Notícias

A jornada de um peixe conectando a Amazônia

Documentário mostra como a migração da dourada está relacionada com as comunidades locais e a conservação dos rios e florestas

alterar
JORNADA DOURADA Pescadores com o peixe Dourada em Soure - Marajó - 2022 © Ana Guzman
Jornada Épica Trailer do documentário que destaca a importância da conservação dos rios para a biodiversidade e as comunidades da Amazônia.

 

É comum ouvirmos falar que a Amazônia é a maior floresta tropical do planeta, mas a bacia hidrográfica do Rio Amazonas, a Bacia Amazônica, também é a maior do mundo. Só o Rio Amazonas (por coincidência, o maior do mundo) tem uma extensão 6.992 kms. Mesmo sem somar a extensão de seus tributários que formam a bacia, já é uma distância que deixaria qualquer piloto de rally assustado. Mas, de acordo com os cientistas, a dourada (brachyplatystoma rousseauxii) é uma espécie de peixe que percorre toda a bacia Amazonas. Um feito impressionante que traz junto um processo evolutivo de adaptação às diferentes condições ao longo de toda a região.

“A dourada é a espécie de água doce com a maior distância de migração conhecida, da cabeceira ao delta do rio Amazonas para se alimentar e depois percorrer outros 5 mil quilômetros", detalha Paulo Petry, Cientista Sênior TNC na América Latina.

Por percorrer tantos quilômetros, a dourada funciona como indicador biológico das condições da bacia. “Desmatamento ou poluição, por exemplo, podem alterar a migração da dourada”, explica o cientista.

O documentário “Jornada Épica, a migração da dourada conectando vidas na Bacia Amazônica”, foi dirigido por Benjamín Soto e Cristóbal de Alba, com apoio da The Nature Conservancy (TNC), e destaca a relação da migração com o rio, as comunidades e as florestas. O lançamento oficial será em julho, mas o trailer do documentário sobre a migração da dourada já está disponível e foi lançado em um evento global realizado em comemoração ao Dia Mundial dos Peixes Migratórios, celebrado em 21 de maio.

No filme, Soto e Alba abordam a migração da dourada pelos rios amazônicos e mostram a importância do peixe e as conexões ao longo da maior bacia hidrográfica do mundo, ressaltando a necessidade da conservação da água doce da Amazônia. Além disso, ao longo de todo o rio, a dourada conecta histórias e comunidades, sendo fonte de sustento de muitas famílias ribeirinhas e movimentando a economia.

 

 

Conservação em parceria com as comunidades

Além de mostrar a migração da dourada e sua importância como indicador biológico e fonte de subsistência, o documentário também mostra como a conservação dos rios é fundamental para a qualidade de vida e a economia das comunidades ribeirinhas.

No Brasil, foram entrevistados representantes de comunidades paraenses na Bacia do Tapajós e em Soure, que têm vivenciado as transformações dos rios nos últimos anos e trabalhado pela sua conservação.

Nas comunidades de Suruacá, Aracampina e várias outras da Bacia do Tapajós, o projeto Águas do Tapajós, com o apoio da TNC, tem contribuído para o ampliar o conhecimento sobre o uso sustentável dos recursos aquáticos e a conservação da biodiversidade de água doce na região, por meio do monitoramento participativo e apoio às comunidades ribeirinhas em sua organização, governança e gestão comunitária.

Já Soure, na Ilha do Marajó, que já foi um importante polo de pesca de dourada no passado, hoje movimenta a sua economia pesqueira com outras espécies de peixe, devido ao baixo volume de pesca de dourada na região, hoje demarcada pela Reserva Extrativista Marinha de Soure.