Notícias

O Brasil como protagonista do nosso futuro no planeta

A TNC parabeniza o Presidente Luiz Inácio e se compromete a continuar colaborando para um futuro mais justo e equitativo para todo o povo brasileiro.

Vista aérea de região de florestas nativas na Amazônia.
ARARAS NO CERRADO Duas araras-canindé sobrevoando uma paisagem seca no Cerrado brasileiro. © Christian Spencer/Concurso de Fotos TNC 2022

Na TNC temos uma visão clara de um futuro sustentável baseado na colaboração e na ambição voltadas à transição para um mundo em que pessoas e natureza possam prosperar.

Essa aspiração está fundamentada no fato de que as agendas do clima e da biodiversidade são fundamentais para o desenvolvimento econômico dos países. A demanda por mudança nos padrões de produção e consumo representa uma grande oportunidade para o Brasil.

Não apenas o país tem um importante papel na agenda ambiental global, como o seu futuro está diretamente ligado à conservação ambiental do seu capital natural e da herança cultural dos seus povos originários. Há uma propensão para aumentar os investimentos e ampliar o acesso aos mercados internacionais se a Amazônia, o Cerrado e a Mata Atlântica e outros importantes biomas forem protegidos, pois a natureza é a base da geração de riqueza.

Por isso é um sinal positivo e de esperança para o Brasil, e para o mundo, ouvir o novo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, dizer em seu primeiro discurso que “o Brasil e o planeta precisam de uma Amazônia viva” e que, portanto, seu governo “lutará pelo desmatamento zero na Amazônia”. Sabemos que esta não é e não será uma tarefa fácil.  Requer uma colaboração radical e um processo participativo na construção de políticas públicas pela sociedade, empresas, setor financeiro e outras instâncias governamentais. Nesse esforço, o próximo governo acerta ao fortalecer o protagonismo dos povos indígenas e demais comunidades tradicionais na gestão de suas terras e ao fomentar a agenda da sociobioeconomia.

Por ter a maior biodiversidade do planeta, o Brasil tem um papel de liderança em ações de conservação da natureza e formas inovadoras e sustentáveis de uso da terra que podem contribuir para o seu papel fundamental no Acordo de Paris, bem como no apoio à implementação do Marco Global de Biodiversidade Pós-2020, da Convenção sobre Diversidade Biológica da ONU.

Seguindo nossa visão e valores, comprometidos com o diálogo aberto e inclusivo, alto nível de transparência e ciência aplicada, a TNC parabeniza o Presidente Luiz Inácio e se compromete a continuar a fornecer subsídios técnicos e científicos, colaborando para desenvolver, implementar, disseminar e mensurar as soluções necessárias ao Brasil, criando um futuro mais justo e equitativo para todo o povo brasileiro.

Juntos, encontramos um caminho.