Notícias

Água doce para a vida na Terra

Em 2023 acontece a primeira Conferência de Água da ONU em mais de 40 anos e líderes globais se reunirão em torno do tema.

Detalhe de água.
H20 Fresh water nurtures life. © Shutterstock / Fisher photostudio

O Reservatório Invísível

Conheça o estudo que analisou os benefícios da proteção de mananciais para São Paulo.

Saiba mais

Para as pessoas e a Natureza, água é vida.

Contudo, os sistemas de água doce do planeta estão se extinguindo. Em todo o mundo, as populações de espécies monitoradas que vivem em água doce reduziram em média 83% desde 1970. Já perdemos 64% das terras úmidas do planeta desde 1900, e apenas 37% dos rios mais longos permanecem desimpedidos e fluindo livremente.

Seja por secas ou inundações, a mudança climática geralmente se expressa de forma mais visível por meio da água, e esses impactos só deverão aumentar nos próximos anos.

A boa notícia é que o investimento na natureza representa um caminho claro para a proteção e restauração dos sistemas de água doce dos quais a natureza e as pessoas dependem.

Tendo a água no centro das crises climática e de biodiversidade, proteger a água doce do mundo, seus rios, pântanos, aquíferos e ecossistemas, é essencial para nossas metas para 2030.

A urgência para proteger a água

  • Icon of a great blue heron in a marsh.

    1/3

    O mundo já perdeu quase um terço de seus ecossistemas de água doce desde 1970.

  • Icon of a fish blowing bubbles in water.

    83%

    As espécies monitoradas que vivem em água doce diminuíram em média 83% desde 1970.

  • Icon of a river flowing through trees.

    1M

    A meta da TNC é preservar 1 milhão de quilômetros dos rios do mundo até 2030.

  • Icon of cattails in a marsh.

    30M

    A TNC também almeja conservar 30 milhões de hectares de lagos e terras úmidas até 2030.

A água no cenário mundial

Este mês a água doce está no topo da agenda global, uma vez que as Nações Unidas realizam sua primeira Conferência de Água em mais de 40 anos.

Entre os dias 22 e 24 de março, líderes de todo o mundo estarão reunidos em Nova Iorque para a Conferência da ONU sobre a Água – formalmente conhecida como Conferência de 2023 para a Revisão Integral de Meio Termo da Implementação da Década das Nações Unidas para Ação sobre Água e Saneamento (2018-2028).

Split view above and under water showing salmon in a Montana river
ÁGUA E BIODIVERSIDADE Salmão no Rio Clearwater, nos Estados Unidos. © Steven Gnam

ÁGUA E BIODIVERSIDADE

Por que a Conferência de Água da ONU é Importante?

Nos mais de 40 anos desde a última conferência da água da ONU, a crise global da água sofreu uma aceleração significativa e a necessidade de uma ação global tornou-se mais urgente do que nunca.

A Conferência de Água da ONU de 2023 ocorre logo após a COP27 (conferência da ONU sobre as mudanças climáticas) e a COP15 (conferência da ONU sobre diversidade biológica), ambas com importante progresso nas questões da água. Líderes de todo o mundo tentarão aproveitar este momento para dar o tom da ação global para a água de agora até 2030 e além.

Close-up of water flowing over the crest of Niagara Falls in New York.
ÁGUA EM MOVIMENTO Queda das Cataratas do Niagara, nos Estados Unidos. © Kyle Lowry/Concurso de Fotos TNC 2022

Por que a TNC está na Conferência da Água da ONU?

A TNC está empenhada em aumentar o papel da natureza no combate aos diferentes desafios que os países de todo o mundo estão enfrentando com relação à água.  Somos estimulados pelo progresso alcançado na COP27 e COP15, mas sabemos que há muito mais a fazer. A TNC está pronta para ajudar os países de todo o mundo a concretizar suas metas ousadas.

A man stands in a river, backlit by the sun, water droplets splashing all around him.
ÁGUA PARA A HUMANIDADE Os rios em todo mundo são essenciais para a nossa vida. © Ciril Jazbec

De que modo a TNC está empenhando esforços pela água doce?

Além de defender a natureza como um caminho importante para enfrentar a crise global da água, a TNC está intensificando seu compromisso com a conservação da água doce no mundo inteiro. Até 2030, a TNC pretende preservar 1 milhão de quilômetros de rios e 30 milhões de hectares de lagos e áreas alagadas, beneficiando dezenas de milhões de pessoas. Para cumprir este compromisso, investiremos US$ 250 milhões ao longo dos próximos sete anos em parcerias com os setores público e privado por meio de projetos em todo o mundo.

Programação da TNC Brasil na Conferência de Água da ONU

Confira a agenda

  • 21 de Março (terça-feira)

    08:00-10:00 (Horário de NY)
    09:00-11:00 (Horário de Brasília)

    Evento online em português e inglês

    Samuel Barrêto, , Líder de Sistemas de Água e Agricultura da TNC Brasil, participa de evento online promovido em parceria pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) e pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), que irá abordar as oportunidades e desafios das Soluções baseadas na Natureza para a resiliência hídrica, a partir da perspectiva do setor empresarial.

  • 21 de Março (terça-feira)

    2:00-3:30 pm (Horário de NY) 15:00-16:30 (Horário de Brasília)

    Evento online. Inscreva-se.

    A TNC Brasil, em parceria com o Pacto Global da ONU Brasil e a Water Resilience Coalition (WRC), promove um painel para apresentar o case do Fundo de Água de São Paulo, iniciativa que estimula a discussão setorial de temas específicos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6 (Água potável e saneamento), 13 (Ação contra a mudança global do clima) e 14 (Vida na água), proporcionando conhecimento de boas práticas, conexões e proposição de ações coletivas.

    Participantes:

    Samuel Barrêto, Líder de Sistemas de Água e Agricultura da TNC Brasil

    Carlo Pereira, Diretor Executivo da Rede Brasil do Pacto Global

    Rubens Filho, Head de Água da Rede Brasil do Pacto Global

    Mariana Appel, Gerente de Sustentabilidade da Ambev América Latina

  • 23 de Março (quinta-feira)

    2:00-3:15 pm (Horário de NY) 15:00-16:15 (Horário de Brasília)

    Nature Hub. Inscreva-se.

    A TNC Brasil vai apresentar, no Nature Hub, um estudo inédito sobre os impactos ambientais e econômicos da restauração florestal e outras Soluções baseadas em Natureza (SbN) na disponibilidade hídrica de um dos maiores sistemas de abastecimento do Brasil. A apresentação será feita pelo especialista em Políticas Públicas para Água da TNC Brasil, Claudio Klemz, e abrirá espaço para perguntas e debates.

    Apresentação:

    Claudio Klemz,  Especialista em Políticas Públicas para Água da TNC Brasil

  • 24 de Março (sexta-feira)

    2:00-6:30 pm (Horário de NY) 15:00-19:30 (Horário de Brasília)

    Sede da ONU. Inscreva-se.

    O Líder de Sistemas de Água e Agricultura da TNC Brasil, Samuel Barrêto, participa como palestrante do painel que tem por objetivo fomentar, entre os líderes empresariais, a aceleração de ações inovadoras de curto prazo e transições de sistemas a longo prazo, que são necessárias para mitigar e se adaptar às mudanças climáticas.

Protegendo nossa água, toda gota nos conecta Desde rios, lagos e nascentes sob nossos pés, a água conecta toda a vida no planeta. Os habitats de água doce são menos de 1% da superfície terrestre, e ainda assim são alguns dos mais diversos do mundo.

Saiba mais sobre o compromisso da TNC com a conservação da água

O compromisso da TNC com a preservação da água doce vem desde nossos primeiros dias como organização. Na verdade, nosso primeiro projeto de conservação foi a criação da Mianus Gorge Preserve, no estado de Nova Iorque, que ajuda a proteger o Rio Mianus e agora se estende por mais de 360 hectares. Atualmente, nosso portfólio de água doce tem mais de 450 projetos e está praticamente em todas as regiões do mundo.