Novas parcerias. Henrique Bracale, da TNC, na reunião de entrega dos Projetos Individuais de Propriedades de Joanópolis-SP. © Prefeitura de Joanópolis

Notícias

Novas áreas para conservação e restauração em Joanópolis-SP

Em parceria com o município, a TNC elabora projetos de adequação ambiental de propriedades rurais para conservação de mananciais da região.

No último dia 4 de março, aconteceu em Joanópolis-SP a reunião de entrega dos primeiros 23 primeiros Projetos Individuais de Propriedade (PIPs) do Programa Municipal Produtor de Água de Joanópolis, criado por lei municipal em 2019. Os PIPs são o resultado de uma primeira fase de mobilização de proprietários rurais e prospecção de áreas prioritárias para conservação e recuperação de mananciais na região.

Para a elaboração dos projetos foram levantadas as demandas de cada uma das propriedades rurais, em conjunto com seus proprietários, verificando a necessidade de restauração ecológica em Áreas de Preservação Permanente (APPs), analisando os fragmentos florestais existentes que podem ser conservados e demandas de saneamento rural nas 23 propriedades. Dessa forma, os PIPs contêm todas as ações de adequação das propriedades que os proprietários aceitaram receber através do Programa. A elaboração dos projetos foi coordenada pela The Nature Conservancy (TNC), em parceria com a prefeitura de Joanópolis.



O reunião para a entrega dos PIPs contou com a presença de Henrique Bracale, Especialista em Conservação da TNC, além dos secretários municipais João Henrique Ferreira da Silva, da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, e Waldecir Moraes, da Secretaria de Administração e Finanças.

A parceria com proprietários rurais é uma parte essencial do trabalho para garantir a conservação e recuperação de bacias hidrográficas. “Todas as intervenções propostas para a conservação de uma bacia hidrográfica vão acontecer dentro de uma propriedade rural. Por isso que a gente propõe um modelo que seja atrativo para o proprietário rural, para que ele possa não só adequar sua propriedade frente às exigências do Código Florestal, mas que ele também possa melhorar a disponibilidade de qualidade de água na sua área, além de aumentar a produtividade. Tudo que a gente propõe vai beneficiar não só a bacia hidrográfica, mas a propriedade e a qualidade de vida do proprietário rural”, afirma Henrique Bracale.

Com a entrega dos projetos, os parceiros do Programa Produtor de Água de Joanópolis vão prospectar os recursos necessários para execução de ações definidas em comum acordo, além de discutir as possibilidades para a implementação do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) para os proprietários rurais que aderiram ao Programa.