VISTA AÉREA DE SÃO FÉLIX DO XINGU
DESAFIO BAIN VISTA AÉREA DE SÃO FELIX DO XINGU © ©Haroldo Palo Jr.

Notícias

Desafio Estratégico fomenta a inovação para conservação na edição 2022

Uma das maiores competições universitárias de construções de cases de negócios da América Latina chega a sua 15ª edição com a participação da TNC

O Desafio Estratégico, uma das maiores competições universitárias de construções de cases de negócios do continente, em 2022 vai fomentar a inovação para o desenvolvimento de ações de conservação. O programa deste ano será realizado em parceria com a The Nature Conservancy (TNC), organização sem fins lucrativos referência na atuação da conservação do meio ambiente, e terá como tema principal a sustentabilidade aliada ao uso de ferramentas digitais no desenvolvimento de negócios.

Em sua 15a edição, o Desafio Estratégico terá suas inscrições abertas entre os dias 21/03 e 24/04. O objetivo principal é proporcionar a estudantes universitários a vivência real do trabalho em uma consultoria estratégica. Os participantes receberão um business case real, com o objetivo de aumentar a produção agropecuária no estado do Pará, um dos locais mais importantes para a conservação ambiental no mundo e, ao mesmo tempo, reduzir o desmatamento naquele estado. Com a orientação de profissionais experientes da consultoria, os estudantes trabalharão em grupos para encontrar soluções e apresentá-las à banca avaliadora.

A edição deste ano também terá como novidade a participação de pelo menos um membro diverso (mulheres, LGBTQIA+, PcD ou pessoas negras) nos times. Cada equipe será formada por até quatro membros. A edição 2022 ‘do Desafio Estratégico reforça o compromisso da consultoria em não apenas investir em novas competências e inovação a partir do uso de ferramentas digitais, mas também priorizar sua atuação em projetos de consultoria e gestão estratégica em prol da diversidade e do desenvolvimento sustentável.

Neste ano a competição será voltada para data science em duas etapas. Na primeira, os grupos terão que solucionar um desafio criando um modelo preditivo e aplicando-o em dados reais, como os fornecidos pela iniciativa Mapbiomas, que monitora a cobertura e uso do solo no Brasil. Já na etapa final, os grupos apresentarão uma recomendação estratégica ao time da Bain e parceiros, entre eles, a TNC Brasil. Tudo isso levando em consideração aspectos que respeitam as melhores práticas de sustentabilidade e de preservação ao meio ambiente.

Quote: Rodrigo Spuri

O Desafio Estratégico ajudará a jogar luz sobre este problema sistêmico da Amazônia, ao mesmo tempo em que proporciona a jovens estudantes a oportunidade de unirem esforços para desenvolverem soluções.

Diretor de Conservação da TNC Brasil.

De acordo com Lucas Brossi, sócio da Bain & Company, o Desafio Estratégico sempre teve como foco principal promover oportunidades para que os estudantes universitários possam lidar com problemas de negócios de alta complexidade, apresentando soluções criativas e de alto impacto. "Nesta edição iremos propor aos participantes que construam cases de negócios que estejam alinhados aos desafios prementes da sociedade atual, especialmente no respeito e preservação do meio ambiente", afirma. "Isso aliado ao uso de ferramentas tecnológicas de analytics, programação e uso intensivo de dados, uma demanda cada vez mais crescente nos projetos desenvolvidos pela Bain para seus clientes", explica.

“A Amazônia é chave para regulação climática global, sendo fundamental para as regiões produtoras de grãos e pecuária no continente sul-americano, tais como o centro-oeste e sudeste brasileiros, Argentina e Paraguai. No entanto, este bioma, tão importante também para a biodiversidade, está cada vez mais ameaçado pelo crescente desmatamento e atividade ilegais. O estado do Pará, onde focamos grande parte de nossa atuação na Amazônia, foi responsável historicamente por 40% do desmatamento no bioma. O Desafio Estratégico ajudará a jogar luz sobre este problema sistêmico da Amazônia, ao mesmo tempo em que proporciona a jovens estudantes a oportunidade de unirem esforços para desenvolverem soluções que contribuam para uma economia de baixo carbono, valorizando a floresta em pé e as populações que ali vivem”, diz Rodrigo Spuri, Diretor de Conservação da TNC Brasil. 

Para realizar as inscrições e saber mais sobre o regulamento e as etapas do Desafio Estratégico, os alunos interessados devem formar grupos de três ou quatro pessoas e fazer a inscrição no site  www.desafioestrategicobain.com entre os dias 21/03 e 24/04. Alunos de graduação de todas as universidades e cursos podem participar.