Deniston Mariano Dutra and his son Matheus remove cacao seeds from their pods on their São Félix do Xingu ranch, Brazil. The Nature Conservancy innovation is enabling compliance with Brazil’s progressive Forest Code, while increasing economic opportunity. We are working with indigenous peoples to integrate traditional knowledge with modern approaches to landscape planning in order to enable greater leadership in deciding how their traditional territories will be managed and to have a stronger voice in policy decisions.
Cacau Floresta Deniston Dutra e seu filho, Matheus, trabalhando na propriedade rural da família em São Félix do Xingu-PA. © Kevin Arnold

Nossas Iniciativas

Cacau Floresta

A produção de cacau, por ser uma espécie de alto valor comercial, é uma alternativa ao produtor para que ele possa aumentar sua renda de forma sustentável. A iniciativa teve início em 2012, no município de São Félix do Xingú, no sudeste do Pará, com o projeto Cacau Mais Sustentável, e tem como objetivo escalar essa solução para outros municípios no Pará e estados do Brasil.

Trabalhamos em parceria com empresas privadas e associações locais, incentivamos pequenos produtores rurais e pecuaristas a recuperarem áreas desmatadas ou improdutivas com o plantio de cacau e outras espécies florestais, fomentando assim uma agricultura familiar de baixo carbono. Transformar áreas degradadas e com desmatamento em agroflorestas, por meio do plantio de cacau e de outras espécies de alto valor econômico é o nosso objetivo. Hoje o Brasil é o sexto maior produtor de cacau do mundo, mas ainda não consegue atender sua demanda interna. Além de ser um meio de evitar o desmatamento, o plantio de cacau favorece a economia local, regional e nacional.

Cacau Floresta Trabalhando com pequenos agricultores para proteger a Amazônia

Conseguimos vencer o desafio de mostrar que é possível recuperar áreas degradadas, expandindo a oferta de cacau para o Brasil e para o mundo, produzindo por meio de sistemas agroflorestais.

Vice-Coordenador de Restauração - TNC Brasil