Cacau Floresta Deniston Dutra e seu filho, Matheus, trabalhando na propriedade rural da família em São Félix do Xingu-PA. © Kevin Arnold

Nossas Iniciativas

Cacau Floresta

A produção de cacau, por ser uma espécie de alto valor comercial, é uma alternativa ao produtor para que ele possa aumentar sua renda de forma sustentável, recuperando áreas degradadas de sua propriedade produzindo com sistemas agroflorestais. A iniciativa teve início em 2012, no município de São Félix do Xingu, no sudeste do Pará, com o projeto Cacau Mais Sustentável. Hoje o trabalho já beneficia 310 agricultores familiares, com cerca de 1.000 hectares de plantio de cacau em sistemas agroflorestais implantados.

Trabalhamos em parceria com empresas privadas e associações locais, incentivamos pequenos produtores rurais e pecuaristas a recuperarem áreas desmatadas ou improdutivas com o plantio de cacau e outras espécies florestais, fomentando assim uma agricultura familiar de baixo carbono. A iniciativa já consolidou uma plataforma que reúne todos os atores da cadeia, desde o campo até a fábrica de chocolate, com o objetivo de dar escala ao modelo de produção para ajudar o Brasil a atender a sua demanda interna de produção de cacau enquanto fortalece a restauração florestal. Além de ser um meio de evitar o desmatamento, o plantio de cacau favorece a economia local, regional e nacional e fortalece a renda de agricultores familiares.

Cacau Floresta Trabalhando com pequenos agricultores para proteger a Amazônia

Quote: Rodrigo Freire

Conseguimos vencer o desafio de mostrar que é possível recuperar áreas degradadas, expandindo a oferta de cacau para o Brasil e para o mundo, produzindo por meio de sistemas agroflorestais.

Vice-Coordenador de Restauração - TNC Brasil
Plantaç
Cacau Floresta Há 10 anos restaurando áreas degradas junto a pequenos produtores do Pará © Kevin Arnold
Plantaç