal, cultivo mínimo e rotação de culturas, é possível remover  carbono da atmosfera.

    Estas práticas também ajudam a melhorar a capacidade de retenção de água do solo, o que é benéfico porque as culturas poderão absorver a água do solo durante períodos de seca e, durante chuvas fortes, o solo pode ajudar a reduzir inundações e escoamentos, retardando o fluxo de água nos rios.

    Solos mais saudáveis também podem melhorar o rendimento das colheitas, aumentar a rentabilidade dos agricultores e reduzir a erosão e o escoamento de fertilizantes dos campos agrícolas, o que, por sua vez, significa cursos de água mais limpos para as pessoas e para a natureza. É por isso que uma agricultura climaticamente inteligente é vantajosa para todos!

Soluções para as mudanças climática

  • Sim, o desmatamento, a mudança do uso do solo e as emissões agrícolas são responsáveis por cerca de um quarto das emissões dos gases retentores de calor provenientes das atividades humanas. As emissões agrícolas incluem metano gerado pela digestão do gado e pelo esterco, óxido nitroso do uso de fertilizantes e dióxido de carbono proveniente da mudança no uso da terra.

    As florestas são um dos mecanismos mais importantes de armazenamento natural de carbono, por isso, quando as árvores são derrubadas pelos seres humanos, perde-se a capacidade de armazenar carbono. A queima de árvores – seja por meio de incêndios florestais ou queimadas controladas – libera ainda mais carbono na atmosfera.

    As florestas são umas das melhores soluções climáticas naturais que existem neste planeta. Se pudermos desacelerar ou deter o desmatamento, manejar as terras naturais de forma saudável e usar outras soluções climáticas naturais, como práticas agrícolas climaticamente inteligentes, poderemos alcançar até um terço das reduções de emissões necessárias até 2030 para manter o aumento das temperaturas mundiais abaixo dos 2 °C. Isso equivale ao fim definitivo da queima de petróleo no mundo.

  • Não existe uma solução capaz de resolver completamente as mudanças climáticas. Pelo contrário, existem muitas soluções que, em conjunto, podem enfrentar este desafio em grande escala, ao mesmo tempo em que constroem um mundo mais seguro, mais equitativo e mais verde.

    Em primeiro lugar, precisamos reduzir ao máximo nossas emissões de gases retentores de calor, o mais rapidamente possível. Através da eficiência e da mudança de comportamento, podemos reduzir nossa demanda de energia.

    Ao mesmo tempo, temos que fazer a transição de todos os setores da nossa economia, afastando-nos dos combustíveis fósseis que emitem carbono, e aumentando a utilização de fontes de energia limpa, como a eólica e a solar. Esta transição será muito mais rápida e terá um melhor custo-benefício se os governos estabelecerem um preço para o carbono em toda a economia.

    Em segundo lugar, devemos aproveitar o poder da natureza para capturar carbono e implementar práticas e tecnologias agrícolas que capturem e armazenem carbono. Nossa pesquisa mostra que o manejo adequado das florestas e terras agrícolas, também chamadas de soluções climáticas naturais, pode contribuir para até um terço das reduções de emissões necessárias para alcançar a meta do Acordo Climático de Paris.

    Porém, a verdade é que, mesmo se atingirmos zero emissões de carbono até 2050, ainda teremos que enfrentar impactos climáticos nocivos. É por isso que existe uma terceira categoria de soluções climáticas igualmente importante: a adaptação aos impactos do aquecimento global.

    A adaptação consiste em ajudar nossos sistemas humanos e naturais a se prepararem para os impactos do aquecimento planetário. Tornar as áreas urbanas mais verdes ajuda a protegê-las do calor e das inundações; a restauração das áreas úmidas litorâneas as protege contra tempestades; aumentar a diversidade dos ecossistemas ajuda-os a resistir ao calor e à seca; o cultivo de grandes recifes ajuda os corais a resistir às ondas de calor marinhas. Há muitas formas de utilizar a tecnologia, mudar nosso comportamento e a natureza para, em conjunto, nos tornarmos mais resilientes aos impactos climáticos.

    As mudanças climáticas afetam a todos, mas não nos afetam a todos igualmente, e isso não é justo. Vemos como o aumento do nível do mar ameaça as comunidades de pequenos estados insulares como Kiribati e as Ilhas Salomão e de bairros de baixa altitude em cidades litorâneas como Mumbai, Houston e Lagos. Da mesma forma, as populações de baixa renda das áreas urbanas na América do Norte estão desproporcionalmente expostas ao calor e ao risco de inundações devido a uma longa história de políticas racistas e discriminatórias.

    Aqueles que menos fizeram para causar o problema devem arcar frequentemente com o peso dos impactos e têm menos recursos para se adaptar. Por isso é particularmente importante ajudar as comunidades vulneráveis a adaptarem-se e a tornarem-se mais resilientes às mudanças climáticas.

  • Precisamos aumentar a energia renovável pelo menos nove vezes em relação ao nível atual para cumprir as metas do Acordo de Paris e evitar os piores impactos das mudanças climáticas. Cada watt que pudermos reduzir através da eficiência ou da mudança de combustíveis fósseis para energias renováveis, como a energia eólica ou solar, é um passo na direção correta.

    Os melhores cientistas da atualidade nos dizem que, para evitar os piores impactos do aquecimento global, devemos atingir zero emissões de carbono em todo o mundo a mais tardar até 2050. Para conseguir isto, o mundo deve identificar imediatamente caminhos para reduzir as emissões de carbono de todos os setores: transportes, agricultura, eletricidade e indústria. Isto só será possível se houver uma grande transição para energias renováveis.

    A energia limpa e a inovação tecnológica não estão apenas ajudando a mitigar as mudanças climáticas, mas também criando empregos e apoiando o crescimento econômico em comunidades no mundo todo. As energias renováveis, como a eólica e a solar, registraram um crescimento notável e enormes melhorias de custos ao longo da última década, e isso parece só aumentar.

    Os preços estão caindo rapidamente e as energias renováveis estão tornando-se cada vez mais competitivas com os combustíveis fósseis em todo o mundo. Em alguns locais, as novas energias renováveis já são mais baratas do que continuar operando centrais elétricas antigas, ineficientes e sujas, alimentadas por combustíveis fósseis.

    No entanto, é importante que o desenvolvimento das energias renováveis não seja construído às custas da proteção de ecossistemas únicos ou de terras agrícolas essenciais. Sem um planejamento proativo, os desenvolvimentos de energias renováveis poderiam deslocar até 30,7 milhões de hectares de habitats agrícolas e de vida silvestre – uma área do tamanho do Arizona.

    Felizmente, os estudos da TNC descobriram que é possível satisfazer a demanda de energia limpa em até 17 vezes mais que a atual sem afetar os habitats naturais. É fundamental implantar novas infraestruturas energéticas usando a abundância de áreas anteriormente convertidas, como terras agrícolas, minas e outros terrenos transformados, a um custo mais baixo.

    É preciso planejar cada etapa cuidadosamente. Por exemplo, grande parte do potencial eólico dos Estados Unidos está nas Grandes Planícies, uma região com o melhor habitat de pastagem remanescente no continente. A TNC mapeou os locais adequados para a instalação de turbinas eólicas nessa região, a fim de acelerar a energia renovável de forma responsável, e estamos fazendo a mesma análise também na Índia e na Europa.

    Pode haver também intervenções especificas para proteger a vida silvestre onde a energia limpa já foi desenvolvida. No Quénia, por exemplo, um parque eólico utiliza monitores de biodiversidade para observar aves migratórias e pode ordenar o desligamento de turbinas em menos de um minuto.

  • A The Nature Conservancy está comprometida em enfrentar ambas as crises da mudança climática e da perda de biodiversidade. Estas duas crises são, como diz nossa cientista-chefe, duas caras da mesma moeda.

    O que fizermos entre agora e 2030 determinará se estaremos no caminho certo para cumprir as metas do Acordo de Paris, ao mesmo tempo que conservamos terra e água suficientes para retardar a perda acelerada de espécies. É por isso que temos metas ambiciosas para 2030 focadas nas pessoas e no planeta.

    Para combater esta crise dupla, estamos:

    Visite Nossas Metas para 2030 para saber mais sobre as ações e parcerias da TNC para enfrentar as mudanças climáticas nesta década.

Por que devemos agir urgentemente?

  • Algumas mudanças já ocorreram e outras são inevitáveis devido às nossas ações passadas. No entanto, a boa notícia é que já sabemos sua causa e o que fazer para evitá-las. Será necessário coragem, ambição e estímulo para criar mudanças, mas acreditamos que seja possível.

    Alcançar zero emissões de carbono até 2050 é uma meta ambiciosa, que exigirá um esforço substancial em todos os setores da economia. Não temos muito tempo, mas se estivermos preparados para agir agora, e se agirmos juntos, poderemos reduzir substancialmente a taxa de aquecimento global e evitar que os piores impactos das mudanças climáticas se tornem realidade.

    Uma notícia ainda melhor é que a economia de baixo carbono que precisamos criar também nos proporcionará um ar mais limpo, alimentos e água mais abundantes, opções energéticas mais acessíveis e cidades mais seguras. Da mesma forma, muitas das soluções, inclusive para os impactos atuais das mudanças climáticas, beneficiam tanto as pessoas quanto a natureza.

    Quando realmente compreendermos os benefícios da ação climática, e como isso nos levará a um mundo mais seguro, saudável, justo e equitativo, única pergunta que nos restará será: O que estamos esperando?

  • Estudos científicos mostram que, se não forem controladas, as mudanças climáticas exerceriam uma pressão excessiva sobre nossas comunidades e representariam uma ameaça existencial para certos ecossistemas.

    Estes impactos catastróficos incluem a subida do nível do mar devido ao derretimento das calotas de gelo na Groenlândia e na Antártida, o que inundaria a maioria das principais cidades litorâneas do mundo; tempestades, secas e ondas de calor cada vez mais comuns e severas; perdas massivas de colheitas e escassez hídrica; e a destruição em grande escala de habitats e ecossistemas, levando à extinção de espécies.

    Para evitar as piores consequências das mudanças climáticas, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) afirma que “qualquer aquecimento, por menor que seja, importa”. Quando se trata de impedir a mudança climática, não existe um limiar mágico: quanto mais rapidamente reduzirmos nossas emissões, melhor será a nossa situação.

    Em 2015, todos os países do mundo se uniram e assinaram o Acordo de Paris. É um tratado internacional juridicamente vinculante, no qual os signatários concordam em manter “o aumento da temperatura média global em bem menos de 2 °C acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.”

    A cada dia que passa, liberamos carbono na atmosfera e aumentamos o nosso risco planetário. Os cientistas concordam que devemos reduzir as emissões de carbono IMEDIATAMENTE.

    Para alcançar a meta do Acordo de Paris, o mundo deve fazer progressos significativos em direção à descarbonização (reduzindo o carbono da atmosfera e substituindo os combustíveis fósseis em nossas economias) até 2030 e comprometer-se a alcançar zero emissões de carbono até 2050. A tarefa não é fácil e exigirá uma série de soluções aplicadas em conjunto.

  • Como diz o IPCC, “toda ação importa”. Você pode ser parte da solução para as mudanças climáticas e pode motivar outras pessoas.

    É muito importante usar nossa voz para a ação climática. Diga aos seus legisladores que você se preocupa com as mudanças climáticas e exija a formulação e aprovação de leis e políticas que abordem as emissões de gases de efeito estufa e os impactos climáticos.

    Uma das coisas mais simples e importantes que todos podem fazer é conversar sobre as mudanças climáticas com familiares e amigos. Sabemos que essas conversas podem gerar discórdia e ressentimento. Tudo começa procurando encontrar as pessoas onde elas estiverem. A TNC oferece recursos para ajudar você a romper o silêncio climático e preparar o terreno para as ações contra o aquecimento global.

    Você também pode falar sobre mudanças climáticas no trabalho e com qualquer outra organização da qual você faça parte. Junte-se a uma organização que defende seus valores e prioridades e ajude a amplificar sua voz. A mudança coletiva começa com a compreensão dos riscos que as mudanças climáticas representam e das ações que podem ser tomadas em conjunto para reduzir as emissões e criar resiliência.

    Por último, você pode calcular sua pegada de carbono e tomar medidas, individualmente ou com sua família e amigos, para reduzi-la. Você pode se surpreender ao entender quais de suas atividades emite mais gases retentores de calor. E não se esqueça de falar sobre as mudanças que você realizou e assim contagiar os demais, no bom sentido, é claro!