Apoiadores

Parceria com Disney e Avatar

Trabalhando Juntos para Manter Nossos Oceanos Incríveis

Colorful fish on a healthy reef with bright blue ocean water in the background.

Na superfície os oceanos parecem uma imensa área azul. Contudo, logo abaixo, há um caleidoscópio excepcional de cores e vida. Os oceanos são importantes para todos nós, independentemente de onde vivamos. Necessitamos deles para alimento, subsistência, laços culturais, boas recordações e até o ar que respiramos.

Avatar Keep Our Oceans Amazing logo lockup
Avatar: The Way of Water Keep Our Oceans Amazing © 2022 20th Century Studios

Avatar Keep Our Oceans Amazing

Protegendo as espécies oceânicas e seus habitats

Em comemoração a Avatar: O Caminho da Água, a The Nature Conservancy (TNC) fez uma parceria com a Disney e a Avatar para proteger 10 animais extraordinários dos nossos oceanos e seus habitats, inseridos na beleza de Pandora. Juntos, podemos manter nossos oceanos incríveis e ajudar a TNC a proteger 10% dos oceanos até 2030.

Photo of coral reef
Underwater exploration A diver explores a hard coral reef with Anthias and Damsels in the shallow waters off Amed (Jemeluk) near Bali, Indonesia. © Jeff Yonover

Conheça 10 espécies incríveis dos nossos oceanos

Disney e Avatar estão apoiando a TNC na proteção dos nossos oceanos, incluindo 10 animais extraordinários e seus habitats que refletem a abrangência e a beleza de nossos oceanos que, assim como as águas de Pandora, nos unem.

These whales are easily recognized by their smiling appearance, white coloring and large frontal prominence.
Beluga Essas baleias são facilmente identificáveis por sua aparência sorridente, coloração branca e grande proeminência frontal. © Tengyart on Unsplash

Beluga

Também chamada baleia branca, sua coloração incomum faz da beluga uma das mais diferenciadas entre todas as baleias. As belugas são extremamente sociáveis e vivem em pequenos grupos denominados baleais. Essas comunicadoras por voz encontram-se em geral nas águas costeiras do Ártico.

Aerial shot of blue whale and calf in ocean.
BALEIA AZUL E FILHOTE foto aérea de baleia azul e filhote no oceano. © Fernando O'Farrill/TNC Photo Contest 2022

Baleia azul

O maior animal de que se tem notícia, a baleia azul pesa cerca de 200 toneladas. Os adultos comem até quatro toneladas de krill por dia e vivem até 90 anos. Esses gigantes emblemáticos são importantes para a saúde do oceano, pois distribuem nutrientes à medida que se alimentam.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR A BELUGA E A BALEIA AZUL:

  • Compre produtos locais. As colisões com navios são uma importante causa de fatalidades com as baleias. Saber de onde os produtos vêm e escolher aqueles que sejam fabricados localmente pode evitar o excesso de transporte por mar.
  • Siga as Diretrizes para proteção das baleias e outros animais marinhos da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA). As diretrizes instruem os observadores de baleias a manter distância delas. Não é permitido perseguir ou molestar animais, impedindo seu direito de ir e vir, tocar e alimentar os animais.
  • Descarte adequadamente a linha de pesca usada em um recipiente destinado à reciclagem ou lata de lixo. Sua marina local, ponto de acesso para pesca ou loja de material de pesca pode ter recipientes destinados à reciclagem de linha de pesca.
Jumping Humpback Whale
baleia jubarte pulando Uma baleia jubarte invadindo a costa da Califórnia. © gudkovandrey - stock.adobe.com

Tornar o mar mais seguro para as baleias

Saiba mais sobre o trabalho colaborativo da TNC para reduzir uma das ameaças mais perigosas às baleias: o emaranhamento nas artes de pesca.

Hawksbill sea turtle swimming in Seychelles.
TARTARUGA MARINHA DE SEYCHELLES Tartaruga-de-escamas nadando em Seychelles. © BlueOrange Studio

Tartaruga-de-escamas

Esta tartaruga passa grande parte do seu tempo em lagoas e recifes de coral. Alimenta-se de esponjas abrindo espaço para que os corais se desenvolvam. Elas mantêm populações de águas-vivas sob controle e alimentam-se de muitos outros invertebrados. Mais de 100 espécies podem viver no casco de uma tartaruga marinha. Saiba mais sobre a tartaruga-de-escamas.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR A TARTARUGA-DE-ESCAMAS

  • Saiba como identificar e evitar comprar produtos feitos do casco da tartaruga-de-escamas, também conhecido como “carapaça de tartaruga”. Apesar de ilegais, os produtos fabricados com cascos de tartaruga-de-escamas ainda são comercializados em muitos países da América Central e Sudeste da Ásia.
  • Preste atenção nas nossas amigas tartarugas! A tartaruga-de-escamas e outras tartarugas marinhas podem ficar feridas em colisões com embarcações, como lanchas e jet skis.
  • Caso veja tartarugas marinhas, nunca as alimente ou tente fazer isso - é prejudicial e ilegal - nem perturbe tartarugas marinhas em reprodução, ninhos ou recém-nascidos.
  • Mantenha as praias de nidificação sem iluminação e protegidas para as tartarugas marinhas. Desligue, tampe ou redirecione as luzes visíveis da praia. As luzes desorientam as tartarugas marinhas recém-nascidas e desestimulam as fêmeas de desovar na praia.
Manatees body surfing and barrel rolling as they play at the Three Sisters Spring wintering site in Crystal River, Florida.
CAMBALHOTAS DOS PEIXES-BOI Peixes-boi surfam e rolam enquanto brincam na área de invernada de Three Sisters Spring, em Crystal River, na Flórida. © Carol Grant

Peixe-boi-marinho

O peixe-boi marinho era confundido com uma sereia por marinheiros europeus. Os peixes-boi marinhos são primordialmente herbívoros. Alimentam-se por até oito horas por dia, consumindo cerca de 4% a 9% do seu peso corporal por dia (até 50 kg)! Saiba mais sobre os peixes-boi marinhos da Flórida e como os estamos protegendo.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR O PEIXE-BOI MARINHO

  • Tenha um gramado ou quintal ecológico. Minimize o uso de fertilizantes e produtos químicos nos seus gramados, pois esses produtos transformam-se em uma corrente tóxica que escoa para os oceanos. O excesso de fertilizantes pode causar um crescimento exagerado de algas, o que consome oxigênio da água e bloqueia a luz solar de que os sargaços e outros vegetais apreciados pelos peixes-boi necessitam.
  • Feche a torneira. Com o uso crescente de água limpa, os mananciais e aquíferos, refúgios para os peixes-boi e outras espécies raras, estão diminuindo. A economia de água pode ajudar a salvar os peixes-boi, oferecendo-lhes locais seguros para repousar e mais espaço para se movimentar.
  • Preste atenção nas nossos amigos peixes-boi! Os peixes-boi podem ficar seriamente feridos em colisões com embarcações, como lanchas e jet skis. Lembre-se desses gigantes gentis quando estiver se divertindo nas águas mornas que compartilhamos.
A Day in the Life of a Baby Sea Turtle (1:46) Scurry along the sand of the Solomon Islands as a baby Hawksbill sea turtle, and learn how The Nature Conservancy and local heroes are protecting these endangered creatures throughout their entire life cycle.
Mangrove in the shallow coastal salt flats of Warderick Wells Cay in the Bahamas Exuma Cays Land & Sea Park.
MANGUEZAL Manguezal nas águas rasas salgadas da costa de Warderick Wells Cay em Exuma Cays Land & Sea Park, nas Bahamas. © Mark Godfrey/TNC

Manguezais

Artistas mestres da sobrevivência, heróis do clima e berçário da natureza, os manguezais oferecem habitat e abrigo para mais de 3.000 espécies de peixes, podem armazenar de 3 a 5 vezes mais carbono por área do que as florestas tropicais de montanha e proporcionam a subsistência de mais de 120 milhões de pessoas. Leia sobre os benefícios dos manguezais - e como eles podem ser salvos.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR OS MANGUEZAIS

  • Você pode fazer uma doação diretamente para nosso programa Plantar um Bilhão de Árvores para nos ajudar a reflorestar habitats críticos, como os manguezais ao longo da costa do Quênia.
  • Procure frutos do mar sustentáveis como alternativa ao camarão cultivado em habitat de manguezal. Procure o logotipo do Conselho de Manejo Marinho (MSC) azul na embalagem para identificar frutos do mar sustentáveis, capturados em estado selvagem. Uma parte significativa de habitats de manguezais foi perdida quando áreas costeiras foram convertidas em fazendas de camarão. Suas opções responsáveis de alimentos podem fazer a diferença na proteção do nosso habitat global de manguezais.
  • Viaje de forma responsável. Ao visitar manguezais, fique nas passagens designadas, não colete conchas ou plantas, respeite a vida selvagem e descarte seu lixo adequadamente.
Manta rays gliding across the sandy flats on the inside of the Ningaloo reef
SÉQUITO DE ARRAIAS MANTAS Mantas deslizando entre as superfícies arenosas no interior do recife de Ningaloo. © Lewis Burnett/TNC Photo Contest 2021

Arraia Manta

Extremamente inteligentes e muito ameaçadas, as arraias mantas podem ter uma envergadura de até 9 metros. Manta significa cobertor ou capa em espanhol e quando se alimentam, essas mantas nadam com a boca muito aberta para absorver plâncton e krill.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR A ARRAIA MANTA

  • Mãos à obra para proteger a saúde dela! Se você mergulhar, não toque nas arraias mantas, pois isso pode destruir valiosas camadas protetoras que impedem infecções.
  • Preste atenção nas nossas amigas arraias mantas! As mantas e outras arraias podem ser feridas em colisões com embarcações, como lanchas e jet skis. Lembre-se delas quando estiver se divertindo nas águas que compartilhamos.
  • Descarte adequadamente a linha de pesca usada em recipiente destinado à reciclagem ou lata de lixo. Sua marina local, ponto de acesso para pesca ou loja de material de pesca pode ter recipientes destinados à reciclagem de linha de pesca. 
Princess Parrotfish feeding on algae in Samana Bay.  Samana Bay is situated in the northeastern corner of the Dominican Republic and is one of the largest estuaries in the Caribbean.  It is fed by a number of rivers including the Yuna River, the largest river in the country and it is a vital habitat for wildlife and human communities which depend upon it.
PEIXE PAPAGAIO Peixe-papagaio princesa alimentando-se de algas na Baía de Samaná, República Dominicana. © Jeff Yonover

Parrotfish

O colorido peixe-papagaio vive em recifes de corais. Os peixes-papagaio alimentam-se de algas e corais. Possuem dentes no interior da garganta com os quais trituram os pedaços de coral que se transformam em areias brancas formando lindas praias. Saiba mais sobre o peixe-papagaio.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR O PEIXE-PAPAGAIO

  • Pergunte sobre o tipo de peixe antes de fazer seu pedido e não compre peixe-papagaio nos mercados e restaurantes. Diga ao seu restaurante por que os frutos do mar sustentáveis, e o peixe-papagaio em particular, são importantes para as pessoas e para os recifes de todo o mundo.
  • Proteja os recifes de coral, habitat essencial e área de alimentação dos peixes-papagaio. Escolha protetor solar livre de corais sempre que for nadar no mar e quando visitar recifes de corais, não toque neles nem em outra forma de vida selvagem.
  • Escreva para seu conselho de gestão da pesca e assista a audiências públicas. Emita sua opinião e diga-lhes que você está interessado na preservação do peixe-papagaio.
Esta emblemática especie requiere espacios rocosos con cuevas aptas para su reproducción, y la encontramos desde Perú hasta el sur de Brasil.
LEÕES MARINHOS NO CHILE Esta espécie emblemática desfruta de habitat rochoso no litoral. © Nick Hall

Leão marinho

Os leões marinhos vivem em muitas partes do mundo e gostam particularmente de costas arenosas ou rochosas próximas ao oceano. Os leões marinhos são sociáveis, brincalhões e estão entre os mamíferos mais barulhentos. Frequentemente vistos em grupos, podem nadar em explosões de até 40 quilômetros por hora.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR O LEÃO MARINHO

  • Seja voluntário para ajudar organizações que protegem habitats litorâneos críticos, como recifes de ostras e florestas de algas, que fornecem alimento e habitat aos leões marinhos.
  • Compartilhe a costa e siga as Diretrizes da NOAA para Observação dos Mamíferos Marinhos com Responsabilidade destinadas a proteger os leões marinhos e outros animais do mar. Mantenha a si próprio e a seus animais de estimação à distância de um campo de futebol dos leões marinhos e não tente alimentá-los.
  • Informe as autoridades locais sobre animais feridos, enredados ou em apuros para que socorristas treinados possam adotar medidas e ajudar a manter você e o animal o mais seguros possível.
One of the last remaining stands of healthy staghorn coral growing abundantly in Dry Tortugas National Park in the Florida Keys.
RECIFE DE CORAIS SAUDÁVEL Um dos últimos lugares remanescentes de coral-chifre-de-veado crescendo em abundância no Parque Nacional de Dry Tortugas, em Florida Keys. © Rachel Hancock Davis/TNC

Coral chifre-de-veado

O coral-chifre-de-veado recebeu este nome por sua semelhança com chifres de cervos. São os corais que crescem mais rapidamente, de 10 a 20 centímetros por ano. Por serem de crescimento rápido, os esqueletos dos corais-chifre-de-veado são frágeis e podem ser facilmente danificados por tempestades e pela atividade humana. Saiba como a TNC está usando ciência de classe mundial para salvar recifes ameaçados antes que seja tarde demais.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR O CORAL CHIFRE-DE-VEADO

  • Escolha protetor solar livre de corais quando nadar no mar para proteger os recifes de coral contra produtos químicos prejudiciais.
  • Quando visitar recifes de corais, não toque neles nem em outra forma de vida selvagem. Mergulhe com responsabilidade para evitar contato e ruptura acidental de corais.
  • Pratique passeios de barco seguros para evitar danificar a âncora, o que pode causar a ruptura de corais. 
The Lone Whale shark // An unexpected visitor makes an appearance in the humpback whale paradise of Vava’u Tonga.
O SOLITÁRIO TUBARÃO-BALEIA Um visitante inesperado aparece no paraíso das baleias-jubarte de Vava’u Tonga. © Jono Allen/TNC Photo Contest 2021

Tubarão-baleia

O tubarão-baleia é o maior peixe vivo atualmente, alcançando, em média, entre 5,5 e 10 metros. Muitas vezes chamados de “gigantes gentis”, alimentam-se de plâncton e percorrem longas distâncias em busca desse alimento. Sua coloração branca com pintas torna-os facilmente identificáveis. Conheça o trabalho da TNC na Barreira de Corais Mesoamericana, que abriga o maior número de tubarões-baleia do mundo.

COMO VOCÊ PODE AJUDAR O TUBARÃO-BALEIA

  • Não compre produtos de tubarão, incluindo sopa de barbatana de tubarão, evite carne de tubarão ou produtos que contenham cartilagem ou óleo de fígado de tubarão. Isso reduzirá a demanda do mercado, fazendo com que as empresas parem de matar tubarões para fabricar esses produtos.
  • Se você mergulhar com snorkel ou em apneia com tubarões-baleia, não nade demasiadamente próximo nem fotografe com flash para manter os encontros seguros, tanto para o turista, quanto para os tubarões-baleia.
  • Participe de pesquisa sobre o tubarão-baleia. Você pode ser voluntário em projetos de pesquisa sobre o tubarão-baleia e coletar fotos de tubarões para fins de identificação ou para registrar dados sobre os movimentos e comportamentos dos tubarões.

Uma história profunda de colaboração

A TNC e a Disney têm uma longa história de colaboração, trabalhando juntas em iniciativas globais para causar um impacto positivo para o planeta. Nossos esforços conjuntos baseiam-se em um compromisso com um mundo no qual toda forma de vida pode prosperar.

undersea coral restoration
Coral Restoration First-of-its-kind habitat map guided reef restoration efforts in one of the Dominican Republic’s most vital marine areas © Paul A. Selvaggio

Boas notícias sobre a natureza

Receba nossas notícias, artigos e estudos.

Cadastre-se