Notícias

A saúde do planeta é a nossa Saúde. Seis maneiras em que as árvores nos beneficiam.

De parques urbanos a grandes florestas, as árvores nos ajudam quando as ajudamos a prosperar.

.
ANGELIM FERRO AMAZÔNICO Árvore de Angelim Ferro na Floresta Amazônica, em dezembro de 2014. © Gabriel Gabino Moreira/TNC Photo Contest 2019

As árvores sempre nos acompanharam em nossas vidas. São o pano de fundo de nossas lembranças favoritas e um colírio verde para nossos olhos ao contemplar a paisagem pela janela, algo que temos feito muito nos últimos tempos.

Embora silenciosas e imóveis, as árvores possuem grandes poderes, entre eles, melhorar nossas vidase torná-las mais saudáveis.

Se uma árvore tem poder, uma floresta tem ainda mais. Que superpoderes são esses?

A Valdivian Coastal Reserve park guard stands between two giant Alerce trees covered in moss and leaves.
ALERCE Um guarda florestal entre os alerces da Reserva Costeira Valdiviana, no Chile. A TNC administra essa reserva, onde algumas árvores têmaté 4000 anos. As árvores mais velhas armazenam muito mais dióxido de carbono do que as mais novas. © Nick Hall

#1: As árvores se alimentam dos gases de efeito estufa responsáveis pelas mudanças climáticas.

O processo de produção de alimentos das árvores, a fotossíntese, envolve a absorção de dióxido de carbono do ar e seu armazenamento na madeira. As árvores e plantas armazenam esse dióxido de carbono durante sua vida, retardando o acúmulo de gás na atmosfera que aquece rapidamente nosso planeta.

Perdemos quase 13 milhões de hectares de florestas

Ajude a restaurar nossas florestas

Só nos EUA, uma gestão mais inteligente de árvores, plantas e solo poderia armazenar uma quantidade de carbono equivalente a 57 milhões de carros em circulação! As árvores cuidam de nós, então temos que cuidar delas. Árvores maiores e mais velhas armazenam muito mais carbono do que árvores jovens, por isso é importante que, além de plantar mais árvores, conservemos e protejamos as gigantes das florestas, como essas velhas árvores na Carolina do Sul.

People lounge in the shade  of trees on Billings Lawn of Fort Tryon Park. The Hudson River in New York is visible.
SENTADOS SOB A SOMBRA DE UMA ÁRVORE s pessoas aproveitam a tarde no parque Fort Tryon, às margens do rio Hudson, em Manhattan, Nova York. Além de incentivar a prática de exercícios físicos e melhorar a saúde cardiovascular, os espaços verdes diminuem o estresse. © Diane Cook and Len Jenshel

#2: As árvores melhoram nossa saúde mental e física.

Uma árvore saudável nos torna mais saudáveis. Um estudo de um cientista da TNC mostra que passar tempo na natureza –como uma caminhada entre as árvores em um parque urbano –tem correlação com a queda dos níveis de ansiedade e depressão.

A boa notícia: esses poderes calmantes proporcionados pela natureza não requerem tanto tempo assim. Você já deve ter sentidoos benefícios de uma breve caminhada pela vizinhança. Os espaços verdes nos atraem, e há uma boa razão para isso.

O acesso a espaços verdes próximos também contribui para uma melhor saúde física, incentivando-nos a movimentar-nos e a fazer exercício. Quando temos acesso a árvores e parques, nos movimentamos mais, por isso a natureza pode ajudar a diminuir as taxas de obesidade.

#3: As árvores limpam o ar, facilitando nossa respiração.

As folhas sabem o que fazem. As árvores removem do ar o tipo de poluição mais perigoso para nossos pulmões: o material particulado. Essa poluição é gerada pela queima de combustíveis fósseis, podendo atingir concentrações perigosas nas grandes cidades, bem como em bairros próximos a rodovias e fábricas.

As folhas das árvores filtram os poluentes prejudiciais somente se forem plantadas perto das pessoas;a maior parte da filtragem ocorre a menos de 30 metros de uma árvore. Mais árvores nas cidades, especialmente em bairros de baixa renda próximos a rodovias e fábricas, podem reduzir os índices de asma e doenças cardíacas, responsáveis por 5% das mortes em todo o mundo.

#4: As árvores proporcionam um lar para os seres da natureza que tanto amamos.

De nossas janelas, muitos de nós podemos ver nossos vizinhos peludos e alados desfrutando de seus “apartamentos nas alturas”. Uma única árvore é capaz de fornecer um habitat vital para inúmeras espécies.

Uma floresta intacta pode fazer ainda mais, abrigando algumas das redes de vida mais diversas e resilientes do planeta. Florestas primárias, as que precisam ser protegidas com mais urgência, proporcionam habitats em todo o seu espaço, desde o solo até as copas das árvores mais altas. Todos esses habitats em uma mesma área permitem a sobrevivência de uma infinidade de espécies.

A shaded street in Park Slope, Brooklyn, New York City, lined with many tall trees.
RUA ARBORIZADA A sombra de uma árvore funciona como um ar condicionado natural, mantendo a zona cinco a oito graus abaixo do que as áreas ao redor. Ruas sombreadas, como esta em Park Slope, em Brooklyn, permitem caminhar e andar de bicicleta em um ambiente mais agradável. © 2018 Diane Cook & Len Jenshel

#5: As árvores refrescam sua vida e podem até salvá-la.

As árvores nos dão sombra –e isso é muito bom! As mudanças climáticas trazem consigo temperaturas mais altas e ondas de calor mais longas. Alguns lugares sentem o aumento de temperatura mais do que outros. Bairros muito asfaltados absorvem mais calor e podem ser de cinco a oito graus mais quentes do que os arredores. Essas áreas também permanecem mais quentes de noite, o que também prejudica nossa saúde.

Nossos vizinhos frondosos nos protegem. A sombra de uma árvore funciona como um ar condicionado natural e pode reduzir os custos de energia de nossos sistemas de refrigeração, que trabalham cada vez mais.

The rushing water of Elder Creek, with moss covered banks, as it flows into South Fork of Eel River in Angelo Reserve.
RIACHO As raízes das árvores nesta floresta também armazenam água, filtrando-a e liberando-a de volta aos cursos d'água. © Ian Shive

#6: As árvores filtram sua água, tornando-a mais limpa e confiável para consumo.

Faça um brinde pelas árvore perto de você! Na verdade, brinde também pelas árvores que estão longe, pois sua água percorreu um longo caminho até sua torneira. As árvores armazenam e filtram mais da metade do abastecimento de água.

As florestas fazem isso removendo poluentes e sedimentos das chuvas e, em seguida, liberando lentamente a água de volta aos cursos d'água e aquíferos subterrâneos. Graças às árvores, esta água tratada pela natureza se torna mais fácil e barata de processar antes de chegar na sua casa. O abastecimento de água também se torna mais estável, pois a água da chuva não vai diretamente pros rios e passa primeiro por esses filtros naturais.

Para usar todos os seus poderes, as árvores precisam de nossa ajuda.

Embora as árvores sejam resistentes, elas não são invencíveis –e precisam da nossa ajuda. Ao apoiar a The Nature Conservancy, você está ajudando a plantar mais árvores, proteger florestas primárias e restaurar florestas parcialmente desmatadas. Então, juntos, estamos ajudando nosso planeta e deixando um importante legado para nossos filhos e netos.Você pode ajudar as árvores a usar todo o seu poder plantando um futuro melhor para todos.