Paulo Santana, especialista em restauração da TNC em meio a uma plantação de soja em Lucas do Rio Verde, no Oeste da Bahia.
Plantação de Soja Paulo Santana, especialista em restauração da TNC em meio a uma plantação de soja em Lucas do Rio Verde, no Oeste da Bahia. © Erik Lopes

Agricultura

Guia de Conduta Ambiental

De acordo com estimativas oficiais da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a área necessária de plantio de soja no Cerrado para atender a demanda mundial em 2030, é de pouco mais de 7 milhões de hectares. No Brasil, é no Cerrado onde se situa a principal fronteira agrícola do país. Somente neste bioma, são 62 milhões de hectares de pastagens, dos quais cerca de 18 milhões apresentam aptidão para a soja e aproximadamente 7 milhões são pastagens degradadas aptas para o plantio. Território suficiente para direcionar a expansão da soja e atender a demanda sem derrubar nenhuma árvore.

Historicamente o crédito agrícola tem influência direta na disposição do uso do solo brasileiro e pode ser decisivo na implementação de uma produção sustentável, especialmente na expansão da produção de soja noCerrado. Estima-seque cerca de 51 bilhões de reais serão necessários para financiar esta expansão prevista pela CONAB.

O Guia de Conduta Ambiental é uma plataforma para auxiliar na tomada de decisão para o financiamento de produção de soja livre de desmatamento. A ferramenta harmoniza critérios que possam servir como base para instrumentos de financiamento e investimento em produção agrícola. Assim, financiadores podem padronizar as exigências para oferta de linhas de crédito verde para produtores rurais, ajudando a garantir que a produção financiada seja desenvolvida de forma mais sustentável.

A produção do Guia envolveu diferentes atores da cadeia de produção de soja para chegar à um resultado que possa atender às mais diversas necessidades do mercado. 

Acesse o Guia de Conduta Ambiental