Notícias

As mulheres na transformação do mundo

Mulheres da TNC Brasil publicam livro sobre suas vivências, refletindo sobre como construir caminhos para um mundo mais igualitário.

Mulher caminhando na trilha principal em Lower Table Rock, Oregon. A The Nature Conservancy comprou terras em Lower Table Rock há mais de trinta anos, criando nossa primeira reserva no Rogue Valley. A
Caminhando Mulher caminhando na trilha principal em Lower Table Rock, Oregon. © Ben Herndon

Durante o último ano, já em um processo de redução do distanciamento físico e social provocado pela pandemia, as mulheres da TNC Brasil, animadas pelo Women in Nature (L-WIN), grupo local de apoio aos funcionários pela igualdade e equidade de gênero, iniciaram um processo de escrita coletiva, que resultou no livro "as mulheres na transformação do mundo: o tempo, o cuidar e o autocuidado". A proposta ancorou-se em uma provocação por partilhar como as mulheres que trabalham nas mais diferentes atividades da restauração e conservação ambiental vivenciam o trabalho, a casa, o tempo e as subjetividades. Aqui é importante destacar que a maioria destas trabalhadoras estão em regime de home office, assim, o trabalho enquanto dimensão socializadora confunde-se com outras práticas do trabalho doméstico.

O convite às mulheres foi amplo, com a intenção de publicar todos os textos recebidos, sem qualquer delimitação quanto a gênero textual e literário ou temáticas. Os textos recebidos com muita expectativa pela comissão organizadora se traduzem nesta coletânea de textos corajosos, sensíveis e plurais que agora compartilhamos. A escrita é sempre um desafio para as mulheres. Em alguns períodos a produção escrita das mulheres vinculava-se a produção do doméstico e do cuidado, a partir do registro do cotidiano da casa, da escrita de cartas para manter contatos familiares, das listas de compras e dos diários. Uma escrita mediada pelas estruturas que organizavam a maior parte do tempo da vida das mulheres.

Apropriar-se da escrita, exercitá-la, contar histórias reais e imaginadas, narrar o cotidiano e o desconforto foi o desafio proposto e enfrentado pelas mulheres que trabalham e constroem a The Nature Conservancy Brasil.

“Os textos caminham por tempos, memórias, por anseios e desejos. Falam de motivações, de preocupações e de arrojamento. Compreendemos que, nesta iniciativa coletiva, exercitamos todas a escrita e, através dela, a construção de uma narrativa de nossa experiência. Vemo-nos umas às outras em cada texto –é uma pluralidade que nos contém a todas. Diz-se que nós, mulheres, somos como águas: crescemos quando nos juntamos. É assim que vemos esta publicação, como um exercício de escrevivência que permite ver o quanto crescemos", afirmam Monica Vilaça, Rafaela Carvalho e Milena Ribeiro, organizadoras da publicação, na apresentação do livro.

Quote

Temos, em nossa caminhada, o objetivo de construir um futuro de direitos, igualdade, equidade e partilha; para tanto, é necessário aprender com as mulheres.

Esperamos que este livro fortaleça entre nós outras dimensões do nosso fazer além do trabalho. Compreendendo que o trabalho é espaço de socialização, de formação e aprendizados contínuos. Em nossas práticas de restauração assumimos o desafio de narrar o mundo de outraforma, de uma forma em que toda a vida é preciosa e precisa ser preservada. Esta narrativa se apoia num desejo de que possamos desconstruir, construir de novo e seguir imaginando novos caminhos que transformem o mundo para todes nós.