Mulheres indígenas pintando o rosto.
Menires Mulheres Xikrin se pintando próximo a aldeia Pot-krô, na Terra Indígena Trincheira-Bacajá, no sul do Pará. © Kevin Arnold

Notícias

TNC lança Guia de Direitos Humanos

O documento foi produzido com apoio de representantes de povos indígenas de vários lugares do mundo.

Guia de Direitos Humanos da TNC

Veja o documento com orientações para o trabalho com indígenas e comunidades tradicionais.

Acesse o guia

A The Nature Conservancy (TNC) trabalha por um mundo no qual a diversidade da vida prospere, e pessoas trabalhem para conservar a natureza para seu próprio benefício e para atender as necessidades de todos. Somos guiados pela ideia de que o bem-estar de todas as pessoas depende de ecossistemas saudáveis, e que a saúde desses ecossistemas depende do bem-estar daqueles que tem protegido a natureza por gerações.

Hoje, Povos Indígenas e comunidades tradicionais administram cerca de 25% das terras do mundo, 17% do carbono florestal e vastas áreas de rios e águas.

A cultura de muitos dos Povos Indígenas e comunidades tradicionais está profundamente ligada ao conhecimento ecológico, com uma profunda conexão com seus territórios e sólidos compromissos para proteger as terras e águas. Evidências mostram que parcerias lideradas por povos tradicionais costumam demonstrar resultados melhores mais duradouros. Apoiar a liderança dessas comunidades é, portanto, uma das maneiras mais impactantes de proteger áreas prioritárias, combater às mudanças climáticas e construir um futuro no qual as pessoas e a natureza prosperem.

Porém, em todo o mundo, os Povos Indígenas e comunidades tradicionais vêm sendo marginalizados e excluídos de espaços de decisão que afetam diretamente seus territórios, culturas, modos de vida e bem-estar. Seus relacionamentos com suas terras, águas e recursos naturais muitas vezes são desrespeitados e subjugados por outros atores, incluindo organizações de conservação. Comunidades, em especial mulheres indígenas, suportaram os custos (recebendo poucos benefícios) de esforços de conservação que ignoram seu conhecimento tradicional, perspectivas, liderança e direitos.

Quote

A TNC trabalha com Povos Indígenas e comunidades tradicionais em 24 países, com muitos exemplos de sucesso de abordagens baseadas na proteção de direitos em parcerias de longo prazo para conservação.

Há 30 anos, quase não se ouvia falar sobre os direitos inerentes aos Povos Indígenas. Em 2007, esses direitos foram afirmados por 144 nações na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

A TNC é comprometida com uma abordagem de conservação baseada nos direitos humanos. Este compromisso se reflete em nossa visão, valores e Código de Conduta.  Reconhecemos especialmente a importância do consentimento livre, prévio e informado das comunidades. Respeitar e promover os direitos humanos de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais é uma obrigação moral e uma condição para a conservação da natureza e o bem-estar humano. Por meio da conservação colaborativa apoiamos o trabalho das comunidades para proteger suas culturas, formas de vida e relação com seus territórios, garantindo um futuro no qual a natureza e as pessoas prosperem juntas.
 
A TNC trabalha com Povos Indígenas e comunidades tradicionais em 24 países, com muitos exemplos de sucesso de abordagens baseadas na proteção de direitos em parcerias de longo prazo para conservação. Para aplicar essa abordagem de forma mais consistente em todos os programas e regiões, a TNC desenvolveu o Guia de Direitos Humanos para Trabalhar com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais. Conheça o guia e saiba mais informações no site oficial da publicação