Enlightenment Two female impala captured in the famous Kruger National Park. © Cameron Scott/TNC Photo Contest 2019

Artigos e Estudos

Ambientalistas não podem ficar em silêncio frente ao racismo

A CEO global Jennifer Morris faz um posicionamento público sobre os recentes atos de racismo e o aumento de protestos ao redor do mundo.

Por Jennifer Morris, CEO Global da The Nature Conservancy

Na The Nature Conservancy (TNC), nos queremos criar um mundo onde pessoas e natureza prosperem juntas.  Atos de racismo e violência ameaçam esse objetivo, ferem nossas comunidades e colocam a vida de vulneráveis em risco.

Os eventos acontecidos na última semana são um lembrete do quanto precisamos trabalhar para criar um mundo onde todos possam prosperar. De Minneapolis a Berlim e no meu quintal, em Washington DC, a raiva frente aos atos recentes de racismo e violência, as últimas instâncias de uma injustiça persistente, são manifestadas em inquietação e protestos.

Muitos vão se perguntar por que uma organização de conservação da natureza está entrando nesse diálogo. Isso realmente impacta nossa missão? Minha resposta é: Sim. E sim, devemos nos posicionar. Quando a injustiça reina, seja no acesso desigual a natureza, leis injustas e desiguais, ou brutalidade policial, devemos todos fazer nossa parte lutando por mudanças.

Quote

Muitos vão se perguntar por que uma organização de conservação da natureza está entrando nesse diálogo. Isso realmente impacta nossa missão? Minha resposta é: Sim.

Como uma pessoa branca e líder de uma organização influente em várias partes do mundo, tenho examinado minhas contribuições para os sistemas que fortalecem desigualdades e questionando como posso usar minha voz de forma mais efetiva para aumentar a segurança para nossos colegas e comunidades. Estou comprometida em criar estratégias duradouras para manter a equidade como uma prioridade nos nossos locais de trabalho, na nossa cultura e nos objetivos de conservação. Para construir mudanças sólidas, também devemos dar voz às comunidades em situação de vulnerabilidade, marginalizadas, e historicamente desatendidas pelos sistemas em nossa sociedade.

“Como o mundo está vivenciando os efeitos de várias gerações de racismo, desigualdade e injustiça, nós reconhecemos que nossa organização não tem estado na linha de frente dessa conversa mas também não podemos nos dar o luxo de permanecer em silêncio”, afirma Cassandra James e Keeya Thomas, Líderes da Liga de Funcionários de Descendência Africana (LEAD, na sigla em inglês). “Nos identificamos com essa dor e trauma e esperamos garantir que isso não seja mais ignorado. Como a organização se esforça para criar uma cultura mais inclusiva, estamos comprometidos para garantir que nossas vozes sejam elevadas de forma autêntica nas discussões estratégicas que levarão a uma mudança sólida e efetiva.”