Artigos e Estudos

Como garantir a proteção de ecossistemas incluindo as comunidades locais?

Por Mônica Vilaça - Cientista Social TNC Brasil

 árvore de arcos
Árvore do Arco Parque Estadual do Desengano, Rio de Janeiro © Danieli Cunha /TNC Photo Contest 2019

A colaboração científica interdisciplinar e transfronteiriça é uma necessidade de nosso tempo para responder a perguntas cada vez mais complexas e urgentes das agendas ambientais. Soluções para os desafios de conservação e produção sustentável da vida exigem cada vez mais interdependência entre conhecimentos e saberes diversos. É com este desafio que surgiu o Science for Nature and People Partnership (SNAPP), uma equipe multidisciplinar de acadêmicos e profissionais de diferentes áreas, de mais de 20 diferentes organizações e países, do qual participo diretamente. O objetivo do grupo é desenvolver um processo de pesquisa que busca responder quais as possíveis implicações para as pessoas ao considerarmos os planos para aumentar áreas de proteção e conservação, a partir das metas estabelecidas na Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade – COP-15, realizada em Montreal em dezembro de 2022.

No texto final da COP-15 a meta 3 estabelece a necessidade de agir pela conservação de pelo menos 30%, até 2030, das zonas terrestres, águas continentais, costeiras, e marinhas, com especial ênfase para as áreas de particular importância para a biodiversidade, as funções e serviços ecossistêmicos, mediante sistemas de gestão equitativos, bem conectados e que reconheçam os territórios indígenas e tradicionais. A compreensão aqui é que existem vários caminhos de interpretação para esta meta, o que faz surgir possíveis ambiguidades quanto a forma como poderá ser viabilizada, e se, de fato, conterá garantias de não prejuízo as pessoas.

Esta equipe de pesquisadoras e pesquisadores adotou como estratégia de trabalho a identificação de uma série de questões de pesquisas e busca de métodos e dados compartilhados para análises, realização de um estudo de caso em Uganda com pesquisas locais, a promoção de espaços de diálogos e trocas em torno da agenda 30X30 que possuam expertises e perspectivas diversas, assim como a produção de comunicação que compartilha os aprendizados e resultados do trabalho do grupo.

Um primeiro produto deste grupo é o artigo “Social considerations are crucial to success in implementing the 30×30 global conservation target”, que buscou enfatizar a necessidade de novos conhecimentos e saberes de forma que as abordagens que venham a ser utilizadas produzam resultados sociais políticos e econômicos benéficos no tempo e espaço. Também é enfatizada a necessidade de salvaguardas sociais, além de produção consistente de análises que examinem as possíveis implicações no tempo, nos diversos grupos sociais, considerando raça, gênero, e outros marcadores de vulnerabilidades sociais.

Conhecer torna-se assim um aspecto importante neste processo, considerando que esta é uma agenda que propõe impactos a curto prazo, exigindo cooperação entre diferentes setores para a produção de análises comparativas, uso cada vez maior das bases de dados secundários para estudos de maior escala e produção de indicadores eficientes que permitam acompanhar e monitorar os resultados destas ações.

O convite que este grupo de pesquisadores faz com este projeto de pesquisa, e com o artigo compartilhado, é a necessidade de aprofundar o compromisso de pesquisadoras e pesquisadores com o diálogo, produção de novas sínteses, e promoção de máxima interdependência de saberes.