Agricultura

Guia de Conduta Ambiental

Orientando mecanismos financeiros para o uso eficiente da terra.

PRODUÇÃO E CONSERVAÇÃO Área de Preservação Permanente próximio a margem de rio em propriedade rural de Lucas do Rio Verde-MT. © Rui Rezende

Os Guias de Conduta Ambiental da The Nature Conservancy (TNC) têm por objetivo criar e padronizar critérios para que credores e investidores de diferentes cadeias de valor possam criar ou adaptar seus mecanismos financeiros para uma abordagem livre de desmatamento (DCF), com ferramentas de suporte à tomada de decisão.

É necessário otimizar o uso do solo no Brasil e incentivos financeiros são chave deste processo. No Cerrado, por exemplo, a área de pastagem apta para o plantio de soja (18.5Mha) é suficiente para suprir mais de duas vezes a expansão prevista pela CONAB até 2030 (7.3Mha). Ao mesmo tempo, a realidade da atividade pecuária é representada por uma baixa produtividade (média nacional até 1 animal / hectare) porém com potencial significativo para intensificação. Combinar a intensificação sustentável da pecuária, que gera aumento de rentabilidade e libera áreas devido ao aumento de produtividade, com a expansão do cultivo de soja em áreas abertas, é elemento estratégico para alcançar cadeias de valor livres de desmatamento.

O crédito agrícola tem influência direta na disposição do uso do solo brasileiro e pode ser decisivo na implementação de uma produção livre de desmatamento no Brasil, especialmente na intensificação da pecuária e na expansão da produção de soja – que hoje são os principais drivers de desmatamento no país. Consultamos diferentes atores da cadeia de produção de soja e pecuária para propor Guias que possam atender às mais diversas necessidades do mercado, com as ferramentas necessárias para auxiliar a tomada de decisão.

Quote

Combinar a intensificação sustentável da pecuária com a expansão do cultivo de soja em áreas abertas é estratégico para alcançar cadeias de valor livres de desmatamento.

Os Guias de Conduta Ambiental trazem critérios essenciais e adicionais que auxiliam na formatação de  novos mecanismos financeiros que adotem uma abordagem produtiva sustentável. A possibilidade de incorporar critérios adicionais de diferentes maneiras dá a credores e investidores tanto a possibilidade de criar uma gama variada de produtos como de oferecer benefícios adicionais a produtores que atendam a critérios adicionais. A produção dos Guias envolveu diferentes atores das cadeias de produção de soja e pecuária para chegar à um resultado que possa atender às mais diversas necessidades do mercado. Assim, financiadores podem padronizar as exigências para oferta de linhas de crédito sustentável para produtores rurais, ajudando a garantir que a produção financiada seja desenvolvida de forma mais sustentável. Além disso, produtores podem contar com a harmonização de demandas por parte de vários provedores de capital.

Acesse o guia interativo da Soja e da Pecuária, onde poderá encontrar as respectivas ferramentas de suporte à tomada de decisão, como calculadoras de carbono e áreas em que os recursos podem ser aplicados.