Rodovia na floresta Caminhão trafega na Rodovia BR-163, uma das mais importantes do país para escoamento da produção de grãos nos estados do Mato Grosso e Pará. © Ludus Videos

Nossas Iniciativas

Tapajós 3D

Com uma expansão crescente do agronegócio e uma diversidade de investimentos planejados em logística de transporte de cargas, energia e mineração, a bacia do Tapajós é uma nova fronteira de desenvolvimento que reproduz a dinâmica encontrada na Amazônia. Se por um lado a dimensão econômica tem oportunidades de crescer exponencialmente, as dimensões social e ambiental são negativamente impactadas resultando em perda de habitats, áreas protegidas ameaçadas de redução, comunidades indígenas sujeitas a vulnerabilidades acrescidas, conflitos agrários e sociais com perpetuação do ciclo de pobreza.

Encontrar o equilíbrio certo entre essas forças é fundamental para o desenvolvimento de uma solução sustentável para o futuro da Amazônia. A TNC acredita que esta transformação sistêmica é possível por meio da ação colaborativa construindo um modelo de desenvolvimento sustentável amplo e inclusivo.

 

Tapajós Protegendo a mais dinâmica das bacias hidrográficas da Amazônia

Quote: KAREN OLIVEIRA

O Tapajós tem uma biodiversidade sem igual, além da forte presença de indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais e com vários projetos de infraestrutura chegando. Um lugar onde tudo está acontecendo, por isso é tão único.

Gerente de Infraestrutura - TNC Brasil