Notícias

TNC lança estudo sobre potencial de carbono na Amazônia e no Cerrado e seu papel no financiamento da soja e pecuária

Estratégias que geram benefícios em redução de emissões e sequestro de carbono podem ser monetizadas para o produtor rural e acelerar a implementação

Vista aérea de produção de soja.
PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO Área de Preservação Permanente em propriedade rural de Lucas do Rio Verde-MT. © Aline Leão/TNC

Em meio aos importantes debates e expectativas sobre as normas e o funcionamento do mercado de carbono que foram parte da agenda dos líderes mundiais na COP27, a The Nature Conservancy (TNC) Brasil lança estudo sobre o tema.

Intitulado “Opções para alavancar o financiamento para a produção de soja e carne bovina sem desmatamento via carbono na Amazônia e no Cerrado”, o estudo avaliou as diferentes estratégias de agricultura sustentável, os benefícios do carbono e os mecanismos de monetização de carbono para identificar quais as opções mais promissoras para Amazônia e Cerrado.

Segundo a especialista para Financiamento em Agricultura e Carbono da TNC Brasil, Fernanda Rocha, o setor agrícola oferece uma das maiores oportunidades para a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) por meio de uma combinação de fatores que incluem deter o desmatamento, restaurar a vegetação nativa e implementar práticas de agricultura regenerativa. Foi analisado o potencial de mitigação de cada uma dessas vias, a viabilidade técnica do instrumento de monetização do carbono e os custos de implementação associados.

“Em termos de benefícios, evitar o desmatamento se mostrou o meio mais custo-efetivo para reduzir as emissões em larga escala. Não apenas pelo grande potencial por hectare, mas também pela existência de metodologias e viabilidade técnica de implementação. Já a restauração da vegetação nativa tem um alto potencial de mitigação e a recuperação de pastagens para soja e sistemas integrados lavoura-pecuária geram benefícios tangíveis de carbono no solo e têm potencial de escala. “As estratégias de incremento de carbono no solo, por meio de melhores práticas agrícolas devem ser potencializadas, mas é importante associá-las ao componente florestal para uma melhor viabilidade na monetização do carbono”, explica a especialista.

O estudo traz recomendações de esforços para acelerar o investimento e a implementação de estratégias para uma agricultura regenerativa com benefícios climáticos:

  • Maior foco deve ser colocado em iniciativas agrícolas, dentro de programas climáticos jurisdicionais e nacionais, para apoiar e recompensar projetos que encorajem a conversão evitada de vegetação natural, incluindo expansão da agricultura regenerativa em pastagens e intensificação sustentável da pecuária.
  • Maior esforço deve ser investido para criar projetos de carbono agrupados para incentivar os agricultores a não expandir a produção sobre áreas de vegetação nativa
  • Empresas e agricultores podem continuar a medir e monetizar os benefícios de carbono do solo, mas devem considerar incluir em seus programas medidas para evitar o desmatamento e restaurar a vegetação nativa para aumentar o impacto do carbono e a relação custo-benefício da monetização dos benefícios. Ainda existem desafios metodológicos e de monitoramento do carbono no solo que deverão ser superados nos próximos anos.
  • A restauração da vegetação nativa deve ser expandida e, para torná-la mais atrativa economicamente, o investimento inicial necessário pode ser suportado pela integração da restauração em programas com forte economia subjacente – como -sistemas agrossilvipastoris e intensificação sustentável da pecuária. A restauração é muitas vezes necessária para que os agricultores desses programas cumpram o Código Florestal.

É necessário esclarecer pontos positivos e negativos das opções de monetização, como compensações via mercado voluntário de carbono, programas de redução de emissões Escopo 3 (emissão indiretas que ocorrem na cadeia de valor das empresas) e abordagens jurisdicionais, ao associá-las às estratégias de conservação. Ao direcionar a expansão agrícola para áreas já abertas, promover a intensificação sustentável da pecuária, atuar para a proteção e restauração da vegetação nativa, a monetização do carbono é uma oportunidade de alavancagem de recursos para fortalecimento da produção de soja e carne livre de desmatamento.

“O estudo realizado pela TNC avaliou as potencialidades e entraves dessas diferentes estratégias e caminhos de monetização, a fim de identificar as oportunidades para mensuração e monetização do carbono mais promissoras para acelerar e expandir o investimento para a produção de soja e carne livre de desmatamento, contribuindo para a adoção de práticas sustentáveis no Cerrado e na Amazônia brasileira”, conclui Fernanda.

Download

Discutindo o financiamento das cadeias de soja e pecuária

Faça o download da publicação "Opções para alavancar o financiamento para a produção de soja e carne bovina livre de desmatamento"

Baixar download in english