Onde Trabalhamos

Mata Atlântica

A região brasileira que mais sofreu com a devastação desde os tempos coloniais e abriga a maior parte da população brasileira merece e precisa ser recuperada em larga escala

The bases of large, old growth trees on the lush green forest floor.
Riparian old-growth forest Landscape of a riparian old growth forest near Thorne Bay, Alaska. © Chris Crisman

Do Rio Grande do Sul ao Piauí, a Mata Atlântica se estende por 17 estados brasileiros e abarca cerca de 15% do território nacional, concentrando mais de 70% da população e 80% do PIB brasileiro. Sete das dez cidades mais populosas do país estão no bioma, que sofre as pressões decorrentes da expansão imobiliária, da ocupação desordenada de áreas de risco e de atividades agrícolas e industriais.

Produtores de Água Waterfall in Nazare municipality, part of the Piracicaba-Capivari-Jundia watershed that provides water to 9 million people in the Sao Paulo Metropolitan Area, Brazil. The Conservancy works to set up Water Producer Programs in Brazil's Atlantic Forest, which pay farmers and ranchers for protection and restoration of riparian areas on their lands. Trees planted through this effort bring the Conservancy closer to its goal of planting one billion trees in the Atlantic Forest. © Adriano Gambarini

A Mata Atlântica

Não é exagero dizer que a história do Brasil confunde-se com a história da devastação da Mata Atlântica. Desde o primeiro pau-brasil extraído no período colonial, o bioma cedeu lugar a culturas agrícolas que demarcaram importantes ciclos econômicos do nosso desenvolvimento, tal como o café e a cana-de-açúcar, mas que também colaboraram para que o bioma perdesse quase 90% de sua vegetação nativa. Mais do que conservar os 12% de remanescentes da Mata Atlântica, o desafio dos dias de hoje é promover a restauração em larga escala e garantir os serviços ambientais prestados pela floresta, o que inclui a produção de água que abastece os grandes centros consumidores.

 

Ajude a conservar a Mata Atlântica

Com o seu apoio, podemos continuar o trabalho para proteger a região com uma das maiores biodiversidades do planeta. Você pode doar para impulsionar o trabalho da TNC ou se inscrever para receber atualizações sobre nosso trabalho na região.

TNC Brasil na Mata Atlântica Conheça o trabalho da TNC para conservação da Mata Atlântica.

Como trabalhamos na região?

A TNC Brasil faz parte do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, movimento nacional que reúne uma rede de organizações para reflorestar 15 milhões de hectares do bioma até 2050, e escolheu a Serra da Mantiqueira como paisagem estratégica para pautar suas ações na Mata Atlântica. Já fizemos história no apoio à estruturação dos primeiros programas de pagamento por serviços ambientais (PSA) em áreas de mananciais do país, que se tornaram referência nacional e se espalharam pelo Brasil. O potencial de restauração florestal na Mantiqueira é de cerca de 1,5 milhão de hectares, divididos entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. 

O programa Conservador da Mantiqueira  (linkar) tem como foco fortalecer as políticas públicas ambientais em mais de 100 municípios, garantir capacidade técnica para a restauração e ajudar na articulação da governança local, promovendo a integração entre prefeituras, universidades e a sociedade civil. Entre os resultados, mais de 50 municípios estruturaram suas políticas ambientais e mais de 2.000 pessoas foram capacitadas em dias de campo e seminários online. 

Atenta ao desafio das mudanças climáticas, a TNC Brasil também contribui para buscar novos mecanismos financeiros que permitam a restauração das florestas na Mantiqueira, tal como projetos de crédito de carbono que geram renda para proprietários rurais engajados na restauração e conservação de mananciais, como o programa Regenera América (linkar), em parceria com o Mercado Livre. Após um diagnóstico inicial, mais de 1.300 hectares na Mata Atlântica já estão aptos para o processo de regeneração.