Ir para o conteúdo
Agroflorestas possibilitam alavancar a restauração florestal em áreas degradas, aumentando a produção de alimentos e gerando renda para produtores rurais.
Cacau Floresta Deniston Dutra e seu filho, Matheus, trabalhando na propriedade rural da família em São Félix do Xingu-PA. © Kevin Arnold

Nossas Iniciativas

Cacau Floresta

A produção de cacau, por ser uma espécie de alto valor comercial, é uma alternativa ao produtor para que ele possa aumentar sua renda de forma sustentável. A iniciativa teve início em 2012, no município de São Félix do Xingú, no sudeste do Pará, com o projeto Cacau Mais Sustentável, e tem como objetivo escalar essa solução para outros municípios no Pará e estados do Brasil.

Trabalhamos em parceria com empresas privadas e associações locais, incentivamos pequenos produtores rurais e pecuaristas a recuperarem áreas desmatadas ou improdutivas com o plantio de cacau e outras espécies florestais, fomentando assim uma agricultura familiar de baixo carbono. Transformar áreas degradadas e com desmatamento em agroflorestas, por meio do plantio de cacau e de outras espécies de alto valor econômico é o nosso objetivo. Hoje o Brasil é o sexto maior produtor de cacau do mundo, mas ainda não consegue atender sua demanda interna. Além de ser um meio de evitar o desmatamento, o plantio de cacau favorece a economia local, regional e nacional.

Cacau Floresta Trabalhando com pequenos agricultores para proteger a Amazônia

Conseguimos vencer o desafio de mostrar que é possível recuperar áreas degradadas, expandindo a oferta de cacau para o Brasil e para o mundo, produzindo por meio de sistemas agroflorestais.

Vice-Coordenador de Restauração - TNC Brasil