Árvore Angelim Ferro Amazônico em meio a floresta.
ÁRVORE NA NOITE Árvore em rio de Iranduba - AM. © Francisco Júnior/TNC Photo Contest 2019

Notícias

Dia da Árvore

Um dia para conscientizar sobre a importância da proteção das florestas

O Dia da Árvore foi criado no Brasil em 1965, para conscientizar sobre a importância das árvores, inclusive para a permanência da vida humana no planeta. O dia escolhido foi a data que marca o início da primavera.

Plantas, algas e árvores são essenciais para a manutenção da vida na terra, pois através da fotossíntese, transformam gás carbônico, em oxigênio. As árvores, além de oferecerem abrigo e sombra para outras espécies, garantem a manutenção da biodiversidade, diminuem a temperatura local, assim como ajudam a abastecer os lençóis freáticos com água e reduzem ruídos em grandes cidades. Elas têm a capacidade de absorver carbono da atmosfera e, por isso, as florestas têm um papel essencial na regulação do clima, absorvendo o CO2, um dos principais gases causadores do aquecimento global, que é uma das maiores ameaças para a manutenção da vida no planeta. Segundo o relatório do IPCC, da Organização das Nações Unidas, se mantivermos o ritmo de emissões de gases de hoje, até 2040 a terra aumentará sua temperatura média global em mais de 1,5oC, o que pode aumentar significativamente catástrofes e desastres naturais, além de seca e prejuízos econômicos.

As árvores também colaboram para garantir a qualidade e quantidade do abastecimento de água. As mata ciliares, nas margens de rios e nascentes, ajudam a evitar a erosão do solo que, quando acontece, carreia sedimentos que comprometem a qualidade da água. Além disso, oferecem alimento e matéria prima para as mais variadas indústrias, sendo essencial para a economia. 

Plante uma árvore!

Com apenas R$20 você ajuda a fortalecer a restauração florestal no Brasil.

Doe Árvores

Neste Dia da Árvore, você pode mostrar o seu amor pela natureza contribuindo para fazer uma nova árvore crescer na Amazônia, Mata Atlântica ou Cerrado. Assim você ajuda a fortalecer a restauração florestal junto com o Restaura Brasil. Com apenas R$20 você doa uma árvore.