Artigos e Estudos

Mudanças climáticas e o efeito borboleta

Por Elizabeth Gray, Ex-Diretora Global de Clima da The Nature Conservancy

Lava derretida flui até o mar criando nuvens de vapor no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí
PARQUE NACIONAL DOS VULCÕES Lava derretida flui até o mar criando nuvens de vapor no Parque Nacional dos Vulcões do Havaí © National Park Service

Andei pensando bastante sobre o "efeito borboleta". Você pode estar familiarizado com o conceito, em que uma pequena mudança em um lugar, como uma borboleta batendo suas asas cria enormes e inesperadas mudanças em outros lugares, como um tornado a muitos quilômetros de distância. Como conservacionista com foco em mudanças climáticas, e também como uma pessoa preocupada com a saúde e a segurança da minha família, amigos e da comunidade em geral, eu considero a ideia de pequenas ações catalisando resultados imprevisíveisalgotanto inquietante quanto animador,à medida que o nosso planeta trata da tremenda tragédia e da lenta recuperação da COVID-19.

Quando veio o ano novo, eu certamente não esperava que uma feira de animais vivos levaria a uma pandemia global, que por sua vez levaria a uma rápida queda nas emissões quando o mundo adotou os lockdowns. Agora que,alguns meses depois,começamos a nos recuperar, encaro com surpresa e alegria a nossa resposta global. Líderes de todo o mundo começaram a propor que governos, empresas e comunidades façam uma "reconstrução para melhor". As pessoas estão clamando por uma mudança do paradigma de "apenas negócios" para a criação de modelos econômicos sustentáveis centralizados em energia de carbono neutro e sistemas de infraestrutura. Tenho esperança de que se incluirmos ações favoráveis ao clima neste exato momento em nossos esforços de reconstrução, criaremos um futuro que não apenas nos ajudará a sobreviver, mas também a prosperar.

As emissões relacionadas transporte representam uma ameaça de aquecimento global.
FUMAÇA SOBRE O PANORAMA DE LOS ANGELES As emissões relacionadas transporte representam uma ameaça de aquecimento global. © Creative Commons

Nós, cientistas,sabemos que temos aproximadamente uma década para ficarmos abaixo de um aumento de temperatura de 2°C. Esta urgência coincide com um esforço único em um século para a reconstrução de economias que representa uma oportunidade única de salvar nosso planeta.Sabemos que o progresso na redução das emissões continuará. Neste momento, temos a oportunidade de acelerar esse progresso.

Se reduzirmos as emissões de setores como energia, transporte e uso do solo, poderemos nos aproximar da neutralidade de carbono. Aimplantação de soluções naturais pode capturar mais 11 gigatons—o equivalente a eliminar a emissão de todos os carros de todo o mundo e mais todos os lares dos Estados Unidos. E melhor ainda, a conservação, restauração e a gestão melhorada das nossas florestas, campos e pântanos irá incentivar a inovação econômica,ao mesmo tempo em que estabiliza o clima—criando novos empregos, melhorando a saúde, promovendo a igualdade, melhorando os transportes e aumentando a independência energética. Cada um desses benefícios irá criar suas próprias consequências não intencionais, ampliando ainda mais o impacto na sociedade e acelerando ações relacionadas ao clima.

Os alunos do ensino médio Luke e Ernacoletam sementes de flores selvagens que serão usadas para plantio, como parte dos esforços de reflorestamento em Chiwaukee Prairie West.
COLETANDO SEMENTES Os alunos do ensino médio Luke e Ernacoletam sementes de flores selvagens que serão usadas para plantio, como parte dos esforços de reflorestamento em Chiwaukee Prairie West. © Stephanie Judge/TNC

Quote

A conservação, restauração e o melhor manejo das terras naturais trará inovação econômica ao mesmo tempo em que estabiliza o clima.

O ano de 2020 deveria ser um ano "excepcional" para oclima e a biodiversidade, mas a pandemia adiou conferências internacionais sobre ações ambientais até pelo menos 2021. E por tudo isso, é muito importante agirmos agora. Como todos os países determinando como suas economias serão retomadas,estamos em posição de advogar por ações de estímulo que coloquem a natureza e a energia renovável no centro dos esforços de recuperação, trazendo benefícios a todas as pessoas do planeta.

O futuro da natureza é o nosso futuro. O efeito borboleta garante que não sabemosa ramificação de todas as ações que tomamos. Mas embora não possamos prever o futuro, podemos pressupor que tudo que beneficiará o planeta também nos beneficiará.