Notícias

7 músicas sobre mudanças climáticas

Ouça com atenção e você vai encontrar uma mensagem sobre o nosso planeta.

Dia de sol em área verde
E. Lucy Braun Lynx Prairie The sun shines bright over the E. Lucy Braun Lynx Prairie Preserve in summer. © Randall L. Schieber

A música faz parte da experiência humana desde que a cultura existe. As canções nos divertem, nos conectam com os outros e nos ajudam a expressar algo de uma forma que outros meios não conseguem.

Os artistas sempre encontraram inspiração criativa nos eventos de suas épocas. E, nossos tempos, para citar Bob Dylan, estão mudando ("the times they are a-changin").

Várias gerações de artistas viveram e cresceram em uma era de mudanças climáticas sem precedentes. Não é à toa que as crescentes enchentes, poderosas tempestades e temperaturas mais altas aparecem cada vez mais nas músicas da atualidade.

De Luiz Gonzaga a Billie Eilish, a seguir listamos algumas canções com alusões sutis (e não tão sutis) à conservação ambiental e aos impactos das mudanças climáticas. 

7 músicas sobre as mudanças climáticas

1. Despite Repeated Warnings, Paul McCartney

Despite Repeated Warnings Paul McCartney

Sir Paul McCartney está tentando nos ajudar a prestar atenção.

O ex-Beatle implora ao ouvinte para prestar atenção aos aviisos, pensando nas altas temperaturas, incêndios e tempestades. São perigos que estamos enfrentando por causa da falta de ação.

A música termina de uma forma esperançosa, destacando que a mudança e o progresso dependem da vontade das pessoas.

 

2. Asa Branca, Luiz Gonzaga

Asa Branca Luiz Gonzaga

Lançada em 1947, a canção mais conhecida de Luiz Gonzaga se tornou um verdadeiro hino da população sertaneja do nordeste brasileiro, refletindo sobre o impacto das variações do clima na região na vida das pessoas.
 
A música fala sobre o impacto da falta de chuvas  para a produção agrícola e pecuária, e como as variações climáticas refletem no êxodo rural.

"Que braseiro, que fornaia'
Nehum pé de prantação'
Por farta' d'água perdi meu gado
Morreu de sede meu alazão"

3. ¿Dónde jugarán los niños?, Maná

¿Dónde jugarán los niños? Maná

É possível sentir a paixão na voz de Fher quando ele fala sobre a infância de seu avô, brincando entre árvores e um rio limpo. Este clássico do rock latino olha para o passado e lança uma pergunta para as gerações futuras sobre como estamos vivendo e tratando o mundo. 

"¿En dónde jugarán?
Se está pudriendo el mundo
Ya no hay lugar".

 

4. Sá e Guarabyra, Sobradinho

Sobradinho Sá e Guarabyra

O clássico de Sá e Guarabyra lançado em 1977 foi composta para protestar contra a construção da usina hidrelétrica de Sobradinho, na Bahia. A barragem construída no Rio São Francisco criou um lago de mais de 4 mil Km² que inundou áreas urbanas da região.

O marcante refrão da música traz uma reflexão sobre as transformações na natureza, com base na profecia do líder religioso Antônio Conselheiro, que no século XIX disse "o sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão".

"O sertão vai virar mar, dá no coração
O  medo que algum dia o mar também vire sertão"

As novidades da TNC direto no seu email

Receba nossas notícias, artigos e estudos.

Cadastre-se

5. Feels Like Summer, Childish Gambino

Feels Like Summer Childish Gambino

Childish Gambino é o nome artístico do criativo e multifacetado Donald Glover, nominado ao Grammy por "Feels Like Summer".
 
Esta canção de R&B tem um estilo descontraído e leve, mas não deixe que isso lhe distraia do significado de sua letra recheada de temática ecológica.

"Air that kill the bees that we depend upon
Birds were made for singing
Waking up to no sound…"

Glover nos convida a parar e questionar o que vem acontecendo com o aumento das temperaturas do verão e com os animais aos quais nos acostumamos.


6. How Far I'll Go, Alessia Cara

How Far I'll Go Alessia Cara

Alessia Cara canta essa música em Moana, o aclamado filme de animação da Disney sobre uma jovem polinésia em uma missão para trazer de volta uma pedra preciosa relacionada com a deusa Te Fiti.

Esta música explora o crescimento pessoal, a descoberta e uma identidade moldada pela água. O nome de Moana significa grande corpo de água em maori, uma língua polinésia.

A família e a comunidade de Moana representam os povos indígenas que chamam a ilha de lar. O filme e a música ajudam a conscientizar sobre as comunidades indígenas que estão cada vez mais vulneráveis ao aumento do nível do mar e às tempestades cada vez mais destrutivas. As mudanças climáticas não só ameaçam seus lares, mas também suas culturas, que são construídas com base nesses lugares.

7. all the good girls go to hell, Billie Eilish

all the good girls go to hell Billie EIlish

A premiada cantora e compositora Billie Eilish e seu irmão, o produtor musical Finneas O'Connell, coescreveram e produziram essa canção que realmente traz as mudanças climáticas à tona.

A letra aborda as consequências concretas das mudanças climáticas ao declarar que "as colinas queimam na Califórnia" e "quando as águas começam a subir".
Eilish essencialmente denuncia a humanidade por seu abuso da Terra e expressa sua frustração com a falta de atenção e ação.

Fique atento a mais músicas

Seja de forma independente ou em grandes gravadoras, artistas de diferentes gêneros estão abordando as mudanças climáticas e seu impacto.

Através de seus videoclipes, as pessoas estão prestando mais atenção e aprendendo sobre os efeitos da ação humana no mundo atual e suas consequência para as gerações futuras.

Da próxima vez que ouvir um artista, preste atenção às mensagens sobre o meio ambiente e a conservação da Terra.