Notícias

A inseparável relação entre conservação ambiental e direitos humanos

Nota de pesar pela morte de Dom Philips e Bruno Pereira.

imagem preta com texto branco escrito "nota de pesar"
NOTA DE PESAR Pela morte de Bruno Pereira e Dom Phillips. © TNC Brasil

Recebemos com tristeza e indignação a notícia da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, ambos reconhecidos pelo trabalho na defesa da conservação da Amazônia e dos povos indígenas e comunidades tradicionais que ali habitam. Expressamos nosso pesar e solidariedade aos familiares neste difícil momento.

Infelizmente, Bruno e Dom são os mais recentes integrantes de uma dolorosa lista em que já constam Dorothy Stang, Chico Mendes, José Gomes, conhecido como “Zé do Lago”, Paulo Paulino Guajajara, entre tantos outros.

Na The Nature Conservancy (TNC) temos como missão criar um mundo em que as pessoas e a natureza prosperem juntas. Para que isso ocorra, é fundamental respeitar e apoiar os direitos humanos das comunidades, para que elas tenham voz ativa e escolha nas decisões e ações que afetam suas terras, águas, meios de subsistência e cultura. Desta forma, atos de violência, como estes, ameaçam a conservação dos ecossistemas, afetam as comunidades e intensificam o risco de vida entre os mais vulneráveis.

Por prezarmos pelo diálogo, entendemos o importante papel da livre imprensa e dos defensores da equidade, especialmente em torno de grupos sub-representados, na construção de uma sociedade democrática, crítica e com diversidade de pensamento. A construção de um futuro melhor passa por estas pessoas, assim como pela garantia da segurança e da justiça para todos.