Cerrado
Cerrado Produção e meio ambiente em harmonia © Scott Warren

Onde Trabalhamos

Cerrado

Produção e meio ambiente em harmonia

O Cerrado é um dos maiores polos de produção de carne e soja do mundo. Com seus parceiros, a TNC está atuando para que o bioma também seja um campeão global de conservação.

Nas paisagens amplas – e lindas – do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro, atrás apenas da Amazônia, vivem milhares de espécies de animais e plantas que só existem nessa região. Também habitam o Cerrado mais de 14 milhões de pessoas, muitas das quais dependem da agricultura e da pecuária para sobreviver e ajudar a economia a crescer. A “savana brasileira” é, ainda, a caixa d’água do país: concentra as principais nascentes e alguns dos mais importantes afluentes das três maiores bacias hidrográficas da América do Sul (Amazonas, Paraguai e São Francisco).

Esse equilíbrio entre o agronegócio e o meio ambiente, porém, tem sido tenso. A expansão desordenada das atividades do campo provoca desmatamento, perda de habitats e ameaça a disponibilidade de água. Por acreditar que a atividade econômica e a conservação podem andar juntas, a TNC trabalha em parceria com governos, produtores rurais e empresas dos setores de soja e carne para tornar essas cadeias produtivas mais sustentáveis.

Um caminho que já está dando certo é testar e difundir boas práticas agrícolas e pecuárias, para que os produtores possam produzir mais nos trechos que já estão abertos e, ao mesmo tempo, ajudar as famílias a restaurar a vegetação em áreas essenciais para rios e nascentes. Outra frente de ação que tem funcionado é a articulação com empresas e associações do agronegócio, para definir compromissos abrangentes de compra e financiamento sustentável da produção, além do desenvolvimento de ferramentas tecnológicas que ajudem a cumprir esses compromissos.

Veja a seguir como a TNC está colocando a Ciência e a colaboração entre diversos atores a favor do Cerrado.

Ajude a proteger o Cerrado

Seu apoio pode contribuir para proteger a biodiversidade única da savana brasileira.