Notícias

Projeto no Pará aposta na capacitação e na multiplicação de informação para ajudar a alavancar a restauração florestal na Amazônia

WOPA070523_D020 WOPA070523_D020 © ©Scott Warren 2007 - Scott Warren

Com o objetivo de potencializar ações de restauração florestal na Amazônia, o projeto Multiplica Amazônia oferecerá formação técnica para agricultores familiares, produtores rurais, comunidades indígenas e populações tradicionais, como extrativistas, além de servidores públicos e técnicos de campo.  Espera-se que os participantes se tornem disseminadores do conhecimento adquirido ao longo dos cursos de capacitação, difundindo dentro de seus territórios as informações adquiridas, contribuindo assim para superar as lacunas em conhecimento e aplicação prática. Com foco inicial no Pará, o projeto deverá acontecer em outros estados da Amazônia no decorrer de sua implementação.

A iniciativa, realizada por meio da cooperação entre a Aliança pela Restauração na Amazônia, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e a The Nature Conservacy (TNC) Brasil, com recursos da Bezos Earth Fund, atuará em áreas que necessitam ser restauradas para atender ao compromisso brasileiro de restaurar 12 milhões de hectares, especialmente, em áreas que devem ser mantidas ou restauradas para garantir o equilíbrio ecológico e a legislação ambiental. 

O projeto também contará com o apoio de parceiros locais para sua implementação. "O programa se conecta diretamente a iniciativas já em andamento, como, por exemplo, com o Plano de Recomposição da Vegetação Nativa do Estado do Pará, oferecendo soluções e treinamentos específicos para fortalecer as capacidades técnicas dos agentes da restauração em territórios estratégicos dentro do Estado. Dessa forma, a iniciativa atuará como um facilitador, ampliando o impacto das ações de recuperação ambiental na Amazônia brasileira", explica Rodrigo Freire, secretário executivo da Aliança pela Restauração da Amazônia e líder de conservação de áreas privadas na Amazônia Brasileira, na TNC Brasil.

O treinamento, realizado no formato presencial e complementado por uma plataforma online, abordará temas como introdução ao Código Florestal, além de exposição e treinamento em técnicas de restauração distintas, como sistemas agroflorestais, semeadura direta, plantio total de mudas e regeneração natural assistida, além de temas relacionados à crédito de carbono, manejo integrado de fogo e empreendedorismo ligado à cadeia da restauração. A iniciativa, que acontecerá de 2025 a 2028, oferece um currículo robusto de treinamento de restauração focado na Amazônia e que poderá ser aplicado em todo o bioma para aprimorar o conhecimento técnico e ampliar o impacto dos esforços de restauração. No caso das Terras Indígenas, a construção de metodologias de ensino contará com apoio da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com os povos envolvidos, a partir das necessidades e determinações deste grupo. 

A TNC Brasil, em parceria com a Bezos Earth Fund, atuará no desenho do projeto, em parceria com a Aliança pela Restauração da Amazônia e da própria SOBRE, e na definição do plano de implementação das ações, em colaboração com as comunidades. A organização também será responsável pela gestão executiva do projeto, oferecendo suporte financeiro, administrativo e jurídico, além de apoio técnico. Seu papel inclui ainda garantir a conformidade dos processos, a elaboração de relatórios técnicos e financeiros, e a condução das atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas e com o plano de trabalho.

A Aliança pela Restauração da Amazônia, coletivo com mais de 160 membros na Amazônia brasileira, assumirá a liderança e coordenação do projeto, enquanto a SOBRE, que é composta por mais de 500 associados, será responsável pela implementação da plataforma online Dispersar.  A TNC Brasil atua como a instituição responsável pela gestão executiva do projeto, oferecendo suporte financeiro, administrativo e jurídico, além de apoio técnico, garantindo a conformidade dos processos, a elaboração de relatórios técnicos e financeiros, e a condução das atividades de acordo com as diretrizes estabelecidas e plano de trabalho. Com o objetivo de ampliar e facilitar o acesso ao conhecimento, a ferramenta oferecerá uma biblioteca virtual com conteúdos sobre restauração de ecossistemas. O programa Dispersar, que já capacitou mais de 500 pessoas na Mata Atlântica, será agora expandido para a Amazônia. 

"Esta parceria entre SOBRE, Aliança pela Restauração na Amazônia, TNC Brasil e Bezos Earth Fund marca um momento decisivo para o Dispersar, que é um programa ainda jovem e em processo de consolidação. Com a SOBRE à frente da plataforma digital e a Aliança liderando as atividades em campo, vamos estruturar uma equipe dedicada aos treinamentos e, com isso, expandir significativamente nossa capacidade de formação. O apoio estratégico da TNC, somado ao financiamento do Bezos Earth Fund, permite que esse conhecimento chegue de forma prática a agricultores familiares, povos indígenas, comunidades tradicionais e gestores públicos", destaca Natalia Guerin, gerente de projetos da WeForest e atual Coordenadora do Dispersar.

"Desde o início, o programa foi projetado para suprir a lacuna de conhecimento em locais estratégicos da região, complementando as ações que já estão em andamento na agenda de restauração. Temos um escopo bem definido, com metas claras, territórios delineados e papéis bem estabelecidos para cada organização", conclui Rubens Benini, diretor de Florestas e Restauração da TNC Brasil.