Amazônia. Vista aérea de uma região de floresta preservada em São Félix do Xingu-PA. © Haroldo Palo Jr.

Apoiadores

Fundo Amazônia/BNDES - Virada Verde

Com o projeto Virada Verde, o Fundo Amazônia ajudou a TNC a promover uma economia mais sustentável das florestas da Amazônia.

Para proteger e conservar a Amazônia, revertendo a realidade ambiental de propriedades rurais em vários municípios considerados críticos, a The Nature Conservancy (TNC), em parceria com o Fundo Amazônia, criou o Projeto Virada Verde.

O Fundo Amazônia, administrado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tem por finalidade captar doações para investimentos em ações de conservação ambiental, buscando a prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, além de promover a conservação e o uso sustentável das florestas na Amazônia.

Com apoio financeiro do Fundo Amazônia, a The Nature Conservancy realizou atividades de mobilização de atores locais em mais de dez municípios dos estados do Pará e Mato Grosso, visando à adesão ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) e o monitoramento do desmatamento na região por meio de imagens de satélite.

Os municípios beneficiados com o projeto no Pará foram Bannach, Cumaru do Norte, Ourilândia do Norte, Tucumã e São Félix do Xingu. Já no Mato Grosso, os municípios contemplados com o projeto foram Campos de Julio, Cotriguaçu, Juruena, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Sapezal e Tapurah.