Um viveiro na Bahia, Brasil, onde a TNC obtém mudas de árvores nativas para restaurar a Mata Atlântica
RESTAURAÇÃO Um viveiro na Bahia, Brasil, onde a TNC obtém mudas de árvores nativas para restaurar a Mata Atlântica © Adriano Gambarini

Notícias

Discutindo inclusão social e produtiva para a restauração

Conferência reuniu mais de 500 especialistas para construir uma visão compartilhada para a implementação da Década da Restauração.

Entre 8 e 11 de novembro aconteceu a III Conferência da Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE), a SOBRE2020, junto com o I Seminário Brasileiro de Sementes Nativas. O evento estava previsto para acontecer em 2020, presencialmente em Cuiabá, porém foi adaptado para um formato totalmente virtual em 2021. A programação contou com estandes virtuais de organizações e empresas parceiras da SOBRE, além de simpósios e sessões para apresentação de trabalhos de pesquisa.

Neste ano o evento destacou especialmente as possibilidades de promover a inclusão social que a cadeia da restauração pode ajudar a promover. Em áreas marcadas pela degradação ambiental, em alguns casos improdutivas, as atividades como a coletas de sementes, produção de mudas e assessoria técnica, entre outras, que fazem parte dessa cadeia, são oportunidades de geração de renda e melhoria da qualidade de vida da população local. O tema “inclusão social e produtiva na década da Restauração Ecológica”, ainda reforça a urgência para alcançar objetivos concretos para fortalecer a restauração na escala necessária para combater às mudanças climáticas e proteger a biodiversidade.

A The Nature Conservancy foi uma das patrocinadoras do evento, além de participar com um estande virtual em parceria com a Coalizão Brasil Clima, Floresta e Agricultura. Também foram apresentados trabalhos sobre iniciativas e projetos da TNC e parceiros para alavancar a restauração florestal no Brasil, como o Observatório da Restauração e Reflorestamento e o Portal da Mantiqueira. A TNC também participou de sessões e palestras sobre o Plano Conservador da Mantiqueira, o uso de sensoriamento remoto para o monitoramento de projetos de restauração.

Quote: Julia Mangueira

Como integrar a produtividade de áreas agrícolas às práticas de conservação e recuperação da biodiversidade, envolvendo diferentes setores da sociedade é o nosso grande desafio atual.

Vice-Gerente de Agricultura TNC BRASIL

Rubens Benini, Líder de Florestas e Restauração da TNC na América Latina, comentou a participação da organização na SOBRE, reforçando a importância da restauração no mundo. “Mais uma vez a TNC participou de forma muito enérgica, incisiva e efetiva, apresentando vários trabalhos e participando de seminários onde a gente pôde discutir o tema da restauração ecológica e a sua importância não apenas para o Brasil, mas para a agenda global de combate às mudanças climáticas, qualidade de água, geração de empregos e todos os outros co-benefícios da restauração”. Rubens foi mediador da plenária "A restauração ecológica e a bioeconomia", reforçando a importância dos mercados dos produtos gerados nas florestas.

“Como articular os elos da cadeia da restauração, e como integrar a produtividade de áreas agrícolas às práticas de conservação e recuperação da biodiversidade, envolvendo diferentes setores da sociedade é o nosso grande desafio atual”, afirmam Julia Mangueira e Juliana Freire, da EMBRAPA, que presidiram a organização desta edição da SOBRE.